editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Participe!

Publicado em 18 de julho de 2018 às 21:18h

Anote aí: Feira da Agricultura Familiar, sexta (27), na praça da Bíblia

por Foco no Poder

O cultivo da terra tendo como mão de obra, em sua maioria, pessoas do mesmo núcleo familiar é uma das importantes fontes de renda no  Território Extremo Sul, por isso, a Secretaria Municipal de Agricultura, coordenada por Dori Neves, promoverá, de 22 a 27 de julho, a Semana da Agricultura Familiar, cujo tema é bastante pertinente: Desenvolvimento em tempos de Crise.

O objetivo da Semana é incentivar e divulgar a agricultura do Município, além de expor os produtos produzidos pelo campo e conscientizar sobre a importância do trabalho realizado pela agricultura familiar. A programação homenagem aos produtores, debates, discussões e levantamento de propostas para efetivação das Políticas Públicas no município.

Mas, o ponto alto é a Feira da Agricultura Familiar, que fechará a Semana, na sexta-feira, dia 27 de julho, das 8h às 15h, na praça da Bíblia, Centro. Segundo o secretário de Agricultura, Dori, “é uma feira natural, dos pequenos produtores da agricultura familiar de Teixeira de Freitas. É uma feira em que o os produtores estarão ali, na praça da Bíblia, vendendo pro consumidor final, sem a figura do intermediário e do feirante propriamente dito”.

A feira será na praça de alimentação do local, com cerca de 80 barracas padronizadas, das quais a Secretaria de Agricultura é fiel depositária. Dori destaca que apenas produtores do município estarão atuando na feira.

Embora tenha citado com entusiasmo todas as demais atrações da Semana, como palestras, treinamentos, implantação de um maniveiro – projeto ligado ao desenvolvimento da mandiocultura no Território Extremo Sul – que será na comunidade São Sebastião, o seminário de Desenvolvimento Sustentável, dentre outras, Dori demonstrou sua preocupação com a feira, porque “ é muito interessante que eles tragam os produtos, mas que vendam, estou fazendo tudo pra que a dona de casa vá à feira”.

O desejo de Dori é que os produtores, que estarão vendendo ao consumidor, diretamente, sintam-se valorizados. Segundo ele, é importante que a população prestigie, pelo que a agricultura familiar representa em si, tudo que está em torno do assunto, como a manutenção do homem do campo, o produto ser do nosso município, ser com pouco ou nenhum defensivo agrícola. Dori esclarece que não é possível afirmar serem 100% orgânicos porque na cidade não existe uma certificadora.

Confira a programação completa:

22 de julho (Domingo)
Abertura da Semana da Agricultura Familiar com Culto Ecumênico, a partir das 9h.
Local: Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Avenida Pres. Getúlio Vargas, 5390.

23 de julho (Segunda-feira)
Palestra com as comunidades rurais sobre a Agricultura Familiar, a partir das 13h30.
Local: Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

24 de julho (Terça-feira)
Prosseguimento com palestra com as comunidades rurais sobre a Agricultura Familiar, a partir das 13h30.
Local: Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

26 de julho (Quinta-feira)
Realização do 1° Fórum de Desenvolvimento Rural Sustentável
Local: Câmara de Vereadores, 8h as 12h – 13h30 as 17h.

27 de julho (Sexta-feira)
Feira da Agricultura Familiar
Local: Praça da Bíblia, 8h as 15h

 

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.