editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Sebrae

Publicado em 3 de abril de 2019 às 08:00h

Atores de Desenvolvimento do Extremo Sul participam de encontro realizado pelo Sebrae

por Redação
 
Ação faz parte do programa Cidade Empreendedora, que tem quatro eixos de trabalho voltados para o desenvolvimento local
Oito municípios do Extremo Sul da Bahia participaram do Primeiro Encontro de Atores de Desenvolvimento, realizado pelo Sebrae nos dias 1º e 2 de abril em Teixeira de Freitas. O objetivo é capacitar secretários das pastas e agentes de desenvolvimento regionais, cumprindo um dos eixos de trabalho do programa Cidade Empreendedora.
Estiveram presentes representantes de Nova Viçosa, Mucuri, Prado, Teixeira de Freitas, Itanhém, Medeiros Neto, Itamaraju e Porto Seguro. Os municípios que não têm pasta de desenvolvimento específico participaram com secretários de Turismo e Agricultura, entendendo que essas áreas também fazem parte da proposta.
Segundo o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, o objetivo é criar uma rede de atores que conecte a outras redes da Bahia, já que o trabalho é realizado em todo o estado.
“A criação da rede tem como proposta trabalhar questões comuns de dificuldades ou potencialidades dos municípios. O Extremo Sul tem grande potencial no leite, na agricultura e no turismo, por exemplo, podendo trabalhar tudo isso de forma conjunta. A logística ainda é uma dificuldade nossa e podemos pensar em melhorias, apesar do voo para Teixeira ter ajudado bastante neste ponto específico”, ressalta Alex.
Para acompanhar esse primeiro encontro no Extremo Sul, o Sebrae Bahia enviou a analista da Unidade de Ambiente de Negócios, Carla Kuehn. “Estamos iniciando esse processo em todas as dez unidades regionais do Sebrae Bahia, desenvolvendo essa rede de atores que envolve os secretários e os agentes de desenvolvimento. Queremos identificar os problemas locais e criar um plano de ação para conseguir uma melhoria do ambiente de negócios da região. É essencial ressaltar que o objetivo é que essa melhoria seja regional, não apenas em uma cidade, por isso os diferentes municípios estão aqui representados”, explica Carla.
Alex Brito aponta que o processo é acompanhado também por um consultor do Sebrae, que facilita os momentos com os atores de desenvolvimento. Os municípios de Mucuri, Nova Viçosa e Prado receberam o programa Cidade Empreendedora no ano passado. Teixeira, Eunápolis e Porto Seguro terão um momento mais estratégico do programa, de análise e revisão do que foi implementado. Este ano haverá ainda o início de forma sistematizada em Medeiros Neto, Itanhém e Alcobaça.
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK

Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.