editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Educação

Publicado em 12 de abril de 2017 às 17:33h

Aula Magna do Curso de Residência Médica da UFSB reúne autoridades na Câmara

A aula foi ministrada pelo professor e doutor Luiz Henrique.
por Katia Armini

Fotos: Paulo Fotógrafo

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) realizou na noite de terça-feira (11) a Aula Magna do Curso de Residência Médica. O evento aconteceu por volta das 19 horas, no plenário Francistônio Pinto, na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas/BA. A instituição que, em seu nascimento, tomou para si o desafio de implantar um novo modelo de ensino universitário no Estado, caminhou para mais uma etapa desse percurso.

Entre as autoridades presentes, estavam o prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito; o secretário de Educação, Hermon Freitas; o secretário de Saúde, José Archangelo Depizol; o professor e vereador Valci Vieira; a coordenadora estadual de transplantes, Rita de Cassia Martins Pinto Pedrosa; dr.ª Márcia Moraes, professora da UFSB; dr. Evan Barreto, supervisor do Programa Mais Médicos; e dr.ª Simone Teixeira, coordenadora da residência médica da universidade.

Foi um evento com discursos leves: o prefeito exaltou as características da cidade e a sua disposição em priorizar a saúde e educação; o secretário de Educação dissertou sobre a importância daqueles que exercem função de liderança serem boas referências, principalmente, no campo da educação; o da Saúde, por sua vez, ressaltou a importância do profissionalismo. Já a palavra japonesa “Sensei” (professor e mestre), no pronunciamento do professor e vereador Valci Vieira, pareceu poesia.

A aula foi ministrada pelo professor e doutor Luiz Henrique, que falou sobre o projeto da residência médica e leishmaniose – uma doença infecciosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. É transmitida pelo mosquito-palha e é a segunda doença parasita que mais mata no mundo –, despertando o olhar da comunidade para este problema.

Para quem quer estudar na UFSB é importante saber que os alunos são, geralmente, selecionados por nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O projeto da UFSB foi concebido com base nos colégios de aplicação que integram o conceito de Universidade Popular, desenvolvido pelo educador baiano Anísio Teixeira (1900-1971).

O projeto também é inspirado no conceito de geografia nova, ao considerar aspectos como a diversidade étnica e social para a criação dos modelos econômicos, educacionais, dentre outros. Este conceito foi criado por outro intelectual baiano, Milton Santos (1926-2001), que revolucionou o ensino da geografia ao apresentar questões que atualizaram debates no campo da disciplina.

Veja as fotos:

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP

Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.