editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Sessão ordinária

Publicado em 3 de abril de 2019 às 19:40h

Câmara Municipal realiza reunião ordinária e conta com presença do grupo “Pais e Amigos do autismo”

por Vanessa Silva

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas na manhã desta quarta-feira (03), vereadores apresentaram projetos e indicações para melhorias para a cidade, como também abordou assuntos, como, petição de licenciamento da BA-290, conscientização do autismo e novas estruturas organizacionais para a casa legislativa.

A reunião plenária também contou com a participação do grupo “Pais e Amigos do autismo”, que apresentaram faixas de reinvidicações à Reforma Psíquica.

O Vereador professor Valcir, iniciou sua fala fazendo um convite para a audiência pública, que apresentará o projeto “Cidade Limpa” que abordará formas educativas de promover essa consciência na cidade. “Quero reforçar o convite para a audiência pública, onde falaremos do projeto Cidade Limpa, que é capitaneado, há mais de um ano, pelo Bispo Diocesano Dom Jailton e apoiado pela comissão de Meio Ambiente. Nós, na condição membro desta casa e gestores do projeto, estamos realizando reuniões periódicas e contamos com o apoio de todos”, convidou o vereador.

A audiência pública para discussão do projeto “Cidade Limpa” acontecerá na próxima segunda-feira (08), no auditório da Câmara de vereadores, as 18h30.

Na ocasião, o vereador professor Valcir destacou a participação do grupo “Pais e Amigos do autismo”, na reunião plenária desta quarta-feira (03), e destacou a importância da relação dos professores com as crianças autistas. “É importante que nós professores não tratemos com indiferença as crianças autista, é preciso criar metodologias aplicadas sempre os tratando como iguais.”

Valcir também parabenizou a secretaria de Transportes e Trânsito que atendeu prontamente a indicação feita, para instalação de uma faixa de pedestre em frente a faculdade Uneb. “Tem havido muitos acidentes e incidentes naquele perímetro, e por ações simples, muito deles poderão ser evitados. Fica aqui, nosso agradecimento à secretaria”, cumprimentou.

O vereador Sargento Berg, apresentou uma indicação de projeto do REFIS, onde contemplará a população com o benefício dos descontos do IPTU. “O IPTU se constitui como uma das principais fontes de arrecadação municipal e tem uma função social, principalmente para efetiva realização de uma adequada política de desenvolvimento urbano. O resultado dos últimos REFIS/IPTU 2017/2018 foi bastante satisfatório, onde o contribuinte inadimplente aproveitou a oportunidade de resolver seu débito, que por consequência trouxe ao município aumento em seu fluxo de caixa, posteriormente aplicado em obras e serviços que estavam parados por falta de verba”, afirmou o vereador.

Sargento Berg também comentou a petição para licenciamento da rodovia BA-290, visto que a avenida é de responsabilidade do Estado, que cedeu por 5 anos ao município, e de acordo informações a licença vence no próximo mês (05). “É importante está levando ao conselho do Estado, o nosso interesse em renovar esse acordo, por mais 5 ou 10 anos, se não, legalmente, todas as multas aplicadas no âmbito da BA-290 será de domínio do Estado”, explicou.

O vereador Jonathan Molar falou sobre o Dia da conscientização do autismo e falou das lutas que as famílias enfrentam para que os direitos dos autistas sejam atendidos. “Como educador sabemos das batalhas enfrentadas para que os diretos sejam adquiridos e assegurados, como manda a constituição federal. Quando falo em autismo, falo em inclusão, respeito e saber lidar com as diferenças.’

Molar também citou o projeto de lei apresentado e votado pela plenária, onde sugere a inserção do símbolo mundial da conscientização do autismo nas placas de atendimento prioritário de todos os estabelecimentos comercias e público. “Não é só uma placa, é um símbolo de luta e buscas por direitos, apoio e compreensão da diversidade, como também para mostrar a sociedade os diretos de grupos que tem especificidade.”

O vereador Molar também falou sobre a importância de oferecer uma educação de qualidade. “Uma educação de qualidade só se faz com estrutura e condições de trabalho digna, tanto aos profissionais quanto aos pais e alunos da rede pública de educação.”

E reiterou: “Quantas lutas a educação tem enfrentado nesses últimos anos, no Brasil, como os cortes de recursos a nível Federal, reajuste no Piso e luta pela merenda nas escolas. E a educação impede que falemos bobagens em público como dizer que o nazismo é um regime de esquerda. Sem fazer apologia ideológica, digo que, chefes de Estado deveriam estudar mais para errar menos quando se utiliza do microfone”, completou.

 

Agnaldo Teixeira sugeriu que todas as comissões se reunissem para que sejam feitas visitas em bloco, a fim de criar um dialogo e observar os problemas e melhorias da cidade. “Temos que nos preocupar em reunir todas as comissões de saúde, educação, meio ambiente, para dialogar e fazer visitas em bloco aonde tem que ser feito, para entender o que tem acontecido na cidade e observar também as melhorias.”

Sobre a merenda escolar, o vereador Agnaldo afirmou que o município deve fazer o complemento dos valores para que a merenda escolar tenha maior qualidade. “Tivemos uma reunião na quarta-feira passada, onde o prefeito se prontificou que fizéssemos uma visita e averiguação do que está acontecendo.”

E acrescentou: “O papel do vereador é cobrar, o vereador não tem poder para fazer obras. As pessoas precisam ter conhecimento disso para que não sejam enganados com falsas promessas. O bom vereador fiscaliza e traz respostas para a sociedade”, finalizou.

O presidente da Câmara, Ronaldo Cordeiro, apresentou o projeto de revisão geral com base nos índices inflacionários, de 3,75%, aos servidores da casa legislativa, como também citou as reuniões que tiveram com os setores e departamentos da Câmara Municipal, com objetivo de ouvir os questionamentos e se posicionar quanto as inovações necessárias.

Ronaldo Cordeiro também falou da estrutura organizacional que está sendo formada. “É importante que a sociedade Teixeirense tenha conhecimento que estamos fazendo uma comissão organizada, formado pelo vereador Berg, que preside essa comissão especial, de planos e salários dos nossos servidores, onde vamos adequar algumas necessidades para que a gestão possa está sendo vista e servidores possam desempenhar suas atividades.”

E complementou: “Temos a missão de está realizando uma visita a todas as instituições do município e colocando a Câmara municipal a disposição de todos, como na área comercial, industrial ou associações, tornando o poder legislativo cada vez mais forte, participativo e transparente.”

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP

Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.