editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Eunápolis

Publicado em 21 de setembro de 2018 às 06:27h

Casos de Hanseníase aumentam e já ultrapassam nº total de 2017

Ao menos 49 pessoas já foram diagnosticadas com a doença até setembro deste ano, nove casos a mais que o registro no ano passado.
por Foco no Poder
Eunápolis tem 49 casos confirmados de hanseníase apenas em 2018
Eunápolis tem 49 casos confirmados de hanseníase apenas em 2018
O número de pessoas infectadas por hanseníase, doença conhecida como lepra, até setembro deste ano, na cidade de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, já superou o total de diagnosticados em 2017.

Segundo a Secretaria de Saúde do Município, 40 pessoas foram diagnosticadas com a doença no ano passado e 49 já foram detectadas até setembro deste ano.

De acordo com o órgão, a doença contagiosa é transmitida através de gotículas de tosse e espirro de pessoas que já estejam infectadas. As pessoas que mantêm contato próximo com o infectado também devem fazer o tratamento de prevenção.

A doença é detectada através de um teste de sensibilidade feito com um algodão molhado com álcool. A intenção é descobrir se o paciente consegue sentir o objeto.

O tratamento da hanseníase é gratuito e feito com antibióticos, que são usados por um ano. A doença deixa de ser transmissível após o final do período, mas pode deixar sequelas.

Conforme a Secretaria de Saúde, a doença atinge o sistema nervoso e pode até provocar atrofiamento dos membros e incapacidades.

Segundo o órgão, o público alvo para a campanha de combate a hanseníase são os homens com mais de 60 anos. Eles apresentam maior risco de adquirir a doença, pois apresentam baixa imunidade e demoram para procurar as instituições de saúde. Fonte: G1/BA

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.