editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

CULTURA

Publicado em 19 de julho de 2018 às 18:02h

Começa nesta sexta-feira o 8º Encontro Nacional de Capoeira de Teixeira de Freitas

por Katia Armini

Foto ilustrativa.

Samba de Roda, apresentação teatral, “Bate Barriga”, com as meninas de Euvécia, oficinas e o som contagiante do Berimbal.

Capoeiristas de várias cidades da Bahia e do Brasil vão se reunir nesta sexta-feira e sábado (20 e 21) em Teixeira de Freitas para o 8º Encontro Nacional de Capoeira. De acordo com contra-mestre,  Edson Menezes do nascimento, conhecido como Mestre Som, a participação de capoeiristas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiais, já está confirmada.

Da Bahia, estão sendo esperados, participantes das cidades de Itarantim, Itagimirim, Salvador, Ilheus, Itabuna, Eunápolis, Alcobaça, Prado, Caravelas, Nova Viçosa, Mucurí, Medeiros Neto, Itanhém entre outras cidades. Somete da macrorregião do Sul e Extremo Sul, cerca de 100 capoeiristas estarão participando.

Programação:

O encontro promovido pela associação de capoeira, Raízes de Luanda, começa na sexta-feira às 19h, com a “Roda de Abertura”,  na Associação da URBIS (Jardim dos Pássaros), com a presença de diversos convidados.

No Sábado pela manhã acontece uma concentração na Praça da Bíblia que se deslocará em direção ao Mercado Municipal onde vai estar sendo aberta uma “roda”, resgatando a tradição da “Roda de Feira”, que é uma manifestação cultural nascida nas feiras livres e portos do Brasil. Por volta das 14 horas, as atividades voltam a se concentrar na sede da Associação da Urbis onde vão acontecer palestras, apresentações culturais, batizados e troca de corda e o Samba de Roda.

” Nós estamos nessa caminhada visando sempre valorizar nossa arte, nosso povo e nossa cultura. A gente faz isso encaminhado nossas crianças na cultura, na educação, no conhecimento da nossa história e promovendo esses encontros que são momentos que usamos para troca de informações. Tragam seus filhos, pais e avós porque serão todos muito bem recebidos”, convidou o contra-mestre Som.

Por: Lázaro Braga Reis/ Kátia Armini

 

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.