editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

SEMINÁRIO

Publicado em 3 de outubro de 2018 às 09:06h

Mandiocultura foi tema central do Seminário de Agricultura realizado em Teixeira de Freitas

por Foco no Poder

O Comitê Gestor Territorial da Mandiocultura esteve presente no Seminário de Agricultura, realizado pelo Senar e Sebrae, em 27 de setembro de 2018, durante as atividades da Semana do Homem do Campo que aconteceram na 36a Expo Teixeira de Freitas. O evento contou com os palestrantes e especialistas em Mandiocultura – Telmo Moreira e João de Sousa Esteves (técnicos da Bahiater), palestra: O Cultivo da Mandioca na Atualidade; e Joselito Motta (técnico da Embrapa Mandioca e Fruticultura), palestra: Mandioca, a raiz do Brasil: uma oportunidade de negócio.

A coordenação do Plano de Ação Territorial da Mandiocultura foi representada por Araildes Martins Ribeiro (Banco do Nordeste), Fabiana Longo Ribeiro (Bahiater) e Lívia Lemos (Universidade Federal do Sul da Bahia) que abriram o Seminário falando do trabalho realizado, desde 2016, em prol da atividade econômica. Araildes destacou a ação do Banco do Nordeste dentro do PAT Mandiocultura, através do PRODETER (Programa de Desenvolvimento Territorial), que tem como objetivo o fortalecimento de atividades econômicas em diversos territórios, de sua área de atuação. Salientou que participam do PAT Mandiocultura os municípios de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Teixeira de Freitas. Fabiana Longo enfatizou a importância socioeconômica da Mandiocultura na vida do agricultor e agricultora familiar, estando presente em 99% das unidades produtivas. A professora Lívia Lemos demonstrou a relevância do PAT Mandiocultura para o Extremo Sul da Bahia, uma vez que tem contribuído para o surgimento de outros projetos importantes dentro da cadeia produtiva, a exemplo do Projeto Conceito Farinheira Sustentável, que tem a participação direta da UFSB, Fíbria, Polímata, CAVI, Controller e Prefeitura Municipal de Alcobaça.

Participaram do Seminário, agricultores do Território, estudantes e professores da UFSB, IFBaiano, Pitágoras, representantes da Secretaria Municipal de Agricultura de Medeiros Neto, Alcobaça e de Teixeira de Freitas, Sebrae, Senar, Fíbria, Polímata, Bahiater, Setaf, Adab, Banco do Nordeste, Cooperativa dos Agricultores do Vale do Itaitinga (CAVI) e Associação de Coletores de Sementes de Caravelas.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.