editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Curtas & Picantes

por Dilvan Coelho
Publicado em 22/04/2019 ás 23:44h

CURTAS E PICANTES (130)

 

Encenação da Paixão de Cristo

Na sexta-feira santa foi encenada a paixão de Cristo no Estádio Municipal de Teixeira de Freitas, para mais de 4 mil pessoas que lotaram as dependências do Estádio. Para lembrar a Paixão de Cristo e manter vivo o sentimento de paz e de ressurreição, a Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Casa da Cultura, promoveu um espetáculo que ficará marcado como o retorno desta tradição, que há muitos anos não era realizado na cidade. O evento contou com a participação de corais e da comunidade. Foram mais de 40 dias de ensaio, 200 atores envolvidos, iluminação profissional, efeitos especiais, três palcos e sentimento de fé. Como explicou Pires, diretor do espetáculo: “Devemos agradecer ao elenco que ensaiou de baixo de sol e de chuva, para trazer a vocês este show de fé e emoção”.

 

A liberdade de Imprensa

Na mesma semana em que o (STF) determinou a retirada do ar de reportagens sobre o presidente da corte, Dias Toffoli, a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou o ranking de liberdade de imprensa de 2019. Na edição deste ano, o Brasil perdeu três posições e agora ocupa o 105ª lugar entre os 180 que compõem a lista. Entre os vizinhos sul-americanos, apenas Bolívia, Colômbia e Venezuela têm condições piores de trabalho para jornalistas que o Brasil. O melhor lugar do mundo para jornalistas é a Noruega. A entidade ressalta o clima mais hostil no mundo à prática jornalística neste ano. A hostilidade contra os jornalistas, e até mesmo o ódio transmitido em muitos países por lideranças políticas, resultou em atos de violência mais graves e frequentes que aumentam os riscos.

 

A Imprensa de Teixeira

O prefeito Temóteo Brito sempre fala em seus pronunciamentos de que na democracia a Imprensa deve ser livre para criticar, cobrar e até denunciar. Acontece que os seus assessores diretos pensam diferente, qualquer critica, por mais suave, tomam como ofensa e levam ao prefeito de forma distorcida, o que provoca animosidade com a imprensa, ainda que seja aliada. Essa atitude termina prejudicando a relação do governo com a imprensa. Se a imprensa só faz elogiar, pouco ajuda para formar opinião, se só faz criticar também ajuda pouco aos adversários. Como se sabe não existe imprensa imparcial, mas é igual a mulher de César, não tem que ser honesta, mas tem que parecer ser. A imprensa também tem que parecer ser imparcial, somente assim passa a ter um maior número de leitores que são os formadores de opinião.

 

Pesquisa aquece candidaturas

Como as campanhas foram antecipadas, por isso as candidaturas em Teixeira estão sendo discutidas com maior intensidade e as pesquisas aquecem as candidaturas. Hoje os nomes que pontuam nas pesquisas são: Caio Checon, Lucas Bocão, Marta Helena, João Bosco, Jonathan Molar, Marcelo Belitardo, Temóteo Brito, Eujácio Dantas, Agnaldo da Saúde, Ronaldo Cordeiro e Dr. Roney Moreira. Resta saber quem realmente será candidato. Tudo indica que João Bosco estará impedido. O prefeito Temóteo Brito tem sinalizado que apoiará um candidato. A família Pinto até o momento está fora do jogo. Sendo assim, os possíveis candidatos hoje são: Caio Checon, Jonathan Molar, Marcelo Belitardo e Agnaldo da Saúde, sendo que Eujácio Dantas, Lucas e Marta poderão ser candidatos ou compor com algum candidato.

 

Grupo político se organiza

Um novo grupo político liderado por Sérgio Guimarães tem se organizado e recentemente ganhou mais um componente que é o pré-candidato Caio Checon, entretanto Eujácio Dantas saiu do grupo. Não é uma tarefa fácil acomodar projetos pessoais para sair uma candidatura única do grupo, o que seria ideal para a oposição. Do lado do governo existem 3 candidatos em potencial, que é o próprio prefeito Temóteo Brito, o líder do governo Agnaldo da Saúde e o atual presidente da Câmara de vereadores Ronaldo Cordeiro. Agnaldo trabalha com a hipótese de ser o candidato oficial do governo e está buscando compor com alguns pré-candidatos da oposição. Sem dúvida que se Agnaldo tiver o apoio da máquina administrativa e fizer uma boa composição, passa a ser um candidato competitivo.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP




Publicado em 14/04/2019 ás 23:44h

CURTAS E PICANTES (129)

 

Projeto cidade limpa

Foi realizada no dia 10/04, mais uma reunião ordinária na Câmara Municipal de Teixeira, onde os vereadores fizeram uma avaliação da audiência pública realizada na ultima segunda-feira (08), com o propósito de apresentar a segunda etapa do projeto “Cidade Limpa”. A maioria dos vereadores elogiou o sucesso que foi a audiência pública, para apresentação do projeto “Cidade limpa. Segundo o vereador Valci Vieira: “Foi muito bom ver a casa cheia e ter essa resposta positiva por parte da comunidade, que abraçou o projeto”. O projeto não tem apenas um elaborador, é necessária a colaboração de todos para que esse projeto caminhe como deve ser”, disse o vereador. O projeto foi dividido em partes, a segunda parte diz respeito ao desenvolvimento das ações que foram planejadas.

 

Instalação das lixeiras

Na audiência pública o Bispo Don Jailton cobrou da prefeitura que fossem instaladas lixeiras na cidade ao longo da Av. Getulio Vargas. No dia seguinte a Prefeitura de Teixeira de Freitas assinou uma parceria para instalação de lixeiras e placas informativas no município. A ação demonstrou que a Prefeitura será a principal parceira para a manutenção da limpeza da cidade e preservação do meio ambiente e será realizada por meio de parceria entre a Prefeitura, ACE – Associação Comercial e Empresarial de Teixeira de Freitas e a Brasilplaq – empresa de sinalização. O trabalho será executado pela empresa Brasilplac Ltda Me, sem ônus para a Prefeitura. O prazo de permissão de uso do espaço público é de acordo com a preservação estética e funcional das lixeiras e placas.

 

As reeleições na região

Na região da costa das baleias, composta de 13 cidades, na eleição de 2016, apenas 4 prefeitos foram reeleitos nas cidades de Lagedão, Vereda, Prado e Jucuruçu, portanto em 9 cidades os atuais prefeitos poderão ser candidatos a reeleição.  Os analistas políticos estão vendo a reeleição com mais dificuldade do que na eleição passada. No livro Cabeça do Eleitor o autor mostra uma estatística de que se o prefeito não tiver um índice de avaliação do governo de ótimo/bom maior do que 40% dificilmente consegue se reeleger. Atualmente pelas informações que temos, apenas em 2 cidades os prefeitos estão com esse índice: Ibirapoã e Caravelas. Entretanto como ainda faltam 18 meses para a eleição, muita coisa poderá mudar. Em Teixeira de Freitas o prefeito está otimista em aprovar o projeto do PAC2.

 

Candidatos de Teixeira

De acordo com as pesquisas mais recentes, os nomes que se destacam até o momento para disputar a próxima eleição são os seguintes: Caio Checon, Lucas Bocão, João Bosco, Jonathan Molar, Marcelo Belitardo, Marta Helena, Temóteo Brito e Eujácio Dantas. Se Temóteo não sair candidato, do lado dele se destacam Agnaldo da Saúde e Ronaldo Cordeiro. Todos esses nomes pontuam nas pesquisas. Porém como ainda falta muito tempo, algum nome novo poderá surgir. Não significa que os nomes que aparecem hoje na frente serão os favoritos para disputar a eleição. Por exemplo, o prefeito Temóteo Brito, que tem um grande poder de articulação e o peso da máquina a seu favor poderá disputar a eleição com alguém da oposição, e se a oposição se dividir dificilmente Temóteo perde.

 

Um mistério a ser decifrado

Até hoje não se sabe porque as linhas diretas da Azul para Salvador e Vitória foram canceladas, uma vez que os voos sempre saiam lotados. O deputado Robinho na tribuna da Câmara dos deputados exigiu explicação para o cancelamento dos voos e foi publicado na imprensa, mas depois o assunto morreu e até hoje o deputado não se pronunciou mais sobre o assunto, mesmo nós tendo passado mensagem pra ele através do Whats App e não obtivemos nenhuma resposta até o momento. Existem especulações de que o cancelamento dos voos se deu devido a diminuição dos passageiros da Águia Branca para os dois destinos. Como dizem que a Águia Branca é sócia da Azul Linhas Aéreas pode ser que tenha havido um acordo para o cancelamento dos voos para as duas capitais.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP




Publicado em 09/04/2019 ás 23:44h

CURTAS E PICANTES (128)

 

Modelos de administração

Existem no Brasil três modelos de gestão pública: Patrimonialista, burocrático e gerencial. Após analisar os modelos de administração, podemos verificar que o modelo burocrático surgiu para poder eliminar as práticas existentes no modelo patrimonialista. No entanto, o modelo gerencial não surgiu com o objetivo de extinguir com a burocracia, mas sim para flexibilizar os pontos negativos do modelo rígido burocrático, preocupando-se mais com a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos – destinatários finais da ação do poder público. Assim, podemos concluir sobre a importância da necessidade da Administração Pública de atuar buscando sempre a satisfação da coletividade, ofertando serviços de qualidade e facilitando a participação popular no gerenciamento estatal.

 

Deflagração das campanhas

Sem dúvida que as redes sociais e a internet precipitaram a deflagração das campanhas eleitorais em todos os lugares. Em Teixeira de Freitas que é uma cidade onde o debate eleitoral é pauta constante das discussões políticas, uma pesquisa recente mostra que 75% da população se interessam pelos assuntos da gestão e da política, em que as duas devem andar sempre de mãos dadas. Tanto o gestor como os assessores diretos diziam que não queriam falar de política e somente de gestão. Entretanto esse comportamento prejudicou o governo, a ponto de hoje a administração está com baixo índice de aprovação, por mais que tenha sido realizado obras de interesse popular, como o grande número de asfaltamento, reforma de escolas, e melhorias tanto na saúde como na educação.

 

Projeto cidade limpa

Foi realizada na noite desta segunda feira na Câmara de vereadores uma audiência pública sobre o tema para limpeza da cidade. O projeto está sendo coordenado pelo Bispo da diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas Don Jailton que iniciou sua fala deixando bem claro que graças a Deus não é candidato a nada. Ele falou que um Bispo não foi feito só pra rezar e todo cristão deve cuidar de pessoas e melhorar a qualidade de vida e limpeza gera saúde e economiza recursos e além disso, o lixo gera renda e melhora a qualidade ambiental. Don Jailton apresentou um mapa mostrando aonde deve ser instalado lixeiras na cidade na Avenida Getulio Vargas e ele está pedindo a prefeitura para instalar as lixeiras e pediu ao Juiz Dr. Roney que usasse a caneta pra obrigar a prefeitura instalar as lixeiras.

 

Pesquisa de Teixeira divulgada

Quando aproxima as eleições, em Teixeira de Freitas muita gente faz pesquisas e até mesmo divulgam nos meios de comunicação. Recentemente foi feito uma pesquisa em Teixeira e divulgada em Itabuna no site Políticos do Sul da Bahia. A pesquisa mostra os índices de reprovação do governo e também os nomes do pré candidatos que aparecem na frente. Com destaque para Caio Checon, Lucas Bocão, João Bosco e Marta Helena, e não divulgou os nomes de outros dois pré-candidatos que pontuam bem nas pesquisas, o médico Marcelo Belitardo e o vereador Jonathan Molar. Devido ao recall da votação de deputado em que Caio saiu bem votado e, devido principalmente a isso, ele hoje lidera as pesquisas, ao lado do vice-prefeito Lucas Bocão, que também foi candidato a deputado.

 

Dia do jornalista 7 de Abril

Nesta data são homenageados os profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar as informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais, de maneira imparcial e ética. Seja no rádio, nos sites, na televisão ou nos jornais impressos, o jornalista deve sempre trabalhar tendo como base buscar sempre a imparcialidade e fontes de informação confiáveis. O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem à Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil. Foi médico e jornalista, e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, O seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP




Publicado em 29/03/2019 ás 23:44h

CURTAS E PICANTES (127)

 

Nada a comemorar de 64

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil Felipe Santa Cruz criticou nesta quarta, 27, a proposta do presidente Jair Bolsonaro de estabelecer a comemoração do golpe de 31 de março de 1964. Em manifestação pública, Santa Cruz afirma que ‘comemorar a instalação de uma ditadura que fechou instituições democráticas e censurou a imprensa é querer dirigir olhando para o retrovisor, mirando uma estrada tenebrosa’. Santa Cruz aponta que o País vive ‘um cenário de crise econômica, com quase 13 milhões de desempregados’. Ele sugere ‘olhar para frente e tratar do que importa: o futuro do povo brasileiro’. “Não podemos dividir ainda mais uma nação já fraturada”, afirma o presidente da OAB. Não podemos permitir que os ódios do passado envenenem o presente, destruindo o futuro.”

 

Quem é da geração de 64 sabe!

Quando aconteceu o golpe de 64 a nossa geração estava na Universidade e a classe estudantil tinha uma participação ativa na política brasileira. A UNE-União Nacional dos Estudantes tinha força política a ponto de ter representantes no Congresso Nacional. Antes do golpe de 1964 teve na Bahia um congresso da UNE, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia, na ocasião o Governador da Bahia era Lomanto Junior e o prefeito de Salvador Virgildasio Sena. Lomanto era homem da direita representante da classe ruralista, mas o fato de ter discursado no Congresso teve seu mandato em risco e chegou ser ouvido pelos Generais e só foi salvo devido a seu histórico. No entanto o prefeito Virgildásio Sena considerado um homem de esquerda, que também falou no congresso, teve o seu mandato cassado.

 

Debate na Câmara de vereadores

O líder do governo Agnaldo Teixeira, falou da importância de manter o decoro na plenária, como também tomar conhecimento de todos os fatos, bem como, os detalhes das informações repassadas nas reuniões: “Temos que trilhar o caminho do dialogo, com a base e a oposição, é assim que deve ser dentro desta casa. Temos que ser justos em denunciar, mas também em relatar o que está sendo conquistado, são construções, obras, muitas coisas estão acontecendo de bom na cidade. Ao vereador que colocou o requerimento, a respeito da merenda escolar, que possamos dialogar com a Comissão de Educação para que isso seja trago em debate. Vamos ter cautela e buscar dialogar entre os responsáveis, a fim de encontrarmos uma solução.”

 

Sobre o salário da professora

O Líder do governo citou o caso da professora Maria José, que de acordo a mídia, a professora estava recebendo de forma indevida um salário de R$25 mil reais. “A quantia recebida pela professora, foi feita de forma detalhada, onde está de acordo às leis o recebimento de 13º salário e férias. É muito triste ver isso vinculada nas redes sócias, onde o nome de uma pessoa é jogado na lama.” O assunto também foi abordado pelo professor e vereador Valcir: “A Maria José é servidora há mais de 20 anos, concursada como coordenadora e como professora, então quem acompanhou o trabalho da Maria José nestes mais de 2 anos como diretora pedagógica, sabe que por exemplo, quem ocupa este cargo, nunca tira férias, por força do trabalho, e é claro, que os direitos vão sendo acumulados, foi isso que aconteceu.”

 

Vereador se diz independente

O vereador Jonathan Molar parabenizou a gestão pela implementação dos semáforos na cidade, e falou sobre a comemoração do golpe militar de 64. “Comemorar a Ditadura Militar é comemorar a tortura neste país, eu vivo uma democracia eu vou continuar lutando por essa democracia”. Molar acrescentou a importância de se ter uma “atitude” em uma sociedade que é regida pelo “chicote” e fortaleceu sua postura em observar o que está errado e cobrar uma nova postura. “Quando falo sobre a educação da cidade, convido vocês a irem até as escolas e veem de perto a real situação. Concordo que várias escolas foram reformadas, mas ora, se onze escolas foram fechadas, é o mínimo que se espera”. O vereador questiona a forma que Teixeira está sendo governada, imprimindo o medo, mas segundo ele: “a esperança sempre vence o medo”.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP




Publicado em 22/03/2019 ás 23:44h

CURTAS E PICANTES (126)

 

A prisão de Michel Temer

Temer é o segundo ex-presidente do Brasil que foi parar atrás das grades por corrupção passiva e formação de quadrilha. O Brasil está dando exemplo para o mundo no que diz respeito a punir aqueles que fizeram farra com o dinheiro público. A prisão de Temer depois que perdeu o fórum privilegiado já era esperada pelo povo brasileiro. Temer saiu pela porta do fundo e sequer teve condição de ser candidato a reeleição e até mesmo de indicar um candidato. Mesmo sem ter sido indicado por ele o competente ministro da fazenda do governo de Temer, Henrique Meireles teve uma votação pífia, apenas 1,2% dos votos válidos. A prisão de Temer juntamente com o ex-governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco deverá levar os políticos brasileiros a ficarem com as barbas de molho.

 

Renovação da política Teixeirense

Tudo indica que em Teixeira terá a maior renovação política de toda região do Extremo Sul. Isso porque, as principais lideranças deverão ficar fora do jogo. Um dos maiores líder da região, o atual prefeito Temóteo Brito tem dito que não será mais candidato e irá se empenhar para eleger o sucessor. O ex-deputado Uldurico Pinto já aposentou e deixou o legado para o filho, e o seu poder de influenciar na eleição de Teixeira diminuiu com a quebra da hegemonia da Rede Sul Bahia e a saída de Lucas Bocão para atuar na radio Eldorado da família Guimarães, que deverá entrar no jogo. O ex-prefeito João Bosco deverá ficar mesmo inelegível por oito anos. Com isso o espaço ficará vazio para outros nomes novos ocuparem e as pesquisas apontam quem serão os próximos atores com potencial de crescimento.

 

Ascensão e queda dos Pinto

A família Pinto liderada pelo ex-deputado Uldurico Pinto chegou a ocupar um espaço na política do Extremo Sul que repercutiu em toda Bahia. A família entrou na política com a candidatura de Francistonio Pinto a prefeito de Teixeira de Freitas, em 1985. No ano seguinte Uldurico se elegeu deputado federal e dois anos depois em 1988 conseguiu eleger 4 irmãos prefeito: Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Serra dos Aimorés. Em 1990 se reelegeu deputado federal e elegeu Ubaldino Junior deputado estadual. Em 1992 apresentou Ubaldino Junior candidato a prefeito de Teixeira e perdeu para Temóteo Brito. Em 1994 Ubaldino Junior foi eleito deputado federal e em 1996 foi eleito prefeito de Porto Seguro e Beto Pinto voltou a prefeitura de Medeiros Neto, nesse mesmo ano Uldurico perdeu a eleição para Wagner Mendonça em Teixeira de Freitas.

 

A saga de Uldurico Pinto

Uldurico Pinto começou entrar em queda com a derrota dele a prefeito de Teixeira e quando foi ser secretário da saúde em Porto Seguro. Principalmente devido a atuação de Uldurico frente a secretaria de Saúde fez Ubaldino perder o mandato de prefeito. Por conta disso Ubaldino ficou inelegível e tenta voltar a prefeitura elegendo os irmãos, mas até hoje depois de 3 tentativas não conseguiu elege-los. Segundo o saudoso Francistonio Pinto, o projeto político da família Pinto foi enterrado no campo santo, junto com Luis Eduardo Magalhães, quando a família Pinto aderiu ao carlismo. Outro tiro no pé que Uldurico deu novamente foi quando ajudou eleger Temóteo Brito seu adversário histórico. A sobrevivência de Uldurico na política se deve a rede de comunicação que dispõe até hoje.

 

Greve dos professores em Teixeira

A categoria de professores depois de ter decidido em assembleia geral no dia 16/03 deflagrou a greve por tempo indeterminado a partir do dia 21/03 dando cumprimento ao prazo legal de 72 horas. Os professores saíram em passeata percorrendo as ruas centrais da cidade com faixas reivindicando seus direitos. Sendo que a principal reivindicação está no reajuste salarial de acordo com o piso previsto em Lei federal no valor de 3,41%. O principal argumento dos professores é porque outras cidades da região fizeram os reajustes. Mesmo diante do apelo do Secretário de Educação através da imprensa, para que os professores não paralisassem suas atividades, ainda assim, a categoria foi para as ruas, e nesta sexta feira 22/03, teve assembleia, e foi decidido através de votação que voltarão as aulas na segunda feira 25/03.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP




Publicado em 16/03/2019 ás 23:44h

CURTAS E PICANTES (125)

 

Lula quer provar inocência

Em carta a apoiadores, o ex-presidente Lula diz que não descansará enquanto não provar sua inocência e que os “verdadeiros ladrões” são os que o condenaram. O documento foi lido neste sábado, 16, pelo presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, para uma plateia de mais de mil pessoas reunidas no auditório do Sindicato dos Metroviários, no Tatuapé, na zona leste de São Paulo. Na carta, Lula voltou a afirmar que sua prisão foi motivada pelo fato de que, se estivesse livre, seria eleito presidente da República pela maioria da população brasileira. Lula está preso na superintendência da Policia Federal, em Curitiba, desde o início de abril do ano passado. Ele foi condenado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Lula sempre disse que não sabia de nada, será que ele acha que vai continuar enganando todos durante todo tempo?

 

Câmara de Vereadores

O nível das reuniões da Câmara de Vereadores de Teixeira vem melhorando a cada dia. Alguns vereadores vêm discutindo temas importantes para a cidade, tanto os vereadores da situação, como os da oposição. Na realidade os vereadores de oposição que vem fazendo cobranças coerentes, são os vereadores Jonathan Molar, Marcos Belitardo e Erlita Freitas, o vereador Marcilio Goulart que diz ter posição definida, deixa em dúvida qual é a sua posição, se é situação ou oposição. Quanto aos demais vereadores, todos os 15 são da base de apoio do governo, sendo que os vereadores Pedrão e Toinzinho fazem cobranças duras. O vereador mais bem avaliado da Câmara, segundo a última pesquisa é o vereador Molar, em seguida vem os vereadores Toinzinho, Belitardo, Ronaldo, Erlita e Agnaldo.

 

Sucessão em Teixeira

Diante do fato do prefeito Temóteo Brito ter declarado que não será candidato à reeleição e que pretende fazer o sucessor, de certa forma antecipa a campanha eleitoral, embalada pelas redes sociais. Conforme já publicamos os nomes que aparecem nos primeiros 8º lugares são: Caio Checon, Lucas Bocão, João Bosco, Marcelo Belitardo, Marta Helena, Jonathan Molar, Temóteo Brito e Eujácio Dantas. Se Temóteo efetivamente não sair candidato, dois nomes da Câmara podem ganhar musculatura, Agnaldo da Saúde e Ronaldo Cordeiro. Sendo que Agnaldo tem mostrado disposição para ir à luta. Outro nome da Câmara que pode surpreender é o de Jonathan Molar que tem aproveitado os erros do governo. Outro nome que está fora do jogo e poderá voltar à cena é Uldurico Pinto que já botou a cara na tela e começou bater no prefeito, acontece que o espaço da oposição já está ocupado.

 

Greve dos professores

Neste último sábado dia 16/03 em assembleia geral os professores decidiram por unanimidade entrar em greve, a partir de quinta feira 21/03, obedecendo ao prazo legal de 72 horas. Os professores estão reivindicando o reajuste salarial do ano passado que era de 6,81%, sendo que 3,40% foi pago a partir do mês de junho de 2018 e 3,41% ficou para dezembro de 2018, o que não ocorreu, por isso ficou para negociar no dia 26/02 conforme o pedido do voto de confiança do Secretário de Educação, o que também não aconteceu. A classe foi surpreendida com um oficio designando uma comissão de negociação que reuniu com a categoria para dizer que não tinha como realizar o reajuste, devido a falta de recursos. Após a reunião aconteceu a assembleia geral da categoria aonde foi decidida a greve.

 

Produção de frutas

Na quinta-feira (14), teve uma reunião com empresários, produtores da região e técnicos do município para uma explanação no Parque de Exposições. A empresa BTF representada por seus executivos, experientes no mercado de importação e exportação no Brasil, inclusive atendendo as maiores redes de supermercados do país. Conforme o executivo Sérgio Tavares, o que mais os atraiu para Teixeira de Freitas após ter sido convidado para conhecer a cidade foi o potencial agrícola. O executivo Flávio Gouveia disse que outro fator primordial que os atraiu para se promover um projeto de investimento na geração de emprego e renda para a cidade, no sentido de explorar a principal matéria prima do município que são as suas frutas, a riqueza agrícola e ambiental e a grande porção de água potável que a região dispõe, favorece a produção agrícola.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP




Publicado em 10/03/2019 ás 23:44h

CURTAS E PICANTES (124)

 

Tá na hora de decolar

Agora que o ano efetivamente começou no Brasil depois do carnaval, muita coisa está sendo esperada. O governo Bolsonaro precisa focar na agenda econômica, promover as reformas e destravar a máquina pública e fazer o País andar pra frente, controlar a inflação, aquecer a economia, e gerar empregos para acabar com a pobreza, sem precisar continuar dando esmola, mas sim dignidade ao povo. Em nossa cidade, Teixeira de Freitas, não é diferente, os maiores problemas da cidade estão nas áreas de saúde, segurança, geração de empregos, infraestrutura e educação, além disso, o povo reclama da falta de transparência com o dinheiro público, o que dá margem a cobrança no combate a corrupção. A oposição ao governo municipal aumenta o seu poder de fogo através das rádios e das redes sociais, que hoje influenciam cerca de 90% da população.

 

A reação do governo

O governo municipal editou um decreto ante crise que foi atacado duramente pela oposição, afirmando que o município decretou falência dos serviços públicos. Como para implementar o decreto não houve diálogo com a população e uma comunicação eficiente, mostrando os benefícios que a medida poderia trazer, o que prevaleceu foi a voz da oposição, por isso mais de 70% da população acha que o decreto prejudica, enquanto apenas 7% acha que ajuda. O prefeito Temóteo Brito tem falado com pessoas da sua convivência que depois do carnaval vai atuar nas mais diversas áreas para melhorar a eficiência do governo. O que realmente está pegando é o modelo de gestão implementado, a máquina pública fica emperrada, principalmente devido a burocracia de alguns setores da administração e os processos ficam engavetados aguardando parecer.

 

Como a verdade dói

A famosa frase de Martin Luther King nos ensina uma dura realidade: “Para criar inimigos, não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa”. Se for verdade é pior ainda. Geralmente os homens que ocupam cargos no poder se colocam acima do bem e do mal, e quando recebem uma critica, levam como ofensa pessoal. Para quem está no poder a critica deveria ser um farol para iluminar o caminho. Entretanto aqueles que criticam são tidos como desafetos, quando deveria ser levado em conta para corrigir rumos. Justiça seja feita ao ex-secretário de saúde Eujácio Dantas, que quando retiramos o nosso fan page do ar, ele nos ligou afirmando que fez falta porque as nossas criticas serviam para alertá-lo e ajudava enxergar coisas que não eram vistas por ele. Entretanto no atual governo, uma simples critica a demora do atendimento na UPA, feita por nosso site, nos levou a criar desafetos. Vida que segue !

 

A corrida eleitoral para 2020

Em Teixeira de Freitas aonde a política é pauta permanente das discussões, principalmente devido a atuação da imprensa falada, e das redes sociais que a cada dia aquece mais, vários nomes já são citados pelos eleitores como possíveis candidatos. O atual prefeito Temóteo Brito em seu último pronunciamento por ocasião da inauguração da UBS do Teixeirinha deixou claro que não pretende ser candidato a reeleição, mas pretende ajudar eleger o seu sucessor. Para alguns analistas dois nomes que poderão receber seu apoio estavam em cima do palanque, o ex-presidente da Câmara de Vereadores e atual líder do governo Agnaldo da Saúde e o Juiz Dr. Roney que tem declarado que está disposto a participar do processo eleitoral. Entretanto Dr. Roney continua participando do grupo político que está se consolidando liderado pelo bem sucedido empresário Sergio Guimarães que hoje atua também no setor de comunicação.

 

O povo tem poder

A política é uma ciência como outra qualquer. Só que não é uma ciência exata, como a matemática, a física e a química. Entretanto obedece Leis e princípios. Por exemplo, as Leis da física devem ser observadas. O povo cada vez mais tem consciência de que tem poder de colocar, mas também tem poder para retirar. Existe hoje uma força de mobilização que vem das redes sociais que tem elegido governantes, mas tem contribuído também para derrubar ditadores pelo mundo afora. A operação lava jato que atingiu o poder central está programada para em breve chegar aos Estados e municípios. Portanto aqueles que apostam na impunidade coloquem as barbas de molho. Mesmo porque, o povo perdeu o medo de denunciar e de mobilizar para retirar aqueles que não respeitam o dinheiro público. Muitos têm perdido o poder, quer através das Leis, ou através das urnas, como aconteceu com Michel Temer que sequer pôde ser candidato a reeleição.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP




Publicado em 03/03/2019 ás 23:44h

CURTAS E PICANTES (123)

 

O Brasil parou no carnaval

Dizem que o ano no Brasil só começa depois do carnaval. Aqueles que gostam da folia procuram os lugares mais agitados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Seguro e até mesmo as cidades praianas que promovem grandes programações afim de atrair turistas, como é o caso de Alcobaça, Prado, Caravelas etc. Entretanto existem aqueles que preferem a quietude do turismo campestre. Depois do carnaval as pessoas voltam com a bateria carregada para enfrentarem a luta do dia a dia. Como as redes sociais anteciparam as campanhas eleitorais se espera que as candidaturas ganhem as ruas daqueles que pretendem se candidatar em 2020 a cargos executivos e a câmara de vereadores. Em Teixeira a cidade em que a política é tema permanente das discussões a política promete esquentar depois do carnaval.

 

Pesquisa mostra que Caio Caiu

Conforme previmos na coluna anterior, nova pesquisa realizada no dia 28 de fevereiro com 500 entrevistados, mostra que os 7 primeiros nomes da pesquisa estimulada, apenas dois tiveram mudança significativa. Caio Checon que já colocou a candidatura na rua, caiu 10% conforme previsto, o vereador Jonathan Molar que ainda não se posicionou como candidato e está exercendo apenas a sua prerrogativa de fiscalizar o governo, cresceu mais de 100%, saiu de 5% na pesquisa anterior e foi para 11% nesta última. Os demais nomes testados permaneceram estáveis. O crescimento do vereador Molar foi principalmente devido a sua atuação na câmara e o uso devido dos meios de comunicação mais vistos pela população: as rádios e a internet com destaque para as redes sociais.

 

O decreto ante crise

A implementação do decreto ante crise teve a melhor das intenções e se acredita que irá sanear as finanças da prefeitura de Teixeira de Freitas, conforme propala os seus idealizadores. Desde o lançamento do decreto que daqui desse espaço nós acreditamos que o resultado poderia ser positivo, acontece que a população deveria está preparada para receber a medida através do diálogo, pelo menos com os meios de comunicação para que os mesmos tivessem argumentos para defender o decreto. Como isso não aconteceu a imprensa que apoia o governo se calou e a oposição deitou e rolou e fez a festa. O resultado disso é que a pesquisa mostra que 73% da população acha que o decreto prejudica e apenas 7% acham que beneficia. Falta na equipe do governo quem tenha uma visão política mais aguçada.

 

Prefeita tem bens bloqueados

Uma decisão da justiça da comarca de Prado desbaratou um desenho administrativo na Prefeitura Municipal, tipificada como uma organização de um grande esquema para fraudar processo licitatório (cartel), superfaturamento de preços, posterior subcontratação ilegal da execução do serviço de transporte escolar, recolhimento e distribuição de 50% do dinheiro público, com provável desvio de quase R$ 4 milhões em favor dos membros da organização. A decisão do juiz de direito Leonardo Santos Vieira Coelho, provocada por uma Ação Popular com pedido de tutela de urgência, tem por escopo anular ato ilegal da gestora pública Mayra Pires Brito, tendo em conta que esta celebrou contrato ilegal com a empresa Katharina Transportes e Locação de Máquinas LTDA – ME e demais acionados.

 

Executivo realiza audiência pública

Foi realizada na manhã, da última quinta-feira (28), na Câmara Municipal de Vereadores de Teixeira de Freitas a Audiência Pública com o objetivo de demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais do 3° Quadrimestre de 2018 do município. O Poder Executivo convocou a comunidade em geral para participar de Sessão Legislativa na Câmara de Vereadores, em cumprimento ao disposto no Art. 9°, § 4º, da Lei Complementar Federal 101/00. A Audiência Pública que é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal trazidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal –LRF, tem como objetivo envolver a população nos processos de elaboração, averiguação e execução dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos. Fica aqui um registro, apenas 6 vereadores compareceram e teve baixíssima participação popular.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP




Publicado em 24/02/2019 ás 23:44h

CURTAS E PICANTES (122)

 

Análise do cenário eleitoral 1

Mesmo estando muito cedo para se debruçar sobre os números do cenário eleitoral, mas as pesquisas já começam apontar que dos potenciais candidatos alguns nomes se destacam nas pesquisas. No momento os nomes que mais se destacam são os que disputaram as últimas eleições, tanto de prefeito, como de deputado. São eles o prefeito Temóteo Brito, o ex-prefeito João Bosco, o vice-prefeito Lucas Bocão, Caio Checon e Marta Helena. Além desses, está surgindo 2 nomes que não podem passar despercebidos, o médico Marcelo Belitardo e o vereador Jonathan Molar com potencial de crescimento. Outros nomes colocados na pesquisa estimulada podem crescer, como Dr. Roney, Agnaldo da Saúde, Eujácio Dantas e Ronaldo Baitakão.

 

Análise do Cenário Eleitoral 2

Os sete nomes que aparecem acima de 5% nas pesquisas são: Caio Checon, Lucas Bocão, João Bosco, Marcelo Belitardo, Marta Helena, Temóteo Brito e Jonathan Molar. A previsão é que na próxima pesquisa Caio Checon e Marcelo Belitardo caiam e o nome que tem o maior potencial de crescimento devido as suas ações como principal opositor na Câmara de Vereadores é o professor Jonathan Molar, que nas ultimas semanas apareceu na mídia e nas redes sociais, combatendo o decreto ante crise e mostrando os números da atual gestão, levantados por ele no TCM. Mesmo estando na frente, Caio Checon deverá cair porque a intenção de votos nele não está consolidada. João Bosco não cresce devido ao fato de está inelegível e dificilmente será candidato. No entanto Temóteo, Marta e Bocão tem potencial para crescimento.

 

Novo grupo político

Um novo grupo político está se consolidando em Teixeira de Freitas com o objetivo de ocupar o espaço não só em Teixeira como na região. Já foram feitas 3 reuniões, e os componentes não pedem segredo dos nomes que participaram até agora. Foram eles Sergio Guimarães, Dr. Roney, Lucas Bocão, Marta Helena, Eujácio Dantas, Jonathan Molar e Ednaldo Rezende. De agora em diante outros nomes serão convidados a participarem do grupo. Na próxima reunião será convocada a imprensa para uma coletiva para eles esporem as suas ideias e provavelmente apresentarem um projeto político visando fortalecer a região para ocupar um espaço maior no cenário estadual e até mesmo federal, elegendo um maior número de representantes, até mesmo eleger prefeitos nas cidades da região.

 

Motivos para escolha do candidato

Os critérios que os eleitores usam na escolha de um candidato a prefeito conforme pesquisa realizada em Teixeira de Freitas no início de fevereiro são:  1-Honestidade / Caráter / Ficha limpa / Passado limpo / índole / Histórico pessoal por 35% dos eleitores, depois vem outra razões: 2 – Mudança / Renovação / Oportunidade para novos candidatos 17%. 3-Propostas / Projetos / Ideias / Posicionamento 14%. 4-Capacidade / Competência / Profissionalismo / Forma de atuação 7%. 5-Serviços prestados ao povo / Histórico político 6%. 6-Grupo político / Partido político 5%. Os pretensos candidatos que não se enquadrarem nessas premissas estão fora do jogo. A política literalmente mudou e quem não entender isso estará fora do jogo. Com a eleição de Bolsonaro muitos paradigmas foram quebrados, acredita-se que o paradigma de que quem a Rede Sul Bahia apoiar ganha a eleição, também será quebrado na próxima eleição.

 

Audiência das rádios em Teixeira

Os meios de comunicação de maior penetração em Teixeira de Freitas sempre foram as rádios e até hoje ainda tem grande influencia e usam as redes sociais para ampliar suas audiências. Veja as favoritas de acordo a pesquisa: 1-Caraipe FM 23%. 2-Eldorado FM 15%. 3-Cidade FM 14%. 4- Sucesso FM 7%. 5- Alvorada 3%. 6-Rádio Câmara FM 3%. Outras emissoras 8%. Não ouve rádio 20%. Não sabe/não quis informar 7%. Quando perguntado sobre os locutores da preferencia dos ouvintes Lucas Bocão é o favorito disparado. Veja as preferencias: Lucas Bocão 31%, Xandão 17%, Fernando Moulin 15%. Outros Locutores 12%. Nenhum 16%. Não sabe / Não quis informar 9%. Nas redes sociais a audiência do programa de Bocão é 10 vezes mais do que o segundo colocado que é Xandão.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP




Publicado em 16/02/2019 ás 23:44h

CURTAS E PICANTES (121)

 

Decreto ante-crise

O prefeito Temóteo Brito, publicou na terça-feira (12/02/2019), no Diário oficial do Município, o decreto 97-2019. O documento visa “adoção de medidas para a redução de despesas e incremento da administração pública municipal”. Diante disso, cinco sindicatos lançaram um oficio em conjunto solicitando ao poder executivo uma reunião para esclarecimento sobre o real alcance do Decreto frente às reinvindicações dos servidores públicos municipais. Segundo a professora Brasília, representante da APLB, o decreto revela um equivoco da parte da assessoria jurídica da gestão, além da falta de sensibilidade para com os servidores municipais, que estão em período de diálogo de suas datas-bases. Os autores do decreto afirmam que foi uma medida dura, porém necessária, e que o resultado vai trazer benefícios para o município logo mais.

 

Repercussão do decreto

A cidade foi pega de surpresa com a publicação do decreto que não foi dialogado com a sociedade organizada a até mesmo a imprensa não foi informada pela comunicação oficial do governo. Na Câmara de Vereadores apenas o vereador Jonathan Molar se pronunciou sobre o assunto, na reunião da quarta feira, um dia depois do decreto ter sido publicado. A imprensa escrita e falada que faz oposição ao governo argumentou mostrando os aspectos negativos do Decreto, e a imprensa que apoia o governo se calou, mesmo porque foi pega de surpresa e ficou sem argumentos para defender o Decreto. Um fato é certo o governo não tem gordura para queimar e os fatores negativos, evidenciados pelos adversários, causou um desgaste grande no governo, que vai demorar a recuperar e tudo isso poderia ter sido evitado se tivesse dialogado com a cidade.

 

Candidaturas em curso

Os pretensos candidatos a prefeito de Teixeira tem se movimentado nas redes sociais e também na imprensa e até mesmo no contato direto com os eleitores. De acordo com as pesquisas os nomes que aparecem em evidencia são aqueles que participaram da última campanha de deputado, com destaque para Caio Checon, Lucas Bocão e Marta Helena. Assim também como o ex-prefeito e o atual prefeito que é candidato natural a reeleição. Entretanto outros nomes vêm surgindo com possibilidades de disputar a eleição como o médico Marcelo Belitardo, o vereador Jonathan Molar, Eujácio Dantas, o vereador Agnaldo da Saúde, e o Juiz Dr. Roney, que manifestou o desejo de participar do processo eleitoral e também o empresário Sergio Guimarães que está liderando um novo grupo, com a intenção de fazer um projeto político visando fortalecer a região em termos de representatividade e que Teixeira como cidade líder, se fortaleça politicamente.

 

Porto Seguro é destaque

A cidade de Porto Seguro é a segunda cidade em população no Extremo Sul da Bahia, só perde para Teixeira de Freitas. Porém Porto Seguro e Eunápolis são duas cidades que se completam, os moradores de Eunápolis usam Porto para o lazer e os moradores de Porto usam Eunápolis como polo comercial. Para reforçar esse entrelaçamento as duas cidades são governadas pelo marido e esposa, o que reforça ainda mais a integração. Robério Oliveira que é o líder político do Extremo Sul com maior número de vitórias acumuladas, a única eleição que perdeu foi com a tentativa de eleger a filha Larissa Oliveira a deputada estadual. A derrota serviu para acender o sinal amarelo na cabeça dos dois gestores, diante do recado que as urnas mandaram. Tanto Robério como Claudia estão reestruturando o governo, e Porto Seguro hoje é um canteiro de obras e Eunápolis não fica atrás, mesmo diante da crise.

 

Ronaldo Carletto pode recuar

Uma das maiores lideranças políticas do Extremo Sul da Bahia é o deputado Ronaldo Carletto, que depois que elegeu o pai, por sua vontade expressa, entrou na vida pública e está no quinto mandato como deputado, 3 estadual e 2 federal. Ronaldo é um dos empresários mais bem sucedidos da Bahia juntamente com a família, mas ele sempre foi o comandante em chefe dos negócios da família, pois nada acontece sem a sua anuência nas decisões mais importantes. Na última eleição Ronaldo chegou a pleitear uma vaga como candidato a senador, um sonho dourado dele, porém não conseguiu. Ronaldo tem revelado para amigos em conversas particulares que não será mais candidato a deputado, tem se notado que diante do cenário político atual a nível federal ele está puxando o freio de mão e se dedicando mais a vida empresarial e que pode mesmo ser o seu último mandato.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP