editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Curtas & Picantes

por Dilvan Coelho
Publicado em 09/10/2019 ás 09:20h

CURTAS E PICANTES (155)

 

37ª Exposição de Teixeira

 A 37ª Expô Teixeira pode ser considerada sob o ponto de vista do Agronegócio como a melhor Exposição da história de Teixeira. O presidente da Coopmista, Artur Teixeira e sua equipe, tem motivos de sobra para comemorar. O único ítem que comprometeu o brilho da festa foi a realização dos shows no ambiente do parque que trouxe várias dor de cabeça para o presidente e sua equipe. O espaço reservado para os shows anexo ao Parque, foi interditado pela justiça tendo como argumento a perturbação da ordem, poderá ser revisto e entrar em um acordo com os moradores que recorreram a justiça e ganharam uma liminar suspendendo os shows. Nada melhor do que um bom acordo e haver um entendimento de liberar o espaço uma vez por ano durante a exposição por 2 ou 3 dias.

 

Empréstimo no Prado

A Câmara de vereadores foi pressionada pela população para não aprovar a autorização para o Município tomar um empréstimo na Caixa Econômica Federal no valor de R$ 20 milhões para obras de calçamento. O pedido de empréstimo foi encaminhado ao Legislativo no dia 01/10/2019, sem a documentação necessária e sem informações sobre as condições contratuais o mecanismo de atualização monetária, o valor e a data de pagamento das parcelas, ou mesmo se existe um prazo de carência para o início do pagamento, além de colocar como garantia o FPM e outros recursos. Além disso, o projeto não diz se existe ‘hedge cambial’ – uma espécie de seguro contra a variação da taxa do dólar – ou pagamento de comissões/encargos do financiamento, bem como  as implicações em caso de atraso no pagamento.

 

Articulações políticas

Em Teixeira de Freitas além dos nomes que hoje estão na pauta para disputar a eleição, novos nomes poderão surgir isoladamente ou em grupo. Por exemplo, o nome do Dr. Argenildo Fernandes quando foi ventilado já apareceu pontuando bem nas pesquisas. Os Pintos que sempre foram protagonistas nas eleições de Teixeira tem no nome de Anderson Pinto uma opção para renovação do quadro político, como aconteceu com Uldurico Jr. que se elegeu deputado federal com apenas 22 anos e sua atuação com ideias novas tem sido uma revelação. Além disso, um novo grupo está sendo formado nos bastidores de correligionários de Temóteo que não estão satisfeitos com sua atuação no campo político e poderão atrair outros nomes que hoje não fazem parte do grupo político de Temóteo.

 

Nomes preferidos hoje

No cenário atual os nomes que estão na pauta e que aparecem em melhores condições de disputar a eleição, de acordo com as pesquisas, por ordem são: Caio Checon, João Bosco, Marta Helena, Marcelo Belitardo, Temóteo Brito, Jonathan Molar e Lucas Bocão. Entretanto desses nomes 4 deles tem mais condições de disputar a eleição hoje: Caio Checon, João Bosco, Marcelo Belitardo e Temóteo Brito. Nas diversas simulações o nome que mais cresce é o de Caio Checon que com 4 candidatos, se a eleição fosse hoje, consolidaria a vitória. Ainda existe a hipótese de João Bosco não ser candidato por impedimento legal, e apoiar Eujácio Dantas como candidato do PT, que poderá receber o apoio do Governador. Se João Bosco não sair candidato, uma fatia significativa dos votos dele migra para Caio.

 

Temóteo se filiou ao PP

No dia 05/10 o prefeito Temóteo Brito oficializou a sua filiação ao Partido Progressista (PP) que na Bahia é liderado pelo vice-governador João Leão que marcou presença juntamente com o deputado Ronaldo Carletto outro peso pesado do partido na Bahia. No ato público promovido pelo prefeito Temóteo Brito, contou com um público avaliado em mais de 2 mil pessoas. Entre os que fizeram uso da palavra estava o vice-prefeito Lucas Bocão, que hoje está alinhado com o prefeito e tem tido uma atuação significativa no governo principalmente na área social, na saúde e nos serviços básicos, ao ouvir os reclamos do povo no seu programa diário na Rádio Eldorado. O que mais se comenta nos bastidores é que o vice-prefeito deverá assumir a qualquer momento o governo, diante da possibilidade de um afastamento temporário do prefeito, para tratamento de saúde.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK




Publicado em 02/10/2019 ás 09:20h

CURTAS E PICANTES (154)

 

Caravelas em Destaque

As pesquisas realizadas no mês de setembro pelos Institutos Decisão e Foco, colocaram Caravelas em destaque na Imprensa e na política baiana. O Instituto Foco mostrou que os índices ótimo/bom/regular somaram 82% e o ruim/péssimo 14%. Enquanto que o Instituto Decisão mostrou que os índices ótimo/bom/regular chegaram a 88% e o ruim/péssimo 11%. Diante dos números alguns órgãos de imprensa divulgaram o bom desempenho do prefeito, ficou como um dos 10 prefeitos mais bem avaliados do Brasil e o melhor da Bahia. Outros dados que ainda não foram divulgados dizem respeito a avaliação dos diversos setores da administração, todos estão acima de 90% como a Educação 96%, Iluminação 95%, e os demais itens Saúde, Assistência Social, Coleta de Lixo/Limpeza urbana, infraestrutura estão com 93% de aprovação.

 

Potencial turístico

O território do Extremo Sul da Bahia composto de 13 municípios, além do grande potencial de agronegócio tem no turismo um fator importante para seu desenvolvimento, hoje a cidade que tem maior infraestrutura e mais frequentado é o Prado. Com um extenso litoral, a cidade possui praias paradisíacas com águas mornas e calmas. Considerando toda a costa, são 84 km de belas praias, com paisagens que são quase intocadas, ou seja, a natureza é super conservada. Para aproveitar o visual emoldurado pelas falésias, é indicado um passeio de barco ou uma simples caminhada pelo litoral norte. Da praia da Paixão até a praia Japara Grande é possível encontrar opções de praias de muito sossego permitindo que o turista desfrute do passeio com tranquilidade. O Prado possui a melhor infraestrutura das 5 cidades da Costa das Baleias, com cerca de 100 hotéis e pousadas.

 

Cidade histórica

O prefeito Silvio Ramalho pretende colocar Caravelas na rota do descobrimento, uma vez que Caravelas foi um dos primeiros pontos visitados pelos navegadores, pois em 1503 ali aportou o navegador Américo Vespúcio. Este, retornando a Portugal, primeiro fundou uma feitoria, deixando nela 24 homens, e fortificada por 12 peças de artilharia. O prefeito pretende resgatar a história de Caravelas e ativar o turismo cultural. Além disso, Caravelas teve um porto navegável que foi alimentado pela estrada de ferro  Baiaminas que foi inaugurada em 1881 e desativada em 1966. Seus 578 quilômetros ligaram o vale do Jequitinhonha ao Atlântico, de Araçuaí a Ponta de Areia, onde os trilhos desembocavam num porto que recebia navios da costa do Sudeste. Caravelas tem história pra contar e vale a pena conhecer!

 

A política antecipou

Devido a atuação das redes sociais, as campanhas eleitorais já foram antecipadas e os nomes dos possíveis candidatos já ganharam as ruas nas diversas cidades. Aqui na região aonde a política sempre foi mais aquecida que é Teixeira de Freitas os nomes que deverão disputar as eleições já aparecem nas enquetes e nas pesquisas que são divulgadas com grande intensidade. Os nomes mais comentados são em número de 6 que pontuam hoje acima de 2 digitos: Caio Checon, João Bosco, Marta Helena, Marcelo Belitardo, Jonathan Molar e Lucas Bocão. Além desses, o prefeito Temóteo Brito entra no jogo na medida em que ele está se colocando como candidato, ainda mais agora, que está de mãos dadas com o vice-prefeito Lucas Bocão, que está levando otimismo ao grupo do prefeito. Vamos ver se dá tempo!

 

Rui Costa na região

O município de Medeiros Neto recebeu a visita do governador Rui Costa nesta terça-feira (1º), quando foi realizada uma série de entregas e anúncios de novos investimentos. Rui entregou uma unidade móvel para rastreamento dos cânceres de colo do útero e de mama. Foram inaugurados ainda os sistemas de abastecimento de água em três localidades e pavimentação no trecho da BA-290 que dá acesso à sede e aos municípios de Vereda e Itanhém. “A carreta do rastreamento de câncer vai se juntar à Policlínica de Teixeira de Freitas para atender 13 municípios, vai ficar aqui na região exclusivamente pra fazer exames de prevenção de câncer de mama e de colo do útero. A Bahia já ocupa o primeiro lugar no ranking da prevenção, e vai continuar fazendo essa que é a melhor política pública de saúde, a prevenção e diagnóstico precoce”, afirmou o governador.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK




Publicado em 25/09/2019 ás 09:20h

CURTAS E PICANTES (153)

 

Prefeito trabalhador

Duas pesquisas realizadas por Institutos diferentes, Decisão e Foco, praticamente na mesma data, mostraram que o prefeito Silvio Ramalho de Caravelas tem um índice de aprovação superior a 80%. Silvio tem se destacado como o prefeito de maior popularidade no Estado da Bahia, e o quarto mais bem avaliado do Norte e Nordeste, e está entre os 10 mais bem avaliado do Brasil. Se a eleição fosse hoje, como candidato a reeleição teria na menção de votos espontânea 2 vezes mais do que a soma dos demais candidatos. Enquanto que na estimulada no confronto direto com o candidato mais forte da oposição teria 54% e o adversário 20%. O prefeito norteia sua administração procurando saber com precisão as prioridades. Além de realizar grandes obras, é um raro modelo de exemplo como gestor, tem sido convidado por faculdades para falar sobre gestão pública.

 

Candidaturas possíveis

Se a eleição fosse hoje, em Teixeira de Freitas, teria 5 candidaturas possíveis, de acordo com as pesquisas: Caio Checon, João Bosco, Marta Helena, Marcelo Belitardo e o prefeito Temóteo Brito que é competitivo devido ao peso da máquina e seu poder de articulação. Os demais pré-candidatos que aparecem nas pesquisas ainda não tem musculatura para disputar a eleição. Com 5 candidatos, que é o mais provável, quem tiver 25% deverá ganhar a eleição, com 4 candidatos quem tiver 30% ganha. A banca de apostas está aberta: quem será o candidato que tem mais chance de ganhar a eleição? Além das coligações que poderão ser feitas, existe o eleitor que precisa ser conquistado que cada vez está mais exigente. É bom lembrar que o eleitor primeiro decide em quem não votar.

 

Novidades em Porto Seguro

Segundo noticias extraoficiais, Ulbaldino Junior está se posicionando como pré-candidato a prefeito, mesmo sob júdice. Ubaldino mesmo sem poder ser candidato tem sido um dos principais protagonista da eleição de Porto. Nas 3 últimas eleições ele colocou dois irmãos dele para disputar a eleição e foi o principal puxador de votos para os irmãos. Na próxima eleição Ubaldino pode está colocando o seu nome para depois transferir os votos para seu filho que ainda é desconhecido. Existe a pressuposição que Ubaldino não apoia mais seu irmão Lucio Pinto que foi candidato duas vezes, pelo fato de ter se casado com a filha de Maria Menezes, uma adversária de Eunápolis que tem grande influencia sobre a filha. Em Porto Seguro existe a possibilidade de renovação com uma candidatura do ramo turístico e esse candidato tem nome: é o empresário Paulinho Tô a Toa.

 

Posicionamento de Bocão

Depois que o vice-prefeito Lucas Bocão foi convidado pelo prefeito Temóteo Brito para participar do governo, resolveu aceitar por uma questão de prerrogativa constitucional. Além disso, no seu programa diário vinha sempre cobrando do prefeito uma abertura para que ele pudesse ajudar governar. Depois de uma reunião com o Secretariado e o prefeito, houve também uma reunião com os vereadores que participam da base aliada, Lucas sugeriu que fizesse uma nova proposta visando dar mais celeridade as ações do governo e deu o nome de “Acelera Teixeira.” Inclusive Lucas abriu seu programa para que seus ouvintes trouxessem os problemas para que ele pudesse atuar junto às secretarias do governo, principalmente na área social, e também na iluminação pública, na limpeza urbana e coleta de lixo.

 

Retrospectiva com Garotinho

O ex-vereador e ex-líder de governo, Júlio Garotinho anunciou nesta última segunda-feira (23) que está em andamento seu pedido de exoneração do cargo de chefe de divisão da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas. Em reunião com o deputado federal Valmir Assunção e coordenadores do MST Evanildo, Paulo César e Vitor, Júlio Garotinho tratou assuntos sobre sua saída do governo Temóteo. O jornalista e radialista contou que quer está focado inteiramente a um novo projeto e que estará estreando em breve seu programa de rádio “Retrospectiva com Garotinho”, na rádio Caraípe FM. “O meu programa será de entrevistas, onde buscarei valorizar e enfatizar assuntos que já foram tratados. Será um bate-papo com cunho de retrospectivas”. Garotinho enfatizou que na última eleição apoiou Temóteo Brito e que sai da prefeitura agradecendo o prefeito.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK




Publicado em 19/09/2019 ás 09:20h

CURTAS E PICANTES (152)

 

A circunstância e os fatos

“Não existem princípios; apenas fatos. Não existe o bem e o mal, apenas circunstâncias. O homem superior se apoia em fatos e circunstâncias a fim de guiá-los. Se houvesse princípios e leis fixas, as nações não as mudariam como mudamos de camisa.” È por isso que a política é tão dinâmica e tudo muda a qualquer momento, a depender dos fatos novos que possam acontecer e as circunstâncias do momento. O mais difícil da política é entender cada momento. Não se faz política olhando para o retrovisor, porque o que aconteceu no passado, certamente tem tudo para não acontecer novamente. Na eleição passada colocar Lucas como candidato a vice-prefeito foi uma decisão acertada, isso aconteceu devido a composição feita com Uldurico Pinto, que foi importante para vencer a eleição.

 

O mundo é um cassino

“O mundo é como um imenso e dissimulado cassino e todos nós fazemos parte dele. Quanto mais rápido você descobrir as regras do jogo, maiores serão as suas chances de sucesso.” Quem entra no jogo sem conhecer as regras termina se perdendo. É por isso que a política pode ser comparada também com um jogo de futebol que obedece a regras e estratégias refinadas. “A invencibilidade, reside na defesa, e a vulnerabilidade revela-se no ataque.” Isso porque, quem ataca o tempo todo, corre o risco de perder o jogo, porque deixa a retaguarda aberta. Nesta eleição a maior briga está desenhando que será entre 2 velhos adversários: Temoteo Brito e Uldurico Pinto. Por isso que existe a possiblidade dos 2 serem os principais protagonistas da disputa, mesmo se não forem candidatos.

 

Avaliação dos governos

Na disputa eleitoral é importante a avaliação do governo para que haja possibilidade de disputar a eleição com chance de vitória. Na região, o prefeito melhor avaliado até agora, tem sido Silvio Ramalho. Em caravelas recentemente a oposição fez uma reunião com o objetivo de derrotar o prefeito. No entanto Silvio é o prefeito que mais faz pesquisas para monitorar o seu governo, e usa a pesquisa como balizador das suas ações, procurando saber com precisão o que o povo deseja, espera e prioriza. Com isso ele atua sem medo de errar e tem dado certo, porque os números falam mais alto. Durante essa semana foi feita mais uma pesquisa em todo município de Caravelas, o prefeito já autorizou divulgar, independente do resultado. Silvio é destemido e não tem medo da verdade.

 

Como escapar dos bajuladores

Os bajuladores são uma praga presente em todos os níveis de relacionamentos, mas principalmente nos que envolvem o poder. A única preocupação dessas pessoas é agradar. Por isso, escondem o que na verdade pensam e sentem e dizem apenas aquilo que soa doce e suave aos ouvidos daqueles em cujas graças pretendem cair. O problema é que as pessoas se comprazem tanto nas coisas que dizem respeito a elas próprias, e se deixam enganar tão facilmente sobre si, que é difícil querer se libertar da bajulação. Além disso, mesmo quando se quer evitá-la, corre-se o sério risco de cair em desconsideração. Pois não há outro modo de alguém se livrar da bajulação senão deixando claro a todos que não se ofende com a verdade. A verdade é dura mas é a verdade, e deve ser ouvida.

 

O assunto mais comentado

O vice-prefeito Lucas Bocão foi convidado pelo prefeito Temóteo Brito para ajudar o governo, Lucas aceitou porque, segundo ele, é uma prerrogativa constitucional como vice-prefeito e por isso ele vai procurar dar a sua contribuição sobretudo na área Social, com destaque para a Saúde, Educação e Bem Estar Social. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o vice-prefeito abre o jogo e fala sobre sua nova fase política ao lado do prefeito Temóteo Brito. Mesmo tendo relutado inicialmente de que teria havido qualquer acordo, mas depois de uma semana deu sinais evidentes de que havia algum tipo de entendimento ao levar membros do governo a seu programa já seria um sinal de que o prefeito poderia recompor com seu vice-prefeito. Vamos aguardar e torcer para dar certo.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK




Publicado em 11/09/2019 ás 09:20h

CURTAS E PICANTES (151)

 

Muita água pra rolar

Teixeira hoje deve ter mais de 10 nomes que se comenta que serão candidatos a prefeito. Mas como ainda falta um ano, muita água ainda vai rolar por debaixo da ponte e outros nomes ainda poderão surgir. A primeira coisa é saber qual o perfil do candidato que o povo quer. Segundo a última pesquisa os 3 critérios mais exigidos para escolha de um candidato são: 1 – Honestidade/Caráter/Ficha limpa. 2 – Mudança/Renovaçao. 3 – Propostas/Projetos/Ideias. O candidato que não se enquadrar nesses perfis, pode desistir. Foi por isso que no Rio de Janeiro o Governador atual, o juiz Wilson Witzel saiu de 2% e ganhou a eleição. Será que Teixeira também não queria um juiz? Muita gente ver em Dr. Argenildo Fernandes um bom nome, mas dificilmente aceitaria, mesmo porque teria que abrir mão do judiciário.

 

Polarização de candidaturas

Ainda que tenha várias candidaturas, a tendência de todas eleições é polarizar entre dois candidatos. É bem provável que um dos candidatos que vai disputar a eleição é o prefeito Temóteo Brito pelo fato de está com a máquina nas mãos e promete realizar muitas obras, principalmente de asfaltamento da cidade que é carente de infraestrutura. O outro candidato ainda não se sabe ao certo quem irá polarizar. Se a eleição fosse hoje o pré-candidato que tem mais musculatura é Caio Checon, que vem de duas eleições consecutivas, uma como candidato a prefeito e outra como candidato a deputado federal e em ambas foi bem votado. Outro nome forte é o ex-prefeito João Bosco, se puder ser candidato. Não se pode deixar de considerar que algum nome poderá surpreender. Ainda tem tempo pra isso.

 

Entrevista na Radio Eldorado

Atendendo ao convite do diretor da Rádio Eldorado, Sergio Guimarães, participamos de uma entrevista no programa do Bocão. Abordamos 3 temas que vem sendo objeto das últimas discussões: 1 – Liberdade de Expressão. 2 – O efeito desagregador das pesquisas. 3 – O uso irregular dos Fake News. Os 2 primeiros temas foram objeto de debate nas nossas colunas Curtas e Picantes e Bastidores do Poder. Com relação aos Fake News o Tribunal Superior Eleitoral vem fazendo um trabalho intenso com a ajuda da imprensa e da Polícia Federal, no sentido de coibir esse crime que é praticado por pessoas inescrupulosas que se escondem atrás do anonimato para atacar a moral e a honra das pessoas covardemente. As autoridades devem se preparar para combater esse crime.

 

Posicionamento de Bocão

O que mais se comenta nos meios políticos de Teixeira é sobre o novo posicionamento do vice-prefeito Lucas Bocão. O comentário generalizado é que houve uma recomposição com o prefeito Temóteo Brito, ainda que Lucas negue de pés juntos. Se isso aconteceu de fato, mais cedo ou mais tarde ele vai ter que oficializar a sua postura, se vai continuar fazendo oposição, ou será um aliado para ajudar o prefeito a governar, o que é um direito assegurado pela constituição. Ainda que ele não concorde com a forma de administrar do prefeito, mas havendo abertura de espaço no governo, Lucas poderá contribuir para dar uma oxigenada, nas questões políticas e administrativas. Uma das alternativas seria criar sub-prefeituras e o vice-prefeito daria maior contribuição à administração. Será que vai dar certo?

 

Mandioca na alimentação

A mandioca é uma planta de grande versatilidade, podendo produzir diversos produtos, subprodutos e estar presente na alimentação humana e animal. É uma planta que pode ser aproveitada de forma integral, podendo substituir os tradicionais milho e soja na produção de ração para as diferentes categorias animal. A parte aérea da mandioca pode ser utilizada na alimentação animal de duas formas: desidratada e triturada na composição de ração como fonte de proteína, e na produção de silagem. A fonte da proteína mais utilizada é o farelo de soja, no entanto a parte aérea da mandioca tem sido desprezada no campo como fonte de proteína, ou seja, tem se perdido muito dinheiro com a não utilização da parte aérea da mandioca. A raiz da mandioca é excelente fonte de energia, e pode ser utilizada de diferentes formas.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK




Publicado em 06/09/2019 ás 09:20h

CURTAS E PICANTES (150)

 

Existe imprensa livre?

Liberdade de expressão é um direito fundamental do homem que garante a manifestação de opiniões, ideias e pensamentos sem retaliação ou censura por parte de governos, orgãos privados ou públicos, ou outros indivíduos. No Brasil, a liberdade de expressão é garantida pelo artigo 5º inciso IX da Constituição Federal: “É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;” A partir do enunciado, podemos concluir que, no Brasil, todos têm o direito de expressar suas ideias, opiniões e sentimentos das mais variadas formas, sem que essa expressão seja submetida a um controle prévio, por censuraDe forma sintética, a censura é um controle que se faz sobre matérias que serão publicadas.

 

 Nada a comemorar

O simples fato de termos publicado na coluna BASTIDORES DO PODER, no grupo Senadinho, que o nosso site Foco no Poder, não estará mais na folha de pagamento da Prefeitura, porque quer ter mais independência, foi motivo para a oposição comemorar como se fossemos atuar como opositor ao governo. Entretanto deixamos claro na coluna que não iremos fazer oposição. Porém, uma das razões para essa tomada de decisão foi porque, membros do governo chegaram a nos solicitar que não comentássemos mais sobre a política Teixeirense. Entendemos isso como uma forma de querer vetar a liberdade de expressão, o que vem de encontro o que assegura a Constituição Federal no artigo 5º. A coluna CURTAS E PICANTES é opinativa e buscará cada vez mais ser independente.

 

Como ser independente

Ser independente na imprensa é levar a notícia como ela realmente acontece, na busca incessante da verdade. Desta forma seguiremos o que apregoa o prefeito de Teixeira, ao dizer que a imprensa deve ser livre para criticar, cobrar e até denunciar, sem temer que a verba publicitária seja cortada. Essa é a conduta da Secretaria de Comunicação do Governo Rui Costa. Aos parceiros que recebem do governo não lhes são cobrados que só falem os pontos positivos do governo, as criticas são aceitas como farol para guiar o governo. Na Bahia o maior exemplo de imprensa chapa branca, foi o Correio da Bahia, que só mostrava o lado positivo do governo. No entanto sequer era vendido nas bancas, era mantido com as verbas oficiais do Governo do Estado e dos municípios aliados de ACM.

 

Os mais comentados

Durante a última semana, o assunto mais comentado foi a mudança de comportamento do vice-prefeito Lucas Bocão. Ele tem afirmado que não fará mais oposição sistemática ao prefeito. Tem aberto seu programa para todos falarem, tanto da situação como da oposição. Em um dia levou membros do governo de Temóteo para responder perguntas sobre o andamento das ações do governo, e no outro dia abriu os microfones para os vereadores de oposição Marcos Belitardo e Jonathan Molar e também levou as diretoras da APLB para cobrar do prefeito as reivindicações da categoria, e aproveitaram para anunciar o movimento de protesto da classe de professores que deverá acontecer no desfile de 7 de setembro. Sem dúvida que a reaproximação entre o prefeito e o vice, ameniza o clima politico.

 

As pesquisas desagregam

Em qualquer parte do mundo, os órgãos de imprensa promovem a realização de pesquisas e publicam, não somente para informar sobre a avalição dos governos, mas também para saber quem tem condições de disputar as eleições. Em Teixeira quem publicar pesquisa, se torna desafeto da maioria dos políticos. Alguns se aborrecem porque não aparecem bem na pesquisa e outros porque acham que a pesquisa foi manipulada para prejudicar A ou B. Como está aproximando o período eleitoral, em Teixeira existe uma cultura de fazer pesquisa, até para apostar, enquanto os empresários fazem pesquisa com o objetivo de saber quem tem chance de ganhar para investir no candidato. Para os técnicos a pesquisa deve servir para saber o sentimento do povo e planejar a candidatura.   

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK




Publicado em 29/08/2019 ás 09:20h

CURTAS E PICANTES (149)

 

Novos ventos, novos tempos

O que se pode observar em Teixeira, a partir da voz das ruas e até mesmo através das redes sociais é que os ventos estão mudando de direção em relação às criticas ao governo Temóteo Brito. Depois que a comunicação oficial divulgou as realizações do governo e o que está programado também, até mesmo os adversários mais ferrenhos reduziram o tom da critica e se limitam a dizer que os recursos serão desviados. Cabe a Câmara de vereadores e até mesmo aos adversários fiscalizarem, para que os recursos sejam aplicados corretamente. As duas maiores prioridades da população, estão na Saúde e na infraestrutura, que serão altamente beneficiadas com os recursos que já estão sendo aplicados e os que estão programados para serem liberados através da Caixa Econômica Federal.

 

Obras programadas

Na saúde já estão em andamento as obras da Maternidade infantil, a Radioterapia, a Unacon, no Hospital Municipal a UTI, e as 5 salas de cirurgia estão sendo completamente reformadas, o Hospital de Base da Costa das Baleias, que vai beneficiar toda região deve começar dentro de pouco tempo. Além disso, o atendimento humanizado nas diversas unidades melhorou consideravelmente com a atuação do novo secretário e sua equipe. Na infraestrutura o asfaltamento das ruas já foi iniciado. Já está asfaltando a Av. que dá acesso ao campus 2 da Fasb e 4 ruas do Recanto do Lago. No dia 12/09 serão licitadas 59 ruas prioritárias em 21 bairros diferentes. Além disso, o empréstimo que foi aprovado pela Câmara de Vereadores com a Caixa Econômica Federal, o projeto é para asfaltar 231 ruas.

 

Possíveis candidaturas

Com a filiação do ex-secretário Eujácio Dantas ao PSD com as bênçãos do Senador Otto Alencar poderá acontecer a união da esquerda em torno do seu nome ou de Jonathan Molar, uma vez que João Bosco está inelegível. Com o lançamento da candidatura de Caio Checon ficou evidente que a direita também poderá ter uma candidatura única. A terceira candidatura é a do prefeito Temóteo Brito. Confirmando essas possibilidades haverá 3 candidaturas competitivas. Sendo que o prefeito poderá chegar na reta final como favorito, devido ao peso da máquina e as realizações do seu governo, isso poderá fazer ele chegar na eleição com alto índice de aprovação, e ter uma votação maior do que teve em 2016.

 

A força da comunicação

Já dizia o velho guerreiro Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”. Existe uma máxima na comunicação que é de vital importância. “Comunicar não é o que você diz, é o que os outros entendem”. Por maior que seja o número de realizações de um governo se não tiver uma comunicação proativa não vai chegar na ponta. Nada confere mais prestigio a um governante do que a realização de obras importantes para a população, no entanto se a população não for informada de forma clara a importância do beneficio ela não irá valorizar. O governo de Bolsonaro está pagando um alto preço devido a guerra que ele declarou aos principais meios de comunicação. Ele partiu do principio de que ganhou a eleição somente com as redes sociais, mas pra governar a realidade é outra.

 

As principais cidades

Depois de Teixeira, as 3 principais cidades do Extremo Sul são: Itamaraju, Mucuri e Prado. Itamaraju é a segunda cidade em população e é um município rico. Mucuri é o que tem a maior renda percapita, e o Prado é o maior polo turístico da Costa das Baleias. Em Itamaraju, o candidato favorito hoje é Luis Mário, que já foi vice-prefeito. Em Mucuri os 2 favoritos é o ex-prefeito Paulinho de Tixa seguido do aliado e ex-prefeito Robertinho. No Prado o favorito hoje é Gilvan, mas dificilmente terá condições de enfrentar o candidato da prefeita Mayra Brito, que vem desenvolvendo um bom trabalho e está bem avaliada, o candidato mais forte do grupo da prefeita é o atual presidente da Câmara de Vereadores, o popular Jorginho. Das outras cidades o prefeito mais bem avaliado é Silvio Ramalho de Caravelas.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK




Publicado em 23/08/2019 ás 09:20h

CURTAS E PICANTES (148)

 

Exposição de Teixeira

A 37ª Exposição agropecuária de Teixeira de Freitas promete ser a melhor de toda sua história. Quando ninguém acreditava no potencial da Agropecuária de Teixeira, em outubro de 1975 o atual prefeito Temóteo Alves de Brito, um visionário, idealizou e construiu o parque de exposição que leva o seu nome. Ao longo destes 44 anos já teve 36 exposições. Quando Temóteo assumiu o atual mandato, em janeiro de 2017, o parque estava completamente abandonado e depredado. Temóteo reuniu a diretoria da Coopmista tendo como presidente Artur Teixeira que juntamente com o Secretário de Agricultura Dori Neves, assumiram o desafio de reestruturar o parque e realizar a 35ª Exposição, que voltou a ser o sucesso que ajudou transformar a região em um dos maiores polos do agronegócio baiano.

 

Agricultura Familiar

A Semana da Agricultura Familiar que ocorreu nos dias 13 a 18/08, encerrou com chave de ouro a 3ª edição. A iniciativa teve como foco direcionar as políticas públicas aos pequenos agricultores, a promotora foi a Secretaria Municipal de Agricultura e teve outras Secretarias como parceiros e também o IF Baiano e a Ceplac. Foram realizadas atividades com a temática “Desenvolvimento em tempos de crise”. O Secretário Dori Neves, ressaltou que a semana foi uma oportunidade de incentivar e divulgar a agricultura do município, como também expor o que é produzido pelo campo e conscientizar a importância do trabalho dos agricultores. Devido ao sucesso alcançado o Secretário vai ser agraciado pela Câmara de Vereadores com uma Moção de Congratulação em reconhecimento pela grandiosidade do evento.

 

Otto será candidato ?!

Para manter firme a atual aliança governista até 2022, quando ocorre a sucessão do governador Rui Costa (PT), aliados do chefe do Executivo baiano começaram a amadurecer a ideia do senador Otto Alencar (PSD) ser candidato à prefeitura de Salvador em 2020. A iniciativa teria como foco prioritário unificar os partidos da base de Rui em torno do nome de Otto, caso outras candidaturas não apresentem musculatura suficiente para o embate com o grupo do prefeito ACM Neto. Em troca dessa unidade no próximo ano, o PSD desistiria de uma candidatura ao governo e apoiaria o senador Jaques Wagner ou outro petista nas eleições estaduais de 2022. Essa é uma manobra arriscada para retirar Otto Alencar de tempo, uma vez que hoje é o favorito para governador. Não estaria na hora do PT recuar?

 

Candidatos prováveis

Na última eleição de Teixeira o embate se deu entre Temóteo e João Bosco, porém Marta Helena e Caio Checon marcaram posição e saíram fortalecidos das urnas, a eleição de deputado veio consolidar a posição dos dois, porque tiveram praticamente a mesma quantidade de votos, ou seja, 13 mil votos. Portanto já se tem como certas as 4 candidaturas. Resta saber dos demais pré-candidatos quem vai ter musculatura para disputar a eleição, porque Marcelo Belitardo e Jonathan Molar tiveram um crescimento surpreendente e hoje disputam a segunda posição nas pesquisas, os dois estão surfando na onda da renovação. Além disso, Marcelo tem o respaldo do DEM, e é o candidato oficial do partido de ACM Neto, e Molar faz parte do novo grupo político com apoio do empresário Sergio Guimarães e do deputado Robinho, juntamente com o vice-prefeito Lucas Bocão.

 

Câmara aprova empréstimo

A Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas aprovou decreto de Lei autorizando o prefeito tomar empréstimo na Caixa Econômica Federal no valor de R$ 50 milhões para investir em infraestrutura. Além desse valor o prefeito assinou contrato com o Ministério da Cidade de R$ 30 milhões para a mesma finalidade, não bastasse isso o deputado Ronaldo Carletto colocou R$ 20 milhões no orçamento da união para investir na área da saúde. Com tanto dinheiro a oposição acusou o golpe e partiu para o ataque, dizendo que o dinheiro será desviado. Não resta dúvida que o prefeito com esse dinheiro todo vai começar um ousado programa de obras atendendo as duas principais demandas da população, que é Saúde e Infraestrutura, e com isso, mudar o cenário que poderá ser favorável.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK




Publicado em 14/08/2019 ás 09:20h

CURTAS E PICANTES (147)

O DEM aposta nos maiores

As eleições municipais de 2020 foram a principal pauta da reunião da executiva estadual do DEM realizada nesta segunda-feira (12) na sede do partido. No encontro, o prefeito ACM Neto, o vice Bruno Reis, o presidente estadual da sigla, Paulo Azi, além dos demais integrantes da executiva e parlamentares, discutiram as estratégias que serão adotadas para o crescimento da legenda no pleito do próximo ano. O foco das conversas são os 50 maiores municípios do estado. O partido tem avançado em conversas de definição de comissões executivas provisórias em municípios importantes, definindo também as estratégias que vão implementar nesse período que antecede a definição das candidaturas. Em Teixeira até agora o DEM aposta em Marcelo Belitardo, mas tem Marta Helena do PSDB que é de um partido aliado.

 

Rui Costa fica de fora

Diante da crise que o PT atravessa em todos os níveis, o governador Rui Costa (PT) afirmou, nesta quarta-feira (14), que não fará articulações para as eleições municipais, estaduais e nacionais do partido. “Eu não pretendo entrar como articulador ou como militante”, disse. De acordo com ele, o momento atual é de reconstrução do PT. A legenda, segundo Rui, deve repensar filosofias, linguagens, prioridades e ações para “responder aos desafios da sociedade moderna”. Apesar de não pretender entrar no debate de nomes para as eleições, o governador se colocou à disposição para atuar como “conselheiro”. Em Teixeira de Freitas além de João Bosco está inelegível, o partido está caminhando para um racha, um grupo liderado pelo ex-secretário Eujácio Dantas sairá do partido.

 

Teixeira poderá polarizar

As eleições de Teixeira caminha para ter pelo menos 5 candidatos. Em 2012 foi polarizada entre Temóteo e João Bosco. Já em 2016 teve 4 candidatos competitivos. Temóteo venceu com 29% dos votos totais. Se em 2020 tiver 5 candidatos deverá ganhar quem tiver 25%. No entanto como Teixeira é uma cidade polo e está entre as 10 maiores da Bahia, tanto o DEM de ACM Neto, como a base governista deverão trabalhar para polarizar a eleição. Do DEM já se sabe quem poderá ser o candidato, mas da base do governo ainda não se pode prever quem terá maior chance de vitória. Considerando o peso da máquina e o poder de articulação do prefeito, ele já começou a se movimentar e tem afirmado com todas as letras que irá para a reeleição. Temóteo sem poder disputou 4 eleições, imagina com poder!

 

Eleitores mais exigentes

A política mudou e quem não entender isso poderá ficar fora do jogo. O eleitor está mais exigente e quer saber qual o candidato que terá mais condições de fazer uma gestão com moralidade e, sobretudo com mais eficiência. Quem tiver um passado comprometido com a corrupção terão poucas chances, a exemplo do que aconteceu na última campanha presidencial. Venceu quem mais passou a ideia para a população que o dinheiro público seria respeitado. Por isso Bolsonaro venceu a eleição sem partido forte e sem recursos, derrotando o petismo. No nordeste Bolsonaro perdeu para o candidato do PT que representou a figura de Lula que se fosse candidato teria grande chance de ganhar. Porém na medida em que a expectativa de Lula sair da prisão diminui o PT também está definhando.

 

De como obter prestigio

“De todas as ações e virtudes de um líder, nada confere maior prestígio do que realizar grandes obras e servir, ele próprio, como raro modelo para seu povo”. Grandes líderes da história da humanidade e até do Brasil, adquiriram prestígio realizando grandes obras, foi assim com Juscelino Kubitschek que foi eleito com um Plano de Metas: “50 anos de progresso em 5 anos de realizações”. O Plano pretendeu atuar em cinco setores da economia nacional e estabeleceu várias metas para cada um deles, esses setores foram: energia, transportes, indústrias de base, alimentação e educação. Esse plano consistia em um projeto de desenvolvimento nacional com trinta e uma metas, a trigésima primeira meta era a construção de Brasília e a transferência da capital federal para lá.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK




Publicado em 10/08/2019 ás 09:20h

CURTAS E PICANTES (146)


 

Câmara aprova reforma

Depois quase dez horas de votações, o Plenário da Câmara concluiu a votação da reforma da Previdência em segundo turno. Os deputados rejeitaram os oito destaques apresentados e mantiveram sem alterações o texto principal aprovado no dia (7). Ao encerrar a sessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), agradeceu o apoio de todos os partidos na construção e na aprovação da reforma. “Ninguém chega a um resultado desse sozinho”, disse. Ele recebeu os cumprimentos dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Como o texto do primeiro turno foi mantido, não há necessidade de que a proposta seja novamente aprovada em comissão especial. A matéria foi encaminhada para o Senado, onde passará pela (CCJ) e precisa ser aprovada em dois turnos.

 

Movimentação partidária

Foi iniciada a movimentação partidária em Teixeira de forma antecipada. A saída de Temóteo do PSD provocou um pronunciamento do Senador Otto Alencar que foi cordial ao aceitar a carta de desfiliação do prefeito. Temóteo vai para o PP do vice-governador João Leão, com o aval de Ronaldo Carletto, homem forte do partido e que tem beneficiado Teixeira com verbas no orçamento com valor superior a 20 milhões de reais. A deputada federal Lídice da Mata presidente do PSB baiano esteve em Teixeira nesse final de semana empossando a nova diretoria do partido. Aconteceu também nessa semana a adesão do Vice-prefeito Lucas Bocão ao PSD, aceitando o convite do deputado federal Paulo Magalhães. Em breve haverá um ato de filiação do grupo que terá Lucas como pré-candidato.

 

Candidatos regionais

Em Itamaraju o prefeito Marcelo Angênica irá enfrentar um adversário que hoje é o preferido da população. Por onde se anda na cidade o nome que mais se ouve é o de Luis Mário que foi o vice-prefeito de Pedro da Campineira e na última eleição ficou na segunda colocação perdendo a eleição por uma diferença pequena de votos. Como o prefeito está com a rejeição alta devido principalmente ao número de propostas não cumpridas e a má qualidade do serviço de  saúde está deixando a população inconformada. Na cidade do Prado a prefeita Mayra Brito que está com a administração bem avaliada precisa fazer melhor divulgação do seu trabalho. Mayra pretende eleger o sucessor, o nome do grupo que tem maior visibilidade é o de Jorginho, o presidente da Câmara de Vereadores.

 

Candidatos de Nova Viçosa

O fato do prefeito de Nova Viçosa, está com a administração com baixa aprovação faz com que os adversários despontem como favoritos na próxima eleição. Os favoritos hoje são: Dr. Cirnei e Luciana Machado, esposa do deputado Robinho, que não manifestou ainda a candidatura, só a partir de Janeiro é que tomará posição. Enquanto isso um nome que vem ganhando força em todo Município é o ex primeiro Ministro de Manoelzinho, o Dr. Charles, que foi candidato a sucessão de Manoel e perdeu para Robinho. A política de Nova Viçosa tem sido polarizada ente o grupo de Manoelzinho e o de Robinho que veem se alternando no poder há mais de 20 anos. O nome de Dr. Charles ganha força porque o povo de Nova Viçosa vê nele a condição de fazer uma gestão com mais eficiência e com menos política, isso porque ele é um técnico.

 

Candidatura de Temóteo

O prefeito Temóteo Brito não deixa dúvidas com relação a sua candidatura a reeleição. Quando interrogado se seria candidato, ele afirmou de forma enfática que tem 99,9% de possiblidade de ser. Acredita-se que devido a sua determinação, a única possibilidade de não ser candidato poderá ser problema de saúde, caso contrário ele vai pra cima. Temóteo se projetou como líder político regional devido a sua determinação em realizar obras grandiosas que marcaram a sua vida pública, e serviu de modelo de exemplo como homem que teve a sua trajetória marcada pelo trabalho, quer como político ou como empresário e muitas vezes ressurgiu das cinzas. O fato de Temóteo hoje está com a avaliação baixa não é motivo para fazer ele recuar. Afinal depois de 20 anos de tentativa ele retornou ao poder.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK