editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Então é Natal

Publicado em 5 de dezembro de 2017 às 18:08h

Decoração de Natal de Teixeira de Freitas é assinada pelo renomado artista plástico – Valmir Prado

por Katia Armini

A cidade de Teixeira de Freitas inaugurou nesta terça-feira (5/12) sua decoração de Natal nos principais pontos estratégicos da cidade, entre eles, as praças da Bíblia, Castro Alves (Praça dos Leões) e praça da Prefeitura.

Além do Papai Noel e as renas, a cenografia assinada pelo renomado artista plástico Valmir Prado de Feira de Santana, conta com presépio, muita iluminação e enormes estátuas douradas representando camelos e os Reis Magos. A iluminação está sendo executada pela Empresa Artes na Rua, que é da Paraíba. Todo o projeto foi resultado de uma parceria da Prefeitura de Teixeira de Freitas com a CDL.

Apesar  da decoração natalina servir para aclimatar a população para a festa, incentivando a troca de presentes e aquecendo o comércio local, o principal objetivo da iniciativa visa manter acesa a chama  da alegria infantil de pessoas de várias idades para o nascimento de Jesus Cristo.

O Natal, deve se consolidar, mais uma vez como a data mais importante para o comércio, gerando lucro para as empresas e também renda e oportunidade de emprego para alguns trabalhadores. Apesar deste fato, especialistas em nível nacional apostam num natal mais retraído em razão da instabilidade política e econômica e do enorme número de desempregados.

O que se percebe, também, é um esfriamento motivado por movimentos anticonsumistas ou religiosos. A expectativa de dar e receber presentes no natal, hoje, é mais tímida, influenciando as futuras gerações.

Jargões como: “É uma invenção do comercio para fazer a gente comprar”; “Cristo não nasceu neste dia”; “Papai Noel é idolatria”, vêm minando há décadas e incentivando as famílias a minimizarem a beleza da data, subtraindo das futuras gerações a alegria do Natal, tanto em seu real sentido, quanto em sentido folclórico.

Fotos: Jehn Cleber

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.