editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Educação

Publicado em 16 de Maio de 2018 às 10:20h

Educação teixeirense ganha dia “D” para estudos a respeito do BNCC

por Foco no Poder

Disparado nesta última sexta(11), o dia “D” para estudos a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no município, é promovido pela Secretaria de Educação e Cultura(SMEC)/Núcleos de Apoio Pedagógico a Educação(NAPE’s). Ministrado nas Escolas, os estudos devem reunir gestores das Escolas Municipais, Conselho Escolares e todos os envolvidos com a educação (porteiro merendeiras, serviços gerais, professores, alunos, ajudante de ensino).

Desenvolvido de forma individual dentro de cada unidade escolar da rede municipal de ensino, o dia “D” abre os estudos e dá amplitude aos diversos estudos e pesquisas a respeito do documento, realizados pela SMEC/NAPE’s ao longo do processo homologação desse, que deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

Os estudos ainda devem continuar na rede até o mês de junho. Sendo assim, segue >>AQUI<< o cronograma de ações e as respectivas datas de estudo do documento por segmento.

Entenda o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Primeiramente ela(BNCC) não é uma diretriz e nem um plano nacional curricular, e sim um “documento de caráter normativo” que estabelece os conhecimentos/aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

ASCOM/EDUCAÇÃO | da Redação com informações do MEC

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.