editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Biodiversidade

Publicado em 28 de março de 2019 às 06:39h

Encontro discute implantação do polo da biodiversidade no Extremo Sul

por Redação

Aconteceu nesta terça (26) e quarta-feira (27), no Arboretum, em Teixeira de Freitas, a primeira oficina de planejamento do Polo Biriba/Mata Atlântica, que é uma rota de biodiversidade que pretende estimular o desenvolvimento econômico e social a partir da estruturação da cadeia produtiva de fitomedicamentos e fitoterápicos.


Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, dos Ministérios da Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional e da Firocruz.
A rota da biodiversidade é um projeto do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Durante o encontro da tarde desta quarta-feira, foram discutidos temas necessários para a elaboração do diagnóstico da cadeia produtiva, foi criado o comitê gestor, definidos os municípios integrantes, objetivos, metas, prioridades e parceiros.


Para o diretor do Centro de Inovações e Biodiversidade em Saúde da Fiocruz, Glauco Villas Bôas, é de suma importância para a Região Extremo Sul estar inserida no Programa Rotas da Integração. “É uma expectativa muito boa, porque a região tem um potencial grande. Nesta oficina construímos um planejamento estratégico do polo, criamos uma carteira de projetos e formamos um comitê gestor, com os atores sociais da região. Este é um programa participativo, e que tem o potencial e o planejamento para que daqui há cinco anos já tenhamos produtos que dependam desta cadeira produtiva,” destacou Villas Bôas.
Rotas da Integração Nacional
A iniciativa faz parte do Programa Rotas de Integração Nacional, redes interligadas de arranjos produtivos locais que promovem inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos associados, a partir de ações coletivas e iniciativas de agências de fomento. Fonte: Ascom

Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.