editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Grupo Família Autista

Publicado em 3 de abril de 2019 às 11:17h

Equipe do CER participa da tradicional caminhada de conscientização sobre o autismo

por Vanessa Silva

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização Autista, neste dia 2 de Abril (segunda-feira), às 16h, foi realizada a tradicional caminhada do Grupo Família Autista, que, desde 2013, realiza a caminhada em Teixeira de Freitas para mostrar à população que conviver com pessoas autistas é uma grande oportunidade de aprendizado.

Além da participação efetiva da equipe de Deficiência Intelectual do Centro Especializado em Reabilitação – CER-IV -, formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas , pedagogas e fonoaudióloga, a caminhada contou com o apoio da Polícia Militar, Instituição Casa Lúdica, Projeto de Equoterapia, alunos do Colégio Militar e de escolas e centros educacionais, estudantes da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e da comunidade.

Para a idealizadora deste movimento em Teixeira de Freitas, Jandiara Andrade, é fundamental que as pessoas entendam o que é o autismo e aprendam a conviver normalmente com as pessoas autistas. “O fato de termos um filho autista nos faz ver a grandeza do valor do ser humano, de enxergar o outro, de abraçar, de aceitar as diferenças. É com despertar para o crescimento como pessoa.”, destacou emocionada a mãe do Luiz, que teve o diagnóstico com 2 anos de idade e hoje está com 16 anos.

Uyara Andrade, irmã do Luiz, explica que é fundamental o apoio da família para que a criança com autismo tenha um desenvolvimento melhor. “O nosso irmão é autista e hoje tem 16 anos, no início foi difícil, mas com muito estudo e acompanhamento de profissionais, nossa família conseguiu ter uma relação bem mais produtiva, passamos a entender sobre o autismo. O nosso objetivo é dividir com toda sociedade as nossas experiências.”, explicou Nayara.

Fonte: Ascom/ Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK

Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.