editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

SAÚDE

Publicado em 2 de dezembro de 2017 às 15:06h

Expectativa de vida do brasileiro sobe para 75 anos e 9 meses

por Foco no Poder

Para as mulheres, a expectativa de vida agora é de 79 anos e 4 meses e para os homens é de quase 72 anos. A diferença de gênero é explicada pela maior incidência de óbitos por causas externas ou não naturais em homens jovens, como homicidio e acidentes automobilisticos.

No ano passado, um homem de 20 anos tinha quatro vezes mais chance de morrer antes de completar 25 anos, do que uma mulher com a mesma idade.

Já entre os estado brasileiros, quem está na liderança é Santa Catarina, onde a previsão passa de 79 anos. Por outro lado, no Maranhão não chega a 71 anos.

O IBGE também mediu a expectativa para quem já está na terceira idade e, na média, quem completou 65 anos no ano passado deve viver pelo menos mais 18 anos.

Essa expectativa sobe para 20 anos, no Espírito Santo, mas não chega a 16 anos, em Rondônia. Já a mortalidade infantil segue em queda e no ano passado foram registrados 15,5 óbitos de crianças menores de 5 anos  a cada mil, contra 16,1 óbitos, em 2015.

Entre os récem-nascidos, a probabilidade de não completar o primeiro ano de vida, no ano passado, foi de 14,4 a cada mil nascimentos para meninos e 12,2 a cada mil, entre as meninas.

Por EBC

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.