editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

A música e a educação

Publicado em 16 de julho de 2018 às 20:45h

Falta uma semana: a música vai tocar você no VI Encontro de Cordas do ICED

por Foco no Poder

Há seis anos uma ideia ousada e inédita em Teixeira de Freitas deu origem ao Encontro de Cordas do ICED. Desde o início foi sucesso. Com objetivo social e cultural, o evento que chega a sua sexta edição. A abertura será daqui a uma semana, no dia 23 de julho, no Auditório do Cetepes, sede do projeto Escolas Culturais. A cada ano o repertório é renovado sob temáticas desafiadoras, a deste ano é “Do erudito à Sanfona”. O ritmo é agitado para os músicos, que passam por aulas durante o dia e se apresentam durante a noite em diversificados concertos.

A entrada sempre é gratuita e neste ano, as apresentações irão acontecer em dois endereços. De segunda a quarta, na sede do projeto Escolas Culturais e de quinta a sábado, no Auditório da IBM (Igreja Batista Memorial). “Estão todos convidados, é sempre uma honra recebê-los, é pra isso que nossas crianças e jovens se preparam. Esse é um momento de muita realização”, convida o maestro Orley Silva, coordenador artístico do ICED.

Todos os músicos são participantes de programas que usam a música como instrumento de inserção social, como é o caso do Orquestrando Futuros, que ensina música clássica para estudantes da rede pública de ensino, moradores de bairros periféricos. São mais de trezentos participantes: crianças, adolescentes e jovens. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia

A música e a educação

A programação do VI Encontro de Cordas contempla o II Seminário Pedagógico da Rede de Projetos Orquestrais do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), que se somarão às aulas (Master Class) de canto e instrumentos. Além disso, paralelamente, acontece o III Colóquio Nacional de Educação Musical que neste ano tem o tema: “O Ensino Coletivo de Música em Espaços Não Formais Como Recurso Didático no Processo de Formação Docente”.

Agenda e atrações

A abertura, dia 23, segunda-feira, será no palco do projeto Escolas Culturais no Cetepes, com a Camerata do ICED. Na terça-feira, no mesmo endereço, se apresentará a Orquestra do Sisal, de Conceição do Coité, que como sugere o nome, toca em instrumentos feitos de sisal. A quarta-feira, mais uma vez no Cetepes, será temática: o Dia da Sanfona, com a Orquestra Regional.

Na IBM a programação começa na quinta-feira. Por lá, o primeiro concerto terá a Camerata do ICED e o destaque serão os solistas. Na sexta-feira o show fica por conta da Camerata do Encontro, formada por músicos que se destacarem durante o evento. O regente, será o venezuelano Eduardo Salazar. Mais uma vez sob o comando do maestro Salazar, o concerto de encerramento acontecerá no sábado, numa grandiosa apresentação que reunirá a Orquestra da Rede de Projetos Orquestrais e a Orquestra Infantil. Você está convidado, participe!

Por: Michele Ribeiro/ICED

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.