editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

SAÚDE

Publicado em 13 de junho de 2018 às 07:29h

Governo firma parceria para combate ao câncer de mama e do colo do útero

por Foco no Poder

Foto: Manu Dias/GOVBA

Para fortalecer o combate ao câncer de mama na Bahia, um acordo foi assinado, na manhã desta terça-feira (12), pelo governador Rui Costa e o Instituto Avon, por meio da Fundação Pio XII, entidade mantenedora do Hospital do Câncer de Barretos. Serão investidos R$ 12 milhões pelo Instituto na implantação e operação do Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e Mama no estado, que tem como objetivo aumentar o diagnóstico precoce da doença, melhorando as chances de cura das pacientes. Como contrapartida, o Estado arcará com a manutenção de unidades fixas e móveis, ao custo superior a R$ 16 milhões por ano.

Foto: Manu Dias/GOVBA

“A Bahia está em primeiro lugar no rastreamento do câncer de mama, e nós vamos ampliar esse serviço. Hoje nós chegamos a esse resultado com uma unidade móvel do Hospital da Mulher e com as policlínicas, e com a parceria com o Hospital de Barretos e o Instituto Avon, teremos mais quatro unidades móveis para realização de exames para prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero nos municípios. Além disso, o Instituto Avon e o Hospital da Mulher assumem, nas policlínicas, a parte de diagnóstico de câncer de mama e colo do útero. Nós estamos, portanto, montando uma rede de assistência à mulher”, afirmou o governador.

O investimento irá expandir o rastreamento mamográfico na Bahia por meio da realização de exames em mulheres que não apresentam sintomas da doença. A detecção do câncer de mama no estágio inicial eleva as chances de cura em até 95% dos casos. “É uma felicidade fazer parte desse convênio que irá mudar a história do rastreamento do câncer na Bahia, levando mais saúde e qualidade de vida para tantas mulheres”, afirmou a diretora executiva do instituto, Daniela Grelin.

Foto: Manu Dias/GOVBA

Serão construídas quatro unidades móveis adaptadas, vinculadas às policlínicas regionais de Jequié, Irecê, Teixeira de Freitas e Guanambi. Duas unidades já existentes receberão suporte, uma em Salvador, no Hospital da Mulher, e outra no município de Juazeiro. Além destas, seis unidades fixas serão equipadas nos mesmos municípios. O Governo do Estado, através da Secretária de Saúde (Sesab) irá arcar com os custos de pessoal, manutenção e operação das unidades.

Por ano, a estimativa é atender, aproximadamente, 80 mil mulheres com exames de diagnóstico como mamografia com estereotaxia, ultrassom de mama, biópsia de mama e colo do útero, além de consultas médicas especializadas e aulas de educação continuada para os profissionais de saúde. Por dia, as novas unidades móveis terão a capacidade de realizar 57 mamografias e 70 exames preventivos.

Durante a solenidade nesta terça (12), o governador anunciou a ampliação do Hospital da Mulher em trinta leitos para aumentar a capacidade cirúrgica da unidade.

Combate

Com um total de 1.128.195 mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entre 2015 e abril deste ano, a Bahia obteve o primeiro lugar em cobertura no ranking nacional do exame, conforme estudo realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia.

A conquista é resultado da preocupação do Governo do Estado da Bahia com as mulheres em relação ao câncer de mama. A mamografia, de acordo com o Ministério da Saúde, é indicada para as mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária de maior risco para a doença. As unidades móveis do programa itinerante Saúde Sem Fronteiras já percorreram todas as regiões de saúde, realizando exame de mamografia para mulheres que nunca tiveram a oportunidade de fazê-lo.

Sobre o Instituto Avon

Como braço de investimento social da Avon, empresa privada que investiu mais de 150 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil, o Instituto já apoiou a realização de mais de 300 projetos e ações, beneficiando 6 milhões de mulheres.

Repórter: Tácio Santos / Secom

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.