editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Eleições 2018

Publicado em 5 de outubro de 2018 às 06:48h

Hackers russos estão tentando interferir nas eleições brasileiras

A afirmação é da empresa de ciber segurança FireEye, que costuma trabalhar em conjunto com o governo americano contra ameaças estrangeiras ao país
por Foco no Poder
Imagem: Quixeramobim Agora

Imagem: Quixeramobim Agora

Hackers russos estão tentando interferir nas eleições brasileiras usando as redes sociais para insuflar artificialmente debates que questionam a democracia no país e outros temas temas ligados a disputa presidencial.

A ação de Moscou foi descoberta pela empresa de cibersegurança FireEye, que costuma trabalhar em conjunto com o governo americano contra ameaças estrangeiras ao país.

Segundo informações da Folha, a brasileira Cristiana Kittner, principal responsável na empresa por investigar atividades de ciberespionagem, disse que a atividade russa foi identificada no fim de setembro, durante a realização de debates presidenciais.

É a primeira vez que uma ação que pode ser ligada diretamente a Rússia aparece no atual ciclo eleitoral brasileiro. O caso foi descoberto no fim de setembro e a ação continua acontecendo.

O caso encontrado pela FireEye está ligado ao braço brasileiro do grupo Anonymous que se identifica como @anonopsbrazil. Eles lançaram uma campanha lançada por eles no Twitter com a hashtag #OpEleiçãoContraOFascismo”.

Os robôs russos —chamados de bots— foram usados então para aumentar o alcance destas publicações, fazendo o assunto ganhar mais relevância nas redes sociais.

“Se você é uma pessoa que se informa pelas mídias sociais e vê isso, pode ser influenciado. Não é que eles [a Rússia] interfira diretamente nas eleições, mas jogam com sua vulnerabilidade”, dise Kittner. Fonte: bahia.ba

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.