editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

HOMENAGEM

Publicado em 7 de abril de 2017 às 16:10h

Homenagem do FOCO a todos os comunicadores

Comunicadores de diversos estilos e bandeiras são homenageados. Todos que trabalham ou consomem informação, comemorem esse dia.
por Katia Armini

É no dia 7 de abril que se comemora a existência de uma das profissões mais importantes  e perigosas da atualidade,  jornalista. Num momento em que conhecimento é poder e estar bem informado é indispensável, o comunicador faz as informações chegarem ao povo com a maior rapidez.

Esta data foi escolhida porque neste dia, no ano de 1831, D. Pedro I abdicou do trono por conta de movimentos populares que surgiram após o assassinato de Giovanni Badaró, médico e jornalista que teve grande importância na luta pelo fim da monarquia portuguesa no Brasil, e que foi morto por inimigos políticos no dia 22 de novembro de 1830. Apenas 100 anos depois da abdicação de D. Pedro I, a Associação Brasileira de Imprensa instituiu a data como dia do Jornalista, em homenagem a Badaró.

A cidade de Teixeira de Freitas dispõe de muitos comunicadores de qualidade. Por isso, o FOCO escolhe homenagear hoje (7), Dia do Jornalista,  a todos os profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a notícia. Profissionais com perfis diversos: uns colhem a notícia nua e crua; outros, esmiúçam, debatem, formam opinião. Há quem dê voz ao povo, totalmente arrebatados pela bandeira que escolheram empunhar. Cada um com sua força, transformando até as limitações em arte. Não podemos nos esquecer dos repórteres fotográficos e cinegrafistas que, através da lente de suas máquinas, transformam imagem em informação. Por isso, parabéns Antônio Carlos S. Nunes, Dilvan Coelho, Érico Cavalcante, Lucas Bocão, Flávio Guimarães, Kátia Armini, Michele Ribeiro, Fernando Molin, Ramiro Guedes, Átila Borborema, Moreal Nunes, Mírian Ferreira, Cícero Dantas, Jota Mendes, Juliano Mendes, Rafael Nunes, Franedir Goes, Amadeu Ferreira, Petrina Nunes, Tyago Ramos, Carla Félix, Fernanda Barros, Kátia Pétersen, entre tantos outros, tão merecedores quanto estes, de serem citados, respeitados, agraciados pela comunidade. Parabéns, profissionais!

Em homenagem a tantos outros que já partiram de forma natural e alguns de forma violenta no exercício da profissão,  citamos os jornalistas:  Liomar Mota, Lúcio Andrade e Gel Lopes:

 

Em entrevista para o “Foco no Poder”, Alex Brito, gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, disse que o papel destes profissionais é de extrema importância, já que trazem a notícia em tempo real, transmitem informações e mantêm a população informada sobre o que acontece no mundo. Ele ressaltou as parcerias já realizadas entre os jornalistas teixeirenses e o Sebrae, afirmando que é por conta destes profissionais que suas informações e produtos chegam ao público-alvo.  Para ele, o papel dos jornalistas se estende até a parceria dos meios de comunicação com os empresários da cidade, já que garante o transporte de informações sobre negócios e outros dados, levando conhecimento e segurança às pessoas que atuam no comércio da região e que interferem nos mais diversos setores da sociedade.

Se você é comunicador,  deixe em nossos comentários seu nome e veículo de comunicação.

Se você ama a notícia, homenageie algum  jornalista ou comunicador, deixando o nome dele em nossos comentários.

Feliz Dia do Jornalista!

Reportagem: Mariana Novais
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP

Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.