editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Doação de órgãos

Publicado em 8 de abril de 2019 às 12:44h

Hospital Municipal de Teixeira de Freitas faz captação de múltiplos órgãos para doação

por Vanessa Silva

A equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) Extremo Sul, sediada no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, realizou, na manhã deste sábado(6), a captação de múltiplos órgãos de um doador que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HMTF.

Foram captados fígado, coração, córneas e rins.

“O fígado foi enviado para Salvador, o coração para o banco de válvulas no Paraná, as córneas para o banco de olhos da Bahia e os rins ainda não teve o local informado”, disse a enfermeira Paula Marques.

Após a realização de vários exames preconizados pelo Ministério da Saúde, foi aberto o protocolo de morte encefálica do paciente. E, a partir da autorização da família, foi realizada a captação dos órgãos.

A Opo é composta por uma equipe de multiprofissionais , sendo um médico e quatro enfermeiras. E tem por finalidade identificar em sua área de abrangência – de Porto Seguro a Teixeira de Freitas – potenciais doadores, e rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.
Este ano já foram captados 16 órgãos e tecidos em Teixeira de Freitas.

Para ser doador de órgãos, não é necessário nenhum documento escrito, apenas a manifestação do desejo aos familiares, que são os responsáveis por autorizar o procedimento.

O HMTF mantém 24 horas uma equipe preparada para fazer a captação de órgãos.

Fonte: Ascom/ Prefeitura de Teixeira de Freitas
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP

Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.