editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

CULTURA

Publicado em 20 de julho de 2018 às 11:22h

ICED e NEOJIBA promovem eventos sobre ensino musical e gestão de projetos

por Foco no Poder
De 23 a 28 de julho, professores, maestros e gestores estarão na cidade para realizar oficinas, ensaios e debates

Durante uma semana, Teixeira de Freitas terá atividades voltadas aos projetos de educação musical. Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) promovem nesses dias o II Seminário Pedagógico da Rede 2018 e o V Encontro de Gestores de Projetos Musicais da Bahia.

Os dois eventos do programa NEOJIBA somam-se, durante a semana, a outros dois já tradicionais em Teixeira de Freitas: o VI Encontro de Cordas do ICED e o III Colóquio Nacional de Educação Musical, promovidos pelo Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), que é parceiro do NEOJIBA e coordena a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia na região.

Os músicos que integram a equipe do NEOJIBA e estarão na cidade participarão da programação artística prevista no VI Encontro de Cordas do ICED, tocando ou regendo os grupos musicais locais. O maestro e pianista Ricardo Castro, diretor fundador do programa NEOJIBA, será um dos palestrantes do Colóquio. A semana de atividades contará com concertos diários. Neste ano, o tema do Encontro de Cordas é “do Erudito à Sanfona”.

Entre os dias 23 e 27 de julho, uma equipe de oito instrutores do programa NEOJIBA irá ministrar oficinas de instrumentos de cordas, sopros, percussão e sobre ensino coletivo de música durante o II Seminário Pedagógico da Rede 2018. Crianças, adolescentes e jovens integrantes de projetos musicais do extremo sul baiano serão beneficiados por estas atividades. Alguns deles já atuam como multiplicadores e são bolsistas do NEOJIBA, no Programa de Capacitação em Ensino Musical Coletivo (PROCEC).

Concomitantemente, entre os dias 24 e 28 de julho acontece o V Encontro de Gestores de Projetos Musicais da Bahia, que reúne membros da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. Cerca de 40 gestores vindos de todas as partes do estado participam de oficinas sobre planejamento estratégico e comunicação. A programação ainda conta com assembleias e grupos de trabalho para discutir questões comuns à gestão deste tipo de projeto sociocultural.

O II Seminário Pedagógico da Rede 2018 e o V Encontro de Gestores de Projetos Musicais da Bahia contam com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Cielo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Agenda do Festival

Um dos grandes objetivos dos Encontros de Cordas é de ser uma vitrine para os jovens talentos, que encontram ali uma oportunidade ímpar de vivenciar a experiência do palco e o contato com a plateia. Neste ano, a abertura, dia 23, segunda-feira, será no palco do projeto Escolas Culturais no Cetepes, com a Camerata do ICED. Na terça-feira, no mesmo endereço, se apresentará a Orquestra do Sisal, de Conceição do Coité, que como sugere o nome, toca em instrumentos feitos de sisal. A quarta-feira, mais uma vez no Cetepes, será temática: o Dia da Sanfona, com a Orquestra Regional.

Na IBM a programação começa na quinta-feira. Por lá, o primeiro concerto terá a Camerata do ICED e o destaque serão os solistas. Na sexta-feira o show fica por conta da Camerata do Encontro, formada por músicos que se destacarem durante o evento. O regente, será o venezuelano Eduardo Salazar. Mais uma vez sob o comando do maestro Salazar, o concerto de encerramento acontecerá no sábado, numa grandiosa apresentação que reunirá a Orquestra da Rede de Projetos Orquestrais e a Orquestra Infantil. Você está convidado, participe!

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Por Michele Ribeiro/ICED

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.