editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Segurança

Publicado em 28 de julho de 2018 às 07:01h

Inspeção do transporte escolar é exigência do Código de Trânsito Brasileiro

por Foco no Poder

 

O artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no inciso II, estabelece a exigência para que os veículos usados no transporte escolar passem por inspeção no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), para a verificação dos equipamentos obrigatórios de segurança e as condições de trafegabilidade. Na Bahia, o procedimento é regulamentado pela portaria do Detran 2044, que tem parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

“Nosso dever é cumprir a legislação e colocar nas vias veículos do transporte escolar que ofereçam segurança, seguindo também a orientação do Ministério Público para evitar acidentes envolvendo crianças”, ressalta o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.
No caso dos táxis, o Detran adotou um novo modelo na inspeção em carros que foram adaptados para o uso do kit gás. Antes, o taxista fazia o serviço na compra do veículo e após a instalação do kit; agora, basta fazer depois da adaptação. Outra categoria alcançada pelo procedimento é a de motofretistas, que precisam ir ao órgão para fazer a avaliação da compatibilidade dos baús com as motocicletas.
Fonte: Ascom/Detran-BA
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.