editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Intercâmbio

Publicado em 26 de julho de 2018 às 07:08h

Intercâmbio apresenta cultura baiana para jovens colombianos

por Foco no Poder

Um grupo formado por 10 jovens, de 10 a 16 anos, veio da cidade de Quibdó, na Colômbia, para conhecer Salvador. A capital baiana foi selecionada pelo Ministério das Relações Exteriores colombiano pelas semelhanças étnicas, sociais e culturais com o país. Na tarde desta quarta-feira (25), a música e a dança do Ilê Aiyê aproximaram os dois povos durante uma oficina de percussão na sede do bloco afro, no bairro do Curuzu. A banda Erê comandou a aula.

A iniciativa do Governo da Colômbia tem apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). “Eu acredito que seja uma experiência engrandecedora para esses jovens que vêm da Colômbia, que podem encontrar um estado que tem muitas características em comum na formação histórica, cultural, étnica, além de encontrar jovens que pertencem a uma mesma realidade que eles em termos sociais”, afirma Fernando Maltez, assessor técnico da Coordenação de Políticas para a Juventude, vinculada à SJDHDS.
As atividades musicais no Ilê Aiyê continuam nesta quinta (25). “Eles vão estar conosco durante dois dias para fazer um intercâmbio cultural. Nós vamos conhecer um pouco da cultura deles e passar um pouco da nossa cultura e da nossa experiência no trabalho com jovens”, explica o diretor do Ilê Aiyê, Vivaldo Benvindo.
Os jovens aproveitaram a oficina e se soltaram na dança e na percussão. O grupo permanece em Salvador até o dia 30. “Para eles, é uma experiência inesquecível pelo fato de ter a possibilidade de conhecer outros lugares e desenvolver seus talentos. São jovens muito talentosos. Alguns deles viram o mar e pegaram avião pela primeira vez”, conta o secretário da Embaixada da Colômbia no Brasil, Yésio Romero.
 
Repórter: Lina Magalí 
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.