editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

GAMES

Publicado em 4 de abril de 2017 às 15:29h

Joga Texas reúne fãs de RPG, card games, board games e outros, na UFSB

por Foco no Poder

Quem gosta de jogos tem, em Teixeira de Freitas, mais uma diversão que acontece mensalmente no campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e reúne fãs de RPG de mesa, card games e board games. Neste domingo, 2 de abril, está acontecendo a 10ª edição do evento que tem, cada vez mais, ganhado adeptos.

De acordo com um dos organizadores dessa edição, Marcelo Pereira, aluno do Bacharelado Interdisciplinar em Artes na UFSB, o Joga Texas acontece todos os meses e busca explorar a interatividade entre as pessoas da cidade. Ele ainda informou que há jogos de cartas, de tabuleiro, RPG – Role Playing Games – (como D&D, Call of Cthulhu, Vampiro, Dragon Age), etc. O evento ainda proporciona roda de conversa sobre animes e mangás e, esta edição, também teve concurso de desenho (com premiação para as 1ª, 2ª e 3ª colocações).

As pessoas podem trazer os jogos de casa, ou aproveitar da “Ludoteca” que os alunos montaram na universidade com variados tipos de jogos, disse Marcelo. Essa sala tem sido montada com o apoio da Arte e Vida Papelaria que doou alguns jogos, além de outros patrocinadores.

Agnes Cristine, que cursa Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, ressaltou que o Joga Texas traz, a cada mês, uma proposta diferente. Na 9ª edição, eles realizaram um concurso decosplay, que é quando “pessoas se divertem se vestindo, se fantasiando e interpretando um personagem que eles gostam, de algum filme, anime ou alguma série”, explicou Agnes. Marcelo ressaltou que, pelo fato dos participantes terem usado material reciclado para a criação da fantasia, eles apelidaram o concurso de “CosPobre”.

“Eu aconselho todo mundo a ficar ligado, pois vai ter muita coisa legal vindo por aí e é basicamente isso: gerar esse momento de diversão”, enfatizou Agnes, convidando as pessoas a curtirem a página Joga Texas no Facebook (https://web.facebook.com/jogatexas/) ou o blog do evento (https://jogatexas.wordpress.com/blog/). Interessados também podem entrar em contato com os organizadores pelo e-mail  equipejogatexas@gmail.com.

Por esse tipo de reunião na cidade ser incomum, os idealizadores do evento, primeiramente, queriam trazer aquelas pessoas que gostam de jogos e que acabam ficando muito em casa, por não conhecer outros com gostos em comum. Nesse quesito, os frequentadores do Joga Texas têm a oportunidade de fazer novas amizades e trocar conhecimentos sobre jogos dos seus interesses, além, é claro, de poderem aprender novos jogos e tendências.

Sobre as inscrições, Marcelo e Agnes disseram que é apenas para participar dos concursos que são realizados, e são sempre gratuitas, pois o evento não tem fins lucrativos. Já a entrada no evento não precisa de inscrição antecipada e também é gratuita.

Além de Agnes e Marcelo, outras pessoas auxiliam na organização e planejamento do Joga Texas, entre elas, o aluno Pedro Henrique, professores como João Batista, e Pedro Dantas que é o psicólogo da instituição.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK

Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.