editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Agricultura

Publicado em 17 de Maio de 2018 às 07:30h

Juventude rural realiza festival na capital baiana

por Foco no Poder

Com o tema Resistir, Criar e Transformar! Nenhum Direito a Menos, começou, nesta quarta-feira (16), no Centro de Formação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Salvador, o 2º Festival Estadual da Juventude Rural, promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras na Agricultura do Estado da Bahia (Fetag-BA).

O festival, que conta com a participação de cerca de 250 jovens e segue até esta quinta-feira (17), tem o objetivo de estimular o debate sobre as ações governamentais relacionadas à sucessão rural com acesso à terra, qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, meio ambiente e trabalho e renda, na perspectiva da construção participativa de políticas públicas e sociais que contribuam para a permanência da juventude no campo, com dignidade.

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, ressaltou que neste momento em que o país vive uma situação nacional confusa, de crise, é fundamental a juventude se unir para refletir, analisar e estar preparada, para saber o que fazer e como fazer nas suas bases, e apresentar as proposições no congresso estadual da Fetag, além de ser um momento de debruçar-se sobre políticas públicas para o meio rural como a assistência técnica e extensão rural (ATER), agroindústrias e comercialização, entre outras.

“Para nós, que coordenamos as políticas públicas para o rural, é fundamental dialogar com o tema da sucessão rural, ou seja, a juventude permanecendo no campo com condições de trabalho, renda, lazer e cultura. Por isso, o nosso apoio e acompanhamento desses jovens que revelam, de uma forma grandiosa, a construção e formação de novas lideranças para assumirem cargos nos sindicatos ou até mesmo na Fetag ou na Confederação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura (Contag)”, observou Rodrigues.

Participam do evento lideranças jovens de todos os Territórios de Identidade do estado, entre 16 e 32 anos, do movimento sindical, obedecendo ao critério de paridade de gênero. O festival se constitui também em uma preparação para o Congresso estadual da Fetag-BA. Confira matéria completa no site da SDR.

Fonte: Ascom/ SDR

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.