editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Concurso Café Conilon

Publicado em 17 de Maio de 2018 às 15:42h

Lançado 2º Concurso Regional Café Conilon de Qualidade

por Foco no Poder

No auditório da Ceplac, em Teixeira de Freitas, na noite de quarta-feira, 16 de maio, ocorreu o lançamento do 2º Concurso Café Conilon de Qualidade. Na oportunidade, foram realizadas duas palestras, além da apresentação do regulamento do concurso, que contará com a participação de produtores não só de Teixeira, mas, também, de Itamaraju, Itanhém, Vereda, Medeiros Neto, Alcobaça, Mucuri, Nova Viçosa, Ibirapuã, Lajedão, Caravelas e Prado.

Para Dori Neves, secretário de Agricultura do município, o objetivo do concurso é motivar os produtores a melhorarem suas produções e, assim, a cada dia, oferecer um café de melhor qualidade. A pasta gerida por Dori, Coopismista e Sindicato Rural da cidade são os responsáveis pelo evento, cuja primeira edição, durante a 35 Expô de Teixeira, ano passado, foi sucesso.

O produtor de café de São Domingos do Norte/ES, Lucas Venturini, falou sobre Qualidade do Mercado e dos benefícios que este concurso tratará à região, a qual, paulatinamente, tem se consolidado como polo cafeeiro dado seu clima favorável e água abundante para irrigação.

Em sua fala, Flávio explicou a importância deste incentivo para que os cafeicultores se preocupem em avaliar a qualidade de sua produção e busquem a melhoria da safra, consequentemente, atinjam as metas estabelecidas.

Gustavo Sturm, engenheiro agrônomo experiente em fomentar a qualidade do café conilon, é o idealizador do concurso. Para ele, o lançamento do concurso foi uma excelente oportunidade para os produtores adquirirem mais conhecimentos com relação à qualidade e mercado dos cafés de qualidade superior.

“Esperamos ter a participação de um número maior de produtores nesta edição e buscamos ter um café conilon cada vez mais reconhecido no mercado. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os apoiadores e as pessoas e empresas que ajudam a realizar esse evento”, disse Gustavo.

A partir de segunda-feira, 21, os cafeicultores já podem se inscrever: basta se dirigir até a Secretaria de Agricultura ou Sindicato Rural de Teixeira de Freitas, onde pegarão a ficha de inscrição e a sacola para envio da amostra do café. Em julho encerra o prazo de inscrições; agosto realizar-se-ão as análises físicas e sensoriais dos cafés, para que em setembro, durante a Expô, sejam divulgados os vencedores do 1º ao 10º lugar. Além disso, novas palestras acontecerão durante a grande festa agropecuária do Extremo Sul para que os produtores da região fiquem ainda mais inteirados sobre as características essenciais ao excelente café como obtê-lo.

 

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.