editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Multirão

Publicado em 24 de julho de 2018 às 06:55h

Mutirão amplia atendimento de perícias no Detran para motoristas com deficiência

por Foco no Poder

Detran faz mutirão para Perícia Médica Na foto: Maria Julia Lapa, analista de sistema. Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

Um mutirão realizado no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) está ampliando o atendimento referente a perícias médicas para pessoas com deficiência que querem tirar ou renovar a habilitação. Na primeira edição, que acontece nesta segunda (23) e também na quarta-feira (25), os motoristas foram convocados a comparecer à sede do órgão em Salvador, após terem passado pela clínica médica credenciada. Estão previstos 130 atendimentos, nos dois dias.

Detran faz mutirão para Perícia Médica. Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

Uma cartilha orienta os médicos peritos do Detran na avaliação dos casos. Porém, muitos condutores confundem os critérios. O médico perito do Detran, Paulo Borel, explicou as regras. “Aqui, têm direito as pessoas portadoras de deficiência física. São aquelas pessoas que vêm com paresia, paraparesia, deformidade adquirida ou congênita, perda de membros”. Ainda de acordo com Paulo, aquelas pessoas com lesões ditas degenerativas, que podem até levar a uma deficiência, mas não são, como a hérnia de disco, por exemplo, não têm direito.

Detran faz mutirão para Perícia Médica Na foto: Paulo Borel, médico perito Detran BA. Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

Com a habilitação especial, os motoristas portadores de deficiência têm direito a adquirir um veículo automático com 30% de desconto no valor final. “Eu solicitei uma carteira (de habilitação) diferenciada para ter direito à aquisição de um carro automático com a isenção de impostos. Eu tive um acidente neurológico há três anos e, agora, na renovação (da carteira), foi que eu procurei esse direito”, explicou a analista de sistemas Maria Júlia Lapa, que após o problema de saúde, passou a ter espasmos na perna esquerda, sente dores. “A dificuldade de dirigir um carro com câmbio manual é muito maior”, completou a condutora antes de passar pela perícia.
Novos mutirões serão realizados. Em agosto haverá atendimento também no interior do estado. Para informações sobre o mutirão e sobre as regras para solicitar a habilitação especial, o motorista pode ligar para os telefones (71) 3116-2227 / 2228.
Repórter: Lina Magalí
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.