editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

POLÍCIA FEDERAL

Publicado em 13 de março de 2018 às 11:24h

“Operação Fraternos” encontrou talões de cheques da Prefeitura de Eunapolis na Secretaria de Finanças de Porto

A pergunta que não quer calar é a seguinte: O que talões de cheques em branco do município de Eunapolis estavam fazendo na Secretaria de Finanças de Porto Seguro?
por Katia Armini

(Josemir Tadeu Fonseca) – Documentos vazados do inquérito que apura desvios de verbas e fraudes em licitações em Porto Seguro, a denominada “operação fraternos”, revelam que foram encontrados 05 (cinco) talões de cheques em branco, da Prefeitura Municipal de Eunapolis.

Os talões foram encontrados na tesouraria, que funciona na Secretaria de Finanças do município.

Foram 03 talões do Banco do Brasil, 01 do Credsul e outro da Caixa Econômica Federal, que foram apreendidos em mandados de busca e apreensão, cumpridos pela polícia federal, no início de novembro no âmbito da operação.

Alguns talões já haviam sido feito uso de algumas folhas, mas havia talão com 35(trinta e cinco) folhas, todas em branco.

Na mesa do tesoureiro do município, também foram recolhidos planilhas de pagamentos, boletins de medição de obras, análises de processos de pagamentos às empresas  Betopão e Lokvex, assim como tabelas de controle de contratos efetivados pelo município.

A pergunta que não quer calar é a seguinte: O que talões de cheques em branco do município de Eunapolis estavam fazendo na Secretaria de Finanças de Porto Seguro?

Aos poucos vamos desvendando o significado da denominação “Fraternos” que a Polícia Federal deu ao evento. Ao que tudo indica não se refere apenas ao parentesco dos envolvidos. Diz respeito também à irmandade nos contratos e operações financeiras desenvolvidas no tripé municipal (Porto Seguro, Eunapolis e Sta. Cruz Cabrália).

Que as empresas participantes das licitações eram as mesmas nos três municípios, os delegados e procuradores federais já haviam revelado. Agora… pagamentos com cheques de outro município a credores e não sei mais a quem, ou qual tipo de operação estavam realizando com esses cheques alienígenas, extrapolou todas as  especulações, até agora, sobre a operação.

Creio que o prefeito Beto Nascimento, Secretário de Finanças à época, tenha sensatas e convincentes explicações, para os cidadãos e contribuintes do município, sobre o assunto.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.