editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Curso de tratorista

Publicado em 3 de maio de 2018 às 14:48h

Parceria entre Ceplac e Secretaria de Agricultura promove capacitação em Teixeira

por Foco no Poder

Parceria entre LS Tratores, Ceplac e Secretaria de Agricultura de Teixeira de Freitas culminou no curso de tratorista – operação e manutenção, com certificado 24 horas.

As inscrições foram gratuitas e o curso aconteceu hoje, 3 de maio, segue nesta sexta e sábado; terá aulas teóricas e práticas.

Segundo Ivan Dias da Rocha, chefe do escritório local da Ceplac, “é grande responsabilidade da Ceplac, que de modo geral atua na capacitação e desenvolvimento da agropecuária e pra desenvolver tem que treinar pessoas, melhorar a capacidade dos operadores de modo geral”.

Ele explica que a parceria com a Secretaria de Agricultura consiste em o órgão municipal verificar as carências das comunidades quanto a treinamentos e a entidade federal – Ceplac – levar a capacitação até as pessoas. “A Secretaria apresenta demandas e a Ceplac atende. Às vezes, ela identifica comunidades que precisam de treinamentos e nós o fazemos”. Além disso, a prefeitura disponibiliza o trator e implementos agrícolas a serem usados no curso, ou, como nesta edição, empresas que atuam neste segmento disponibilizam os tratores e implementos.

Ele comentou que com o avanço tecnológico, o maquinário usado no campo também está constantemente recebendo melhorias, mudanças, por isso, é preciso “capacitar para atuar não só na própria propriedade como nas propriedades vizinhas e nas empresas, atuando em plantação  de eucalipto, de colheita e suporte de modo geral”.

O Extremo Sul tem se destacado na cultura do eucalipto, o que torna cursos como este importantes, no entanto, Ivan disse que a região é carente destes treinamentos, e a Ceplac tenta contribuir, por isso, “esse ano já oferecemos sete cursos, alcançamos cerca de 175 treinandos, em Teixeira, Rancho Queimado, Helvécia, Igrejinha, Jucuruçu e mais outros previstos para este ano”, dentre eles, treinamento em operação de tratores agrícolas, operação de pulverizadores, roçadeiras e motosserras.

Embora a parceria com o Poder Público esteja caminhando positivamente, Ivan faz um apelo para que seja assinado o termo de compromisso chamado Cooperação técnica entre a Ceplac e a Prefeitura Municipal de Teixeira. “Este contrato está sem assinatura, e precisamos  disso, porque é importante que se formalize, se oficialize essa relação entre a instituição federal e a municipal”, concluiu.

 

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.