editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Pestalozzi

Publicado em 12 de abril de 2017 às 21:22h

Pestalozzi: associação divulga algumas de suas ações anuais

Prestes a completar 30 anos, a Pestalozzi de Teixeira te dá opções para exercer a solidariedade
por Carla Félix

Com quase 30 anos de fundação, a Pestalozzi de Teixeira de Freitas nasceu com um grupo de mães e 20 assistidos, hoje, são mais de 200 – entre crianças, jovens e adultos. O nome da associação é uma referência ao modelo de ensino/acolhimento adotado: fundamentado no método pedagógico do suíço Jhoan Heinrich Pestalozzi, o qual era baseado nos interesses naturais do aluno, de acordo com a evolução do seu psiquismo, de modo que o aluno reduzisse o esforço despendido no processo de aprendizagem, por isso deu grande importância ao método intuitivo, e dizia: “É preciso psicologizar a educação”

Pestalozzi via a educação como um processo de desenvolvimento harmonioso do ser humano, no plano físico, moral e intelectual. Com base nesta perspectiva que a Associação existe e contribui para dar mais qualidade de vida às pessoas com deficiência. A presidente da Pestalozzi de Teixeira de Freitas, Maria Luiza Zanon Dall’Orto, explica que a associação trabalha para combater o preconceito, envolver os familiares e a sociedade no processo de ensino-aprendizagem e acolhida das pessoas com alguma deficiência, crente no princípio da isonomia da educação.

A Associação está, constantemente, precisando de apoio, pois se mantém por meio de contribuições da iniciativa pública e privada, mas, sobretudo, das ações que realiza anualmente para aquisição de dinheiro a ser usado no pagamento da folha de pessoal, manutenção da infraestrutura física e de equipamentos, compra de itens básicos para a instituição etc..

Confira as principais ações da Pestalozzi e descubra como pode ajudar:

Programa sua nota é um show

A Pestalozzi tem distribuídos na cidade caixas de coleta de cupons de compra, nos quais a sociedade deposita diariamente, e, a cada quatro meses, estes cupons são encaminhados ao Estado, juntamente com um plano de trabalho para reverter em benefícios voltados para a melhoria da infraestrutura da entidade através da aquisição de equipamentos e materiais permanentes, realização de obras, reformas e ampliações de instalações, compras de bens duráveis e de consumo, compatíveis com as nossas atividades. Quanto maior o volume de notas e cupons fiscais arrecadados, maior é o montante de recursos a ser repassado a cada Instituição.

Projeto tecendo cidadania

O objetivo é desenvolver com mulheres de baixa renda oficinas de corte, pintura, artesanato, vagonite, macramê, possibilitando a maior participação destas, minimização dos efeitos do desemprego com ênfase na preparação para o mercado de trabalho.

Toda a renda adquirida na venda dos produtos e através de doações é revertida para os projetos da entidade voltados a pessoa com deficiência e também para compra de materiais para confecção de produtos. Esse projeto é de suma importância para a entidade, pois contribui para manutenção do nosso trabalho e qualificação destes.

Horticultura orgânica

Foi implantado há mais de dez anos na Instituição, com parceria na época da EBDA, é realizado num terreno cedido por um empresário. Toda produção das hortaliças é utilizado na alimentação dos atendidos e também vendido para a população em geral.

Flores tropicais

Trabalho desenvolvido com os atendidos na Oficina de arranjos florais. Trabalhamos com: alpinias, antúrio, estrelícia, bastão do imperador, tango, rostrata e folhagens, como: murta, papiro, croton, bambuzinho, entre outros.

O espaço da horticultura também é utilizado para oficina do paisagismo, mudas de plantas para vendas e manuseio das plantas ornamentais para a instituição. Por Carla Félix/ Foco no Poder

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP

Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.