editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Mudanças no Governo

Publicado em 7 de janeiro de 2019 às 19:15h

Prefeito Temóteo Brito anunciou novos secretários em reunião solene

por Vanessa Silva

Em reunião solene, ocorrida na manhã desta segunda-feira (07), o prefeito Temóteo Alves de Brito anunciou os nomes de três novos secretários, uma nova assessora de comunicação, uma nova diretora para a Marcação e uma diretora substituta para o Hospital Municipal.

O evento aconteceu no Plenário Francistônio Pinto, na Câmara Municipal, e contou com a presença de vereadores, secretários, autoridades e populares.

Para assumir a Secretaria de Saúde, o prefeito nomeou Fabiano Marily, especialista em gestão de saúde pública. Érico Cavalcante Ledo, formado em Educação Física e pós-graduado em Iniciação Esportiva, assumindo a Secretaria de Esportes, para Secretaria de Planejamento e Projetos foi escolhida Denise Oliveira, graduada em engenharia civil. Jucilene Moreira de Oliveira Borges, que é graduada em comunicação social, assumirá a assessoria de comunicação da prefeitura, e a bacharel em enfermagem, Juliana Guimarães de Oliveira Onofre será a nova diretora da Regulação, tendo como diretora interina do Hospital Municipal Luciana Strauch Costa Fonseca.

Em discurso, o novo secretário de Saúde, dr. Fabiano Marily, agradeceu ao secretário Max Almeida pelo trabalho realizado no município “Nos últimos meses tive a oportunidade de está no município e conhecer a estrutura da saúde em Teixeira de Freitas. Quero parabenizar o secretário Max pelo serviço prestado ao município, principalmente pela capacidade que teve de organizar o sistema de saúde”, disse o novo secretário.

Na oportunidade, o secretário também destacou o compromisso feito com o prefeito Temóteo Brito “A pedido do prefeito Temóteo, irei priorizar a atenção básica de saúde, é lá que a população se encontra, é lá que devemos ter uma atenção diferenciada, e darei continuidade a esse processo de organização que o Max iniciou”, concluiu.

De acordo o secretário Fabiano Marily, um dos focos da sua gestão será a atenção básica de saúde,onde afirmou que irá acompanhar de perto os trabalhos dos servidores “Um dos pontos que foi solicitado ao prefeito foram condições para plenificar a atenção básica, qualificando e agindo com as equipes de saúde da família, desde o porteiro até o médico, para que interajam e entendam a necessidade de cada paciente”, disse. Segundo o secretário, essa é a única maneira de fazer com que a saúde trabalhe de forma humanizada.

Fabiano Marily também pediu ao deputado Robinho um olhar diferenciado para estrutura do hospital de Teixeira de Freitas “Deputado Robinho, Teixeira é uma cidade polo da região e isso faz com que os municípios do entorno utilizem os serviços da cidade, sabemos que ao longo dos últimos anos o governo federal cada dia tem saído mais da sua responsabilidade do financiamento da atenção à saúde e isso acaba sobrando para os estados e municípios, vamos precisar muito da sua ajuda, junto ao governo do estado, para que possa ampliar a capacidade financeira [do município] nos serviços de média e alta complexidade”.

O prefeito Temóteo Alves de Brito elogiou os servidores da saúde e pediu que os funcionários da área fornecessem todas as informações necessárias para que seja possível o secretário entender cada necessidade com eficiência “Quero que vocês ajudem o nosso secretário nesta nova etapa, que passem ao secretário as informações necessárias, vamos realizar uma mudança na saúde. Investiremos para que Teixeira de Freitas seja uma referência de saúde na Bahia”, enfatizou o prefeito.

Temóteo aproveitou a oportunidade para cobrar do secretário de Educação, Hermon Freitas, avanços na educação e  anunciou a doação de três mil lotes a famílias carentes da cidade e construção de um Teatro Municipal e também comentou sobre a autonomia que a Secretaria de Agricultura terá para cuidar das estradas vicinais do município e o apoio aos pequenos agricultores para fortalecer o homem do campo.

O prefeito também se pronunciou sobre o corte da verba que vinha do Governo Estadual “Era repassada para a secretaria da saúde uma verba de R$1.500.000,00, hoje não recebemos mais essa verba, isso não é justo! Teixeira de Freitas atende toda uma região, só no ano passado foram atendidos aproximadamente 550 pacientes de Alcobaça, 530 de Nova Viçosa, mais de 500 de Itamaraju, e números idênticos de outras cidades da região do Extremo Sul, fora os pacientes do norte do Espírito Santo e nordeste de Minas. Teixeira não pode continuar pagando essa conta sem o apoio do Governo”, finalizou o prefeito.

A fala do prefeito ganhou força com a afirmativa do novo presidente da Câmara, vereador Ronaldo Cordeiro “O município de Teixeira de Freitas, mesmo diante uma receita insuficiente e tendo a maior parte da verba gasta com a saúde, vinda dos cofres do município, tem mostrado vontade de acertar”, afirmou o vereador e ex-líder do governo.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.