editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Economia

Publicado em 11 de abril de 2017 às 00:48h

Prefeitura estuda baixar o IPTU e colocar em prática o Refis em Teixeira de Freitas

Secretário de Finanças disse que as tabelas e alíquotas do IPTU estão fora da realidade.
por Katia Armini

O vereador Ronaldo Cordeiro, durante a sabatina realizada na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas/BA na tarde de segunda-feira (10), direcionou suas perguntas a Paulo Saliba, secretário de Finanças da cidade. De acordo com Cordeiro, a arrecadação do município é insuficiente para atender as necessidades básicas da população e, por isso, mecanismos mais flexíveis precisam ser criados para incentivar quem está inadimplente a sanar suas dívidas de forma suave. Para isso, o vereador sugeriu a aplicação do Refis – programa que permite a contribuintes pessoas físicas e jurídicas parcelarem suas dívidas – e a diminuição do valor do IPTU, já que, aproximadamente 75% da população está em dívida com a Fazenda Pública. Para o legislador, não há como enxugar mais a folha de pagamento, pois existe necessidade real e crescente de material humano.

O secretário validou a alternativa do Refis ao comunicar que está com um projeto encaminhado com possibilidade de resposta nos próximos 60 dias e citou o compromisso de campanha do prefeito em baixar o IPTU.

“Temos um compromisso do prefeito de rever a situação do IPTU, as tabelas e as alíquotas, porque me parecem distorcidas em relação à realidade atual. São medidas que estão sendo estudadas e que, na ocasião adequada, deverão ser anunciadas”.

Ronaldo Cordeiro, edil reeleito pelo município, vem desde a gestão passada debatendo com a Poder Executivo a necessidade de adequar o valor do IPTU ao contexto socioeconômico local.

Em campanha, Temóteo Brito classificou como “assalto” o IPTU praticado em Teixeira de Freitas.

 

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP

Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.