editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

CULTURA

Publicado em 28 de julho de 2018 às 06:59h

Projeto Escolas Culturais é lançado em Itapetinga

por Foco no Poder

O projeto ‘Escolas Culturais’ foi lançado, nesta sexta-feira (27), no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Itapetinga, no sudoeste da Bahia. Esta é 15ª cidade a receber a iniciativa na rede estadual de ensino. Os estudantes protagonizaram apresentações de dança, teatro, música e poesia para mostrar as ações de arte e cultura já desenvolvidas na unidade escolar e que serão potencializadas com o ‘Escolas Culturais’.

A estudante Gabriela Moura, 17 anos, 3º ano do Ensino Médio, apresentou a poesia ‘Brasil: um país de diversidades’, que ela fez especialmente para o lançamento. “Esta foi a primeira vez que eu declamo uma poesia minha em público e estou muito contente pela experiência. A poesia retrata que cada um de nós tem sua essência, que devemos aprender a nos respeitar e que todos somos iguais, independentemente da cor da nossa pele”.
Além das performances estudantis, o lançamento teve a participação do grupo de capoeira Raízes Quilombo, que apresentou a ladainha ‘O que é isso dona Izabel’, retratando a abolição da escravatura como movimento de resistência no Brasil. Também foi exibido um curta-metragem do projeto Produção de Vídeos Estudantis (Prove), com o tema ‘Solidão’.
Como parte da estruturação da unidade escolar para a execução do projeto Escolas Culturais, o colégio recebeu um kit completo de uma sala de cinema, com computador, projetor, tela de cinema de cinco metros quadrados, caixa de som e oito equipamentos de ar-condicionado.
“A ideia do projeto Escolas Culturais é integrar a cultura de cada território com a escola. É uma interação e, ao mesmo tempo, uma mudança consubstancial no currículo. Ou seja, muda a forma, muda o conteúdo e o eixo pedagógico”, destacou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro. O projeto é resultado de parceria entre as secretarias da Educação, de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil.
A unidade também vai receber chromebooks para a implantação do projeto e-Nova Educação.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação 
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.