editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Reunião da Câmara de vereadores

Publicado em 15 de maio de 2019 às 18:49h

Reunião Ordinária na Câmara de Teixeira de Freitas é marcada por pedido de Reforma Administrativa

por Vanessa Silva

 

Em mais uma Reunião Ordinária, realizada nesta quarta-feira (15), vereadores falam dos principais assuntos da cidade e seus projetos para melhorias. A reunião contou com a presença especial da professora de Balé, Camila e alunos, além de colaboradores do município e demais populares.

E em comemoração a mais um ano de vida, o presidente da Casa Legislativa, Ronaldo Cordeiro, foi parabenizado pelos vereadores.

O vereador Juvenal das laranjas, iniciou sua fala prestando condolências aos familiares do servidor do município, Jailson e também aos familiares do artista Neguinho da Viola, muito conhecido na cidade.

Juvenal também registrou sua visita à Casa da Cultura da cidade, atendendo ao convite do diretor de Cultura, Pires:”Ontem estive na Casa da Cultura, atendendo ao convite do diretor de Cultura, Pires, onde fui muito bem recebido por ele e toda sua equipe. Fiquei muito feliz com a demanda atendida por esse orgão municipal. Atualmente, a Casa da Cultura atende praticamente todos os bairros de Teixeira de Freitas, atendendo mais de 2 mil crianças.”

Juvenal também citou a indicação de autoria própria, onde beneficiará os jovens e crianças que não tem condições financeiras de ir ao cinema: “Muitos pais e mães não tem um capital que permite que seus filhos tenham acesso ao lazer, por isso, fiz esta indicação para a Casa da Cultura, pedindo que seja construído um Cinema gratuíto que possibilite o acesso dessas crianças.”

O vererador Sargento Berg agradeceu a colaboração dos vereadores que contribuiram para o sucesso da reunião ordinária em caráter solene, acontecido no último dia 24, onde foi homenageado um membro de cada orgão da Segurança Pública. “Em 2 anos e 8 meses do meu mandato, posso dizer que aquele foi um momento muito feliz pra mim, pude prestigiar esta casa cheia de pessoas que valorizam o trabalho do servidor da Segurança Pública”, agradeceu.

Sargento Berg também mencionou seu anteprojeto, elaborado em seu gabinete, onde versa o “Seguro Garantia”: “Falamos muito de corrupção, contratos de valores exorbitantes, obras inacabadas… uma série de coisas que envolve os contratos com os famosos aditivos. Seguindo de acordo o artigo 56 da Lei 8066 -Lei de licitações, o orgão público tem a possibilidade de inserir nos rols de licitação a questão do Seguro Garantia.”

E explica: “O Seguro Garantia disponibiliza mecanismo que possibilitará trazer orgãos diferentes dos que estão sendo contratados, para que ele faça parte da realização, planejamento e execução daquele contrato, seja ele, prestação de serviços, obras ou compras. Ou seja, a pessoa jurídica entra como responsável na fiscalização.”

Berg também mencionou a reunião realizada no último dia 8, na Câmara de vereadores, mas que foi encerrada por não haver Quórum, onde, suscitado pela vereador Erlita, foi aberto um espaço para que os representantes da Uneb se manifestassem à respeito da greve. Berg também acrescentou a inconsistência nas atitudes dos servidores, fazendo menção ao aumento salarial aprovado na Câmara Legislativa da Bahia. “Houve um equívoco por parte dos funcionários públicos Estaduais, visto que, houve uma acréscimo da alíquota da Previdencia que foi aprovada, na “calada da noite”, pela Assembleia Legislativa da Bahia. Os servidores receberam um aumento de 12% e 14%, e até então, não presenciei nenhuma reinvidicação, nem por parte do Partido dos Trabalhotes e nem por parte dos Sindicatos. Quero entender se existem dois partidos, um à nível de União e outro do Estado”, indagou.

O vereador Joris de Gel, falou das ações realizadas no povoado de Santo Antônio, que de acordo ele, tem feito grande diferença na vida dos moradores daquela região. “Realizamos o Torneio do Trabalhador onde reunimos mais de 500 desportistas, como também, realizamos o Dia das Mães, acolhendo mais de 200 mães de famílias da comunidade. Foi um evento grandioso, e pude observar a enorme alegria e gratidão daquelas pessoas. Isso é impagável.”

Joris também falou da sua viagem à Brasília: “Estive em Brasília, no Congresso Nacional e Casa Cívil para buscar emendas parlamentares para a cidade de Teixeira de Freitas e redutos. Creio que em breve colheremos frutos da nossa ida até alí.”

Em seu discurso, o vereador Marcos Belitardo, reafirmou sua insatisfação à cerca do transporte escolar: “Tem me incomodado bastante as constatações que vem sendo feitas em torno da minha insatisfação quanto a qualidade dos transportes escolares desta cidade, e isso me fez buscar novas informações, inclusive, informações via requerimento com relação aos tacógrafos, que foi rejeitado pela Casa. No entanto, não parei de buscar informações onde pude constatar inúmeras irregularidades que saltam aos olhos. A primeira delas, é que, o transporte escolar trafega diariamente somente na Zona Rural, 4.433Km dia, na Urbana perfaz 6.398Km dia. Também pude constatar a ausência de georreferenciamento e mapas desta ordem. Isso é inaceitável.”

 

O vereador ainda citou dados dos gastos com os veículos e aquisições de transportes: “Os veículos perfaz um valor diário de aproximadamente R$ 25.467,72 por dia, e não para por aí, pude constatar que Teixeira de Freitas adquiriu 2 veículos do programa Caminho da Escola. Segundo a resolução de nº 45, 2013, art.4, esses ônibus devem atender prioritariamente os alunos da Zona Rural, então pergunto, cadê esses ônibus?”

O vereador Jonathan Molar iniciou sua fala mencionando a luta dos professores pelo fim do congelamento de recursos para a educação e classificou seu discurso como “uma análise geral” da educação no Brasil: “Já vivemos tempos de crise na educação deste país e nada se comparou ao momento que estamos vivendo agora. Digo que este é o pior período da educação brasileira desde 1988 com a redemocratização do país e com a Constituição de 88. Os três níveis de poder, o Governo Federal, o Governo Estadual da Bahia e o Governo Municipal, estão sucateando a educação brasileira.”

E mencionou: “A nível Federal, com cortes de verbas nos Institutos Federais e nas Universidades. É vergonhoso você cortar verbas de Universidades públicas e Institutos Federais, e além dos cortes dos recursos ainda tem as chantagens pra que sejam aprovados projetos em troca de devolução de recursos da educação, além disso, trocas de voto por emendas não é a melhor solução quando se pensa em uma nova política. Se queremos uma nova política devemos parar de trocar votos por emendas parlamentares.”

Molar também falou à respeito da educação à nível municipal: “Sobre os problemas à nível municipal, cito os professores que agora, junto com o Sindicato, estão reunidos com a gestão para ainda discutir o reajuste do Piso Salarial. Não foi pago do ano passado e ainda não foi pago deste ano, e eu garanto, se não for pago terá uma greve geral no setor. Estive visitando escolas do município e percebo um problema estrutural que não vem de agora, e vão desde teto das escolas caindo, lâmpadas pingando água, falta de merenda escolar suficiente, e para fechar esse cenário de morte, a superlotação dos ônibus escolares, que não possui estrutura e nem monitoramento dos alunos, colocando a vida dos mesmos em risco”, finalizou.

O vereador Agnaldo Teixeira falou da paralisação da Uneb, que está em greve há um mês. “Já presenciamos uma situação parecida na gestão passada e afirmo que a única solução é o diálogo. O Governo do Estado deve afirmar seu compromisso com o povo e não aparecer na cidade apenas em época de eleição em buscas de votos.”

Agnaldo também comentou a vinda do hospital Costa das Baleias para Teixeira de Freitas. ” Espero que essa obra realmente venha para a cidade. O hospital da cidade está superlotado e a vinda de mais esta obra, irá melhorar muito a qualidade de saúde da população.”

O vereador Agnaldo desafiou o atual gestor a fazer mudanças em seu governo, para melhorias: “Está na hora de balançar o nosso governo e saber quem está de fato vestindo a camisa e andando juntos conosco. Precisamos de pessoas comprometidas e competentes para está ao nosso lado. Como líder de bancada tenho que, junto com o prefeito, buscar ver o que está bom e o que precisa ser melhorado. Por isso, o gestor tem ido a Brasília e Salvador, para buscar recursos e crescimento para a cidade e como vereador, é nosso dever mostrar o caminho, prova disso são as melhorias que saúde vem fazendo, como as reformas de 5 salas cirúrgicas e todos os apartamentos do Hospital, a UMMI que será entregue em breve e muitas outras obras já em andamento.”

E continuou: “Devemos deixar a politicagem de lado e buscar caminhos para melhoria da cidade. Fale, mas busque o caminho. Busque de seus deputados e senadores recursos para Teixeira de Freitas, isso se chama gestão pública. Aceite e apoie quem o povo escolheu. Deixe de lado a politica do eu e comece a trabalhar em favor do povo”. Sem citar nomes ele falou: “Senhor prefeito Temóteo, vamos analisar e fazer uma reforma administrativa em sua gestão, diminuir secretarias, pois sei da sua competência e trabalho, e não devemos aceitar secretários que se esconde atrás de cadeiras, sem compromisso e que faz um trabalho medíocre.”

O presidente da Câmara, Ronaldo Cordeiro, fez uso da tribuna para agradecer os colegas e colaboradores pelas felicitações e demostração de carinho e apoio. “Muito grato por todas as felicitações e abraços que recebi aqui dos meus amigos e colaboradores. Fica o meu agradecimento!”

Ronaldo Cordeiro também lembrou os 34 anos de emancipação política de Teixeira de Freitas. “Nossa Teixeira de Freitas completou 34 anos de emancipação política, nossa cidade que é acolhedora e que já é um pólo no campo da educação e da saúde, e nesta casa, estamos buscando fazer estas frentes tão importantes como saúde, infraestrutura, empregos e educação, ser uma cidade importante no cenário nacional. Estivemos acompanhando o prefeito em audiências em Brasília, para justamente nos aproximar do novo secretario de comunicação da rede educativa, e fomos muito bem recebidos, e esse estreitamento de relação institucional representa um grande avanço para Teixeira de Freitas, que através de nossos gestores está em Brasília, isso enaltece a nossa cidade.”

E de acordo o presidente da Câmara, a visita não ficou apenas nisso: “Fizemos uma parceria, onde conseguimos mais benefícios para nossa Lei orgânica e melhora a cada dia nossa instituição Câmara que já é uma referência. Fomos em busca, também, de emendas parlamentares para trazer a essa cidade mais obras e investimentos”, finalizou o presidente.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP

Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.