editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Economia

Publicado em 22 de julho de 2018 às 20:43h

Secretaria de Agricultura Abre a Semana da Agricultura Familiar com culto de ação de graças e presença de diversas autoridades

por Katia Armini

Na manhã deste domingo, dia 22, a Secretaria de Agricultura de Teixeira de Freitas realizou um café da manhã e um culto de ação de graças para celebrar o início da Semana da Agricultura Familiar que tem como tema: “Desenvolvimento em Tempo de Crise”.

O evento aconteceu na sede da Secretaria e contou com a presença de diversas autoridades políticas, membros da sociedade organizada e coordenadores de entidades beneficiadas pelo PAA, programa que doa alimentos produzidos através da agricultura familiar para famílias carentes.

O Secretário Dori Neves, acompanhado de sua esposa, Gilda Machado Neves, e de toda sua equipe, destacou a importância do trabalho realizado pela equipe e da parceria de seus colegas secretários e de alguns vereadores para a concretização da iniciativa, cuja participação de todos, significa a adequada utilização de uma engrenagem para a construção de uma cidade melhor para todos, com melhor qualidade de vida.

selo municipal, viveiro de plantas frutíferas, novos equipamentos…

Ainda no evento, Dori Neves, motivou os presentes falando de novidades promissoras que estão em andamento, como por exemplo,  o lançamento de um selo de certificação Municipal para dar condições de competitividade e comercialização ao homem do campo; a implantação de um viveiro no Parque de Exposição para fornecimento de mudas nativas e frutíferas com assistência técnica e a licitação para compra de grades aradoras, tratores, patrulha mecânica entre outras ferramentas para suporte do produtor, inclusive manutenção das estradas.

produtividade:

A Secretária de Agricultura vai lançar – ainda esta semana –  alguns programas, sendo o primeiro na Comunidade São Sebastião. Será o primeiro maniveiro de cinco a serem instalados em localidades estratégicas visando a distribuição de sementes com nova tecnologia visando aumentar a produtividade, além da propagação de novas técnicas de manejo sustentável e que, ao invés de degradar a terra, no decorrer do tempo vai restaurando as propriedades do solo.

“A EMBRAPA é a maior empresa de pesquisa agropecuária do mundo e onde ela coloca a mão, produz, qualidade. A Embrapa na Bahia, em Cruz das Almas é a maior referência mundial em mandioca”, comentou Dori exaltando a iniciativa que hoje proporciona ao agricultor a possibilidade de produzir muito mais em menos espaço. O aumento da produtividade deve beneficiar diversos produtores rurais gerando mais renda para pequenas propriedades rurais, possibilitando assim fixar, ainda mais, o homem no campo, impedindo o inchaço na zona urbana.

O Secretário fez questão de ressaltar também a parceria com o Território de Identidade do Extremo Sul da Bahia, na pessoa do seu coordenador Charles Castro, inclusive na obtenção de 193 barracas padronizadas com verba federal, cujo projeto teve a contrapartida da Prefeitura de Teixeira com integral apoio do prefeito Temóteo Brito.

Ronaldo Cordeiro desabafa: “Não estamos falando só de plantar e vender na feira, estamos falando gente empregada e famílias alimentadas fortalecendo o comércio e gerando emprego para o homem na cidade”

Para o vereador e líder do governo na Câmara Municipal, Ronaldo Cordeiro, o secretário de Agricultura Dori Neves tem feito um trabalho elogiável e executado um trabalho muito importante visando potencializar o esforço do produtor rural multiplicando ferramentas que possam facilitar a já tão estafante jornada do homem do campo. Ele acredita que é preciso sublimar os anseios pessoais e reconhecer que a gestão municipal está se empenhando em gerar emprego e renda. Ainda segundo Ronaldo, a agricultura e a pecuária da região, coloca alimento na mesa de várias pessoas direta ou indiretamente. Em depoimento ao FOCO, explicou:

“Não trata-se de plantar coisas e vender na feira. Nós estamos falando de várias pessoas que trabalham no campo e que compram no comércio. Estamos falando de economia que proporciona trabalho, um salário e toda uma cadeia de acontecimentos que geram progresso. É de conhecimento da maioria das pessoas que o que gera pobreza e dependência do Estado é a falta de emprego e a má distribuição de renda. Nós temos uma região onde mais de 50 % do PIB é do agronegócio. Muitas das pessoas que estão empregadas na zona urbana, devem seus empregos ao homem do campo que compra no comércio movimentando a economia. Temos que abrir nossos olhos e falar bem do que é bom. Não podemos desestimular o que é bom. Por isso parabéns a secretaria, parabéns o prefeito Temóteo Brito e sua equipe e parabéns a Câmara Municipal que vem fazendo a sua parte no sentido de incentivar o que é bom e buscar alternativas”.

Durante a semana, a programação especial contará com diversas atividades, como homenagem aos produtores, debates, discussões e levantamento de propostas para efetivação das Políticas Públicas no município. A programação encerrará com a Feira da Agricultura Familiar na sexta-feira, dia 27 de julho. O Secretário Dori Neves conclama as donas de casa para prestigiar a feira para que ela possa vir acontecer semanalmente e que seja atrativa para os produtores comercializar os seus produtos.

Acompanhe a programação:

23 de julho (Segunda-feira)
Palestra com as comunidades rurais sobre a Agricultura Familiar, a partir das 13h30.
Local: Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

24 de julho (Terça-feira)
Prosseguimento com palestra com as comunidades rurais sobre a Agricultura Familiar, a partir das 13h30.
Local: Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

25 de julho (Quarta-feira)

Implantação do primeiro maniveiro de Teixeira na propriedade de Vanuilson com mudas adquiridas da Empraba de Cruz das Almas – BA.

Local: Comunidade de São Sebastião as 8:0 hs da manhã

26 de julho (Quinta-feira)
Realização do 1° Fórum de Desenvolvimento Rural Sustentável
Local: Câmara de Vereadores, 8h as 12h – 13h30 as 17h.

27 de julho (Sexta-feira)
Feira da Agricultura Familiar
Local: Praça da Bíblia, 8h as 15h

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.