editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

36ª Expô

Publicado em 3 de outubro de 2018 às 06:20h

Secretário de Agricultura comenta sucesso da 36ª Exposição Agropecuária

por Foco no Poder

Terminou no domingo, 30 de setembro, a 36ª Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas, e segundo Dorivaldo Neves, o Dori, presidente do Sindicato Rural e secretário de Agricultura, “as expectativas foram superadas em vários setores”, pois, para ele, “a exposição agropecuária de Teixeira é um conjunto de vários eventos num mesmo local, mesma época do ano e cada um deles representa um setor da pecuária e da agricultura”.

Dori ressaltou o importante apoio do Prefeito Temóteo Brito que também é pecuarista, da Coopmista e toda diretoria liderada pelo presidente Artur Teixeira, e o Sindicato Rural com apoio da sua diretoria. Dori disse estar comemorando, porque viu produtores e pecuaristas, empresários de vários ramos satisfeitos. Para ele, o objetivo de todos os envolvidos na Expô é fazer um evento em que os expositores possam promover suas empresas, e, também “é satisfação de todos os envolvidos vender a marca “extremo sul”, Teixeira de Freitas, a marca da pecuária, da agricultura”, completou.
No balanço que fez ao Site Foco no Poder, Dori festejou as parcerias, como a feita com o Sebrae e FAEB, que possibilitou uma semana de palestras, com temas variados, como pecuária de corte, de leite, apicultura, café conilon, dentre outros ramos da atividade do agro-negócio.

Outro ponto alto que demonstra como, a cada ano, a Expô vem ampliando e se consolidando com sucesso e tradição foi o leilão de leite da melhor genética leiteira, que trouxe os melhores produtores com seus melhores animais FIV e foi o melhor Leilão de leite do ano e teve a parceria do Laticinio Davaca. Foi um sucesso e um show de lances, muitos produtores em busca de animais de qualidade para incrementar seu rebanho. Houve o leilão de gado de corte, com mais de 1.500 animais, que atraiu compradores da região e foi muito concorrido pelos maiores pecuaristas de toda região.
A Feira da Agricultura Familiar também foi lembrada por Dori. Durante todos os dias da exposição os agricultores puderam comercializar seus produtos e, ainda, apreciar a Expô, tirar fotos, celebrar um momento especial feito para o homem do campo.

No último dia, discursos como o de um tratador representando os demais colegas de profissão, dizendo que “rodam o Brasil inteiro com os nelores do Rio de Janeiro, mas, numa foi recebido em nenhum lugar como foi aqui”, e outros nessa mesma linha, fizeram Dori não ter dúvidas sobre ter alcançado objetivo de promover uma exposição que coloque a prioridade no produtor rural, quer seja agricultor, ou pecuarista, e os que cuidam dos animais durante a festa, torna-la um ambiente harmonioso de negócios e de visibilidade. Devemos salientar o gado nelore de altíssima qualidade que foi incentivado pela pecuarista de Teixeira Jane Barcelos que trouxe Adilson Bom e comitiva ele que é presidente do nelore do Rio de Janeiro da rankeada do Nelore.

Dias antes da abertura da Expô, Tigrão Produções trouxe ao Parque de Exposições Temóteo Alves de Brito o cantor Gusttavo Lima. Mas, após dia 26, quando a Expô começou, apenas artistas locais passaram pelo local, com os portões abertos ao público, porque “a ideia era levar produtores, agricultores, e os shows com som muito alto, às vezes pode até prejudicar”, bem colocou Dori.

A Suzano papel e celulose teve estande para mostrar seus fomentos e produtos, pois não só a melancia, abóbora, café, etc., movimentam a economia no Extremo Sul, mas, também, a celulose, o café conilon, e muito mais. “Teixeira, por não ser terra de um produto só, a população precisa entender que é vantagem não ser região de monocultura, por exemplo, porque temos diversidade”, opina Dori, secretário da Pasta que teve o estande mais visitado durante toda a Expô.
Outro diferencial foi a segunda edição Concurso Regional Conilon de Qualidade, que, em comparação ao anterior, “demonstrou o quanto ganhou credibilidade dos produtores. Investir em qualidade do Café Conilon é extremamente positivo para toda região”, finalizou Dori.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.