editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

SAÚDE PÚBLICA

Publicado em 6 de dezembro de 2018 às 08:31h

Secretaria de Saúde intensifica o combate ao Aedes Aegypti em Teixeira de Freitas

por Foco no Poder

Com o objetivo de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, na última sexta-feira, 30 de novembro, durante toda a manhã, uma Blitz Educativa na região central da cidade. A ação está integrada Programa Municipal de Controle da Dengue, que inclui visitas domiciliares, bloqueio de áreas com maior infestação, mutirões de limpeza, entre outras ações educativas.

Durante a Blitz educativa, os agentes comunitários de endemias entregaram panfletos com dicas para acabar com os focos do mosquito nas residências e colaram adesivos nos carros, além de montarem uma estrutura com exemplos corretos e incorretos de descarte de materiais, como: garrafas, pneus, vasilhas plásticas,etc.

O secretário municipal de Saúde, Max Almeida, ressalta que esta ação estratégia é fundamental no combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. “Com a intensificação das chuvas e a chegada do verão é indispensável reforçar a prevenção contra a dengue. Queremos também sensibilizar a população sobre a necessidade de tomar medidas preventivas. O trabalho conjunto é a forma mais eficiente de combater o mosquito”, explica Max.

Segundo a Coordenadora dos Agentes de Combate a Endemias, Rutileia Paixão, Teixeira de Freitas está em alerta com relação ao nível de infestação. Mesmo com todas as ações da Secretaria Municipal de Saúde, a população tem papel fundamental no combate ao Aedes, por isso estas ações educativas são tão importantes. “Atualmente, 90% dos criadouros são encontrados em residências. Somente com a união da comunidade com as equipes de agentes de endemias podemos diminuir os focos do mosquito”, alertou Rutiléia.

Um levantamento de Índice Rápido (Lira), feito pelo Programa Nacional de Combate à Dengue, PNCD, constatou que o município de Teixeira de Freitas encontra-se com o índice de infestação de 1.4, considerado como médio risco, para os parâmetros do Ministério da Saúde.

Fonte: ASCOM/ Prefeitura de  Teixeira  de Freitas- BA

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.