editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Eleições 2018

Publicado em 16 de julho de 2018 às 07:19h

Senado: mulheres têm dificuldade para tentar reeleição

Ao todo, 13 dos 81 senadores da atual legislatura são mulheres, sendo que 8 encerrarão o mandato no início do próximo ano. Destas, só três têm palanque garantido para reeleição
por Foco no Poder

Foto: Luiz Felipe Fernandez/ bahia.ba

Foto: Luiz Felipe Fernandez/ bahia.ba

Assim como a senadora Lídice da Mata (PSB), que não irá disputar a reeleição no pleito de outubro, outras quatro senadoras em fim de mandato podem ficar de fora da disputa. É o que mostra uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a publicação, os motivos variam da pouca viabilidade eleitoral à falta de espaço na chapa majoritária dos grupos políticos que a elegeram.

Ao todo, 13 dos 81 senadores da atual legislatura são mulheres, sendo que 8 encerrarão o mandato no início do próximo ano. Destas, só três têm palanque garantido para reeleição: Ana Amélia (PP-RS), Ângela Portela (PDT-RR) e Marta Suplicy (MDB-SP).

Duas senadoras já desistiram da reeleição e outras três ainda brigam por espaço para entrar na disputa. Entre as desistências confirmadas estão as de Lídice e Gleisi Hoffmann (PT), do Paraná.​

A ex-prefeita de Salvador não vai disputar o pleito pois foi preterida pelo governador Rui Costa (PT), que optou pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Angelo Coronel (PSD), afilhado político, do senador Otto Alencar (PSD).

“É lamentável que nem mesmo os segmentos progressistas tenham entendido o valor que é a presença das mulheres no Parlamento. Pessoalmente, acho que a minha retirada da chapa é injustificável”, afirmou a senadora à publicação. Lídice será candidata a deputada federal.

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.