editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

SAÚDE

Publicado em 25 de julho de 2018 às 06:35h

Sul da Bahia recebe Mutirão de Cirurgias a partir de segunda-feira

por Foco no Poder

Na próxima segunda-feira (30), o Mutirão de Cirurgias vai atender à população de Camacan e municípios vizinhos (Buerarema, Ibicarai, Itaju do Colonia, Jussari, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória e São José da Vitória). A unidade móvel ficará estacionada até terça (31), na Praça Rui Barbosa (Pracinha do Bebé), no prédio da Cáritas, antiga Creche, em Camacan, onde pacientes passarão pela triagem das 7h às 17h.

De 2 a 4 de agosto será a vez de Ubaitaba receber o Mutirão de Cirurgias. A equipe vai atender na Praça Cultural e, além dos moradores de Ubaitaba, serão contemplados os municípios de Itapitanga, Maraú, Itabuna, Itajuipe, Ubatã, Itape, Ubaitaba, Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Coaraci, Floresta Azul, Gongoji e Ibirapitanga.
Os pacientes deverão chegar aos locais de atendimento munidos do cartão do SUS, carteira de identidade, comprovante de residência e exames com indicação da cirurgia. Eles vão passar por consulta com cirurgião e realizar exames pré-operatórios para serem submetidos a uma das cirurgias ofertadas pelo programa: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia, colecistectomia e tireoidectomia (retirada da tireoide), no caso dos pacientes adultos.
Já para as crianças de 4 a 13 anos são disponibilizadas as cirurgias de amigdalectomia com adenoide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; e retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia). Para fazer o cadastro, os responsáveis devem se dirigir às unidades móveis com toda a documentação, o que não requer a presença das crianças.
Quem for fazer cirurgia de vesícula precisa estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, é necessário levar o exame preventivo atual e o Beta HCG. Todos devem apresentar exames laboratoriais e outros que possuam, além dos documentos pessoais. Quem for realizar tireoidectomia passará por triagem na etapa vigente, será encaminhado para agendamento de consulta especializada e, em seguida, será marcada a cirurgia.
Para saber se está cadastrado para passar pela cirurgia, o paciente pode consultar a lista única, disponível no site da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ou ir até a Secretaria Municipal de Saúde do município onde mora. Quem possuir exames indicando a necessidade de uma das cirurgias oferecidas pelo programa, mas não estiver com o nome na lista, pode se dirigir ao local do atendimento com os exames e os documentos acima relacionados.
Programação do Mutirão de Cirurgias:
AGOSTO
6 e 7 – Santa Cruz de Cabrália
9 a 11 – Eunápolis
13 e 14 – Prado
16 a 18 – Medeiros Neto
20 e 21 – Entre Rios
23 a 25 – Inhambupe
27 e 28 – Marcionilio Souza
30 e 31 – Itaberaba
SETEMBRO
1º – Itaberaba
3 a 5 – Itaguaçu da Bahia
10 e 11 – Barra do Mendes
13 a 15 – Uauá
17 e 18 – Campo Alegre de Lourdes
20 a 22 – Santo Amaro
24 e 25 – São Sebastião do Passé
27 a 29 – Cocos
OUTUBRO
1º e 2 – Correntina
Fonte: Ascom/Sesab
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.