editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

36ª Expô

Publicado em 27 de setembro de 2018 às 21:02h

Timóteo abre a 36ª edição Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas

por Foco no Poder

O prefeito Timóteo Brito, participou na noite desta quarta-feira, 26 de setembro, da abertura oficial da 36ª Exposição Agropecuária em Teixeira de Freitas. Ao lado do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais e secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Dorivaldo Neves, demais secretários e representantes da Câmara Municipal, o prefeito destacou a importância do evento para economia regional.

“A Exposição Agropecuária leva o nome de Teixeira de Freitas para todo o Brasil, é um evento que tem participação de produtores de diversos estados e isso evidência a nossa pujança econômica ajudando ainda mais o nosso desenvolvimento no agronegócio”, comentou Timóteo.
Realizado com apoio da prefeitura nasceu em 1974, a Expo de Teixeira é considerada uma das maiores exposições do setor do agronegócio da Bahia ao movimentar o comércio e o turismo regional.

Dentre as atividades que serão realizadas na 36ª edição, de acordo como secretário Dorivaldo, está o leilão com mais de 1,5 mil bezerros e a exposição de equinos Mangalarga Machador. Ele explica que o leilão de gado Nelore será o maior da Bahia com participação de criadores do Rio de Janeiro, Minas Gerais e do Espírito Santo.
Programação do Homem do Campo

A 3ª Semana do Homem do Campo conta com palestras até o dia 29 de setembro. As atividades se iniciam a partir das 8 horas e só se encerram à noite. As palestras acontecem através de uma parceria com o Sebrae e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).
Agricultura Familiar

Assim como na edição anterior, a agricultura familiar ganha força na Expo.No estande oficial da prefeitura, a secretaria de Agricultura expõe os produtos do campo e bem ao lado, ocorre a feira com agricultores de toda a região.

Com cerca de 20 cadeias produtivas a região do baixo Extremo Sul, que engloba os municípios de: Jucuruçu, Itamaraju, Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Mucuri, Ibirapuã, Lajedão, Medeiros Neto, Itanhém e Veredaformam o macro polo de desenvolvimento de Teixeira de Freitas que se encontram durante a Exposição.

Luciana Chaves é do Braço do Sul, interior de Caravelas, e participa pela segunda vez da Exposição em Teixeira. Ela vê no evento, a oportunidade de expandir as vendas contribuindo para realização do seu projeto, ter a própria marca para a venda de corante processado, “a gente quer formalizar e ter a própria marca, expandindo ainda mais o nosso empreendimento”, comentou.

Roberta Rodrigues, é de Jardim das Flores, uma comunidade no interior deTeixeira de Freitas e também esteve na 35ª Expo. Para 2018, ela expõe na Feira da Agricultura Familiar, sua produção de hortaliças, “com a nossa participação é possível valorizar ainda mais os produtos locais e consumir alimentos mais saudáveis, livres de agrotóxicos”, destaca.
Mutirão da Saúde

Além de fortalecer a agricultura familiar, potencializar o setor do agronegócio e trazer conhecimento e novas ferramentas técnicas para o homem do campo, a 36ª Expo recebe no Parque de Exposições Timóteo Alves de Brito, o mutirão da Saúde, com exames médicos gratuitos e palestras de conscientização. Fonte: SulbahiaNews

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.