editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Educação

Publicado em 17 de maio de 2018 às 08:39h

Últimos dias de inscrição para Virtual Educa Bahia 2018

por Foco no Poder

Os interessados em participar do XIX Encontro Internacional Virtual Educa (Virtual Educa Bahia 2018), que será realizado de 4 a 8 de junho, no Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado (antigo Iceia), no bairro do Barbalho, em Salvador, têm até domingo (20) para realizar as inscrições, pelo link do site do evento.

O Virtual Educa é um encontro de tecnologia aplicada à Educação da América Latina, e envolverá, paralelamente, o Fórum Global de Educação e Inovação ‘Cooperação Sul-Sul’, voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais, sediado no Porto de Salvador.

Ao falar sobre a importância do evento, o secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, destaca que a essência dos debates se concentra nas soluções e na superação das barreiras e dificuldades para fazer a Educação fluir e o cumprimento das Metas do Milênio. “Este ano, incluímos o continente africano, que não participou das edições anteriores. A ideia é que a gente apresente no Virtual Educa algumas soluções que temos no Brasil e, por isso, estamos convidando representantes de alguns estados para que possam palestrar”.

Segundo ainda Pinheiro, a secretaria aproveitará o Virtual Educa para fazer o lançamento de um programa do Banco Mundial, o Think Blue, que trata a economia do mar e sua sustentabilidade vinculada à Educação. “Vamos tratar também da questão da gestão escolar e, para isso, teremos mesas temáticas, apresentação de trabalhos científicos, oficinas e experiências desenvolvidos nas nossas escolas”.

Programação 

Nesta edição, o Virtual Educa terá como tema central ‘Educação para transformar a sociedade em um espaço único multicultural’, em decorrência da importância estratégica da Educação nas sociedades plurais do século 21. O evento contará com a participação de renomados palestrantes brasileiros e estrangeiros. São professores, escritores e pesquisadores que estudam a Educação e a sua relação com as mais diferentes áreas do conhecimento, como a Tecnológica, por exemplo, e estão vinculados a instituições de ensino de países como Peru, Colômbia e Portugal.

A programação acadêmica do encontro está estruturada em seis fóruns – Fórum de Educadores para a Era Digital; Fórum de Educação Superior, Inovação e Internacionalização; Fórum de Aprendizagem ao Longo da Vida; Fórum de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Fórum de Inclusão, Avaliação e Qualidade e Fórum de Desenvolvimento Tecnológico (Makers).

Os fóruns serão divididos em seminários, onde haverá apresentação dos trabalhos científicos. também envolverá a apresentação de projeto de iniciação científica e de tecnologias sociais desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual de ensino, durante a 7ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba) e durante a Mostra de Educação Profissional e Tecnológica.

Programa Think Blue 

A 19ª edição do Encontro Internacional Virtual Educa marcará também o lançamento do programa Think Blue, do Banco Mundial, que busca estabelecer um marco mundial sobre a economia do mar, com foco na sustentabilidade e na economia sustentável. No ano passado, o evento reuniu mais de 29 mil pessoas em Bogotá, na Colômbia.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.