editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Política

Publicado em 10 de julho de 2019 às 06:51h

UPB vai à Brasília para incluir municípios na reforma da previdência

por Redação

Foto: Divulgação / UPB

Prefeitos de cidades baianas foram até Brasília participar de uma mobilização que acontece entre hoje (9) e amanhã (10). O encontro tem como objetivo a votação de matérias de interesse dos governos locais e foi convocado nacionalmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e na Bahia pela União dos Municípios da Bahia (UPB).

Estão entre as prioridades da mobilização, a inclusão dos municípios na Reforma da Previdência, o aumento do 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a partilha das receitas dos royalties do pré-sal com os municípios.

Segundo Eures Ribeiro, presidente da UPB e vice-presidente da CNM, votar a reforma sem inclusão dos municípios vai gerar prejuízos. “Como está o texto fere a autonomia municipal. Prejudica quem já possui previdência própria e proíbe a criação de novos Regimes Próprios. Além disso, precisamos garantir que a previdência respeite a realidade local dos municípios pequenos. Mexer nas regras atuais do BPC e aposentadoria rural tem um enorme impacto negativo na vida do povo que mora no interior”, alega.

O Congresso Nacional deve votar a cessão onerosa firmada entre o governo e a Petrobras na exploração de petróleo e gás na região do pré-sal. De acordo com Eures, a intenção é que a pauta avance para garantir que o leilão de exploração do pré-sal ocorra no mês de outubro e que os 30% da cessão onerosa sejam repassado aos municípios ao fim de dezembro deste ano. “Seria uma receita significativa para aliviar os cofres municipais no final do ano”, avalia. Fonte: Bahia Notícias

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP

Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.