editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Reunião ordinária

Publicado em 18 de abril de 2019 às 23:25h

Veja os principais assuntos debatidos na Reunião Ordinária da última quarta-feira (17)

por Vanessa Silva

Em reunião realizada na manhã da última quarta-feira (17), na Câmara Municípal, vereadores se reuniram para apresentar projetos e discutir assuntos para benefício da população.

O vereador Sangento Berg falou do seu comprometimento com sua gestão e esclareceu dúvidas a respeito da indicação feita no ano de 2017, para revitalização da Praça da Urbis: “Em toda minha gestão venho mantendo a minha postura ética, e reforço aqui que, não tenho interesse em discutir questões pessoais. Porém como citado pelo nobre colega, a questão da revitalização da Urbis, venho esclarecer que, meu mandato se iniciou no ano de 2017, época em que fiz a indicação. Nenhum pedido anterior a este foi do meu conhecimento.”

E reiterou: “Não tenho obrigação nenhuma de saber o que foi proposto fora desta casa. Por essa razão, a casa legislativa, quando finda o mandato de cada gestor, todas as indicações e emendas são arquivadas, para que os próximos gestores desarquivem e os ponham em prática. Eu, não fiz desarquivamento de indicação, fiz uma indicação inexistente nesta casa”, esclareceu o vereador.

Sargento Berg também falou dos planos para 2020: “Nada do que faço por essa cidade é para campanha de 2020, estou aqui cumprindo meu mandato. Inclusive, minha família pediu para que eu não fizesse uma reeleição, mas eu me sinto na obrigação de fazer mais por essa cidade. Então, até 2020 estarei aqui, trabalhando para o povo, e continuarei se assim for a vontade do povo”, finalizou.

O vereador Marcos Belitardo, citou o projeto “Eleitor do Futuro”, realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral e Justiça Eleitoral, em parceria com a Escola Antônio Checon Sobrinho: “Estivemos prestigiando esse projeto e percebemos um grande interesse e engajamento, por parte daqueles jovens, no processo eleitoral. Tenho certeza que isso levará a esses jovens e crianças uma consciência política muito melhor que antes do projeto”, relatou.

Marcos Belitardo também falou das duas indicações voltadas para o benefício da saúde, apresentadas no legislativo. “Uma das indicações apresentadas, é para o Posto de Saúde do bairro Tancredo Neves II, onde estivemos ali por 3 semanas e podemos constatar a falta de aparelho de nebulização. Sabemos que é necessário pouco recurso para que seja colocados nebulizadores e profissionais em todos os ESF’s da cidade, podendo com isso desafogar os atendimentos da UMMI, que tem um crescimento significativo no período do inverno. Para solucionar esse problema basta organização e apoio por parte da Secretaria de Saúde do nosso município.”

Outro pedido de providências realizado pelo vereador Marcos Belitardo, foi para intermédio do HEMOBA de Teixeira de Freitas, para que sejam reforçadas as campanhas de doação de sangue: “Vi alguns vereadores aqui fazendo campanha para doação de sangue, isso é muito positivo e traz bons resultados, mas precisamos também do apoio da prefeitura para que seja investido na estrutura de pessoal do Hemoba. Após levantamento, constatamos que existe apenas um médico para fazer todo atendimento do Centro, lembrando que as plaquetas só podem ser transfundida para o paciente até 5 dias após coleta, por isso a necessidade urgente em aumentar o quadro de funcionários do Hemoba”, finalizou.

O vereador professor Valci, iniciou a fala destacando o dia Internacional de Luta dos Trabalhadores do Campo, comemorado no dia 17 de abril: “Sabemos da importância dos trabalhadores do campo para a construção econômica do nosso país, então nesta data, é justo que voltemos nossos olhares de forma especial para atender as necessidades, carências e direitos, alguns tirados desses trabalhadores.”

Professor Valci também pediu uma atenção especial para a Pastoral da Terra, orgão criado pela Igreja Católica, que atende e apoia à classe. “É preciso que a sociedade e gestores ofereçam condições especiais para esses trabalhadores. Eu desejo que essas famílias que tiram seu sustento do campo e alavanca a economia da nossa cidade, encontrem o devido respeito e apoio aos direitos que lhes cabem.”

O vereador Jonathan Molar compartilhou com os demais vereadores, o desejo pelo crescimento da cidade. “Eu torço pelo crescimento da cidade, pois sei que se algo vai mal, os principais prejudicados são a população. Torço para que sejam trago as obras do PAC, para que as 20 praças prometidas cheguem até a cidade, visto que Teixeira de Freitas possui uma deficiência histórica de áreas de lazer, entretenimento e socialização. E quando vemos uma praça sendo construída, como foi a da Urbis, a gente parabeniza. Independente de quem seja o autor da requisição, quem ganha é o povo.”

Molar também reitera que para o bem da cidade é preciso também apontar os problemas recorrentes. “Quando apontamos as necessidades da cidade fica mais fácil encontrar soluções para os problemas, somente quando colocamos os pés na areia e visitamos escolas, postos de saúde, Cras e demais órgãos é que tomamos conhecimento do que precisa ser melhorado.”

E complementa: “Quando trazemos os problemas da cidade para a Câmara, não é por questões pessoais, pelo contrário, é uma maneira de cobrar para que a cidade caminhe.”
Molar também cita alguns pontos da saúde que embora já desafogados, precisam de melhorias. “Tenho ido a alguns Postos de Saúde, passando pelo ESF do Estância Biquine, Complexo Birajara e outros postos da cidade, deparei com uma questão que em comum, todos os postos estão enfrentando problemas na marcação de exames. Mesmo tirando a fila da regulação e passando para os Postos de Saúde, ainda assim, os pacientes estão enfrentando problemas, tanto com a falta de marcadores de exames como com a demora para chegada dos resultados”, relatou.

O vererador Agnaldo Teixeira, em complemento à fala do vereador Molar, levou a Tribuna a informação de que será realizado um mutirão que acontecerá no Ambulatório Central, onde o Dr. João Paulo estará realizando os atendimentos para que alivie a fila.

Agnaldo também reforçou a importância dos vereadores se unirem em benefício da cidade e pensar de forma conjunta para o crescimento. “Vereadores, vamos deixar o palanque de lado, vamos cuidar da nossa cidade e busquem recursos com seus deputados, senadores, para trazer melhorias para a população. O prefeito está de braços abertos para receber emendas parlamentares. E esclarecendo a respeito de obras paradas, isso se deu devido a deficiência das licitações que foram feitas no mandato passado, mas já está sendo buscado em Brasília junto com o ministério, formas de destravar esses recursos. Acredito que ainda este ano as obras serão concluídas.”

O presidente da Câmara, Ronaldo Cordeiro, falou das obras que estarão sendo entregues para a cidade nas próximas semanas. “O prefeito Temóteo Brito está se empenhando para realizar mais obras para Teixeira de Freitas, e já foi anunciada a construção de outras praças também na Urbis. E na próxima terça-feira (23) estaremos no Jardim Novo para fazer a entrega de uma ambulância que atenderá a comunidade de Jardim Novo como também o Vila Marinha. Também será entregue o gabinete odontológico, como também será feita a entrega do sistema de Telefonia Movel que foi danificado após a queda de um raio. E como prometido, será implantado no Jardim Novo um multiponto, para Telefonia Móvel. Será anunciado em breve, a construção de um chafariz, e também será dada a ordem de serviço para a reconstrução de um novo Posto de Saúde.”

E esteve visitando a Casa Legislativa, o vereador da cidade de Itabuna Enderson Guinho, parabenizou pela estrutura da Câmara e a competência dos vereadores e também citou a importância da iniciativa da casa, em abrir espaço em suas plenárias, para receber os alunos. “Trazer as escolas para conhecer os trabalhos da casa, é garantir a formação de cidadãos ativos no meio eleitoral, mostrando desde cedo a importância de uma boa política para o crescimento da cidade. É preciso sim, nos preocupar com o futuro da política da nossa cidade e formar homens e mulheres que pensem no desenvolvimento no município, para isso, é necessário estreitar cada vez mais, os laços entre os poderes e a população.”

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK

Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.