editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Educação

Publicado em 18 de dezembro de 2017 às 10:40h

Vestibular da Uneb tem 82% de comparecimento; gabarito sai na quarta (20)

Veja quais são os cursos mais concorridos; nesta segunda (18) serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza
por Foco no Poder

No primeiro dia de prova do vestibular 2018 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o índice de comparecimento foi maior que nas provas anteriores: 34.366 candidatos participaram, número que corresponde a 82,2% dos inscritos confirmados. Nessa edição, o índice de abstenção registrado foi de 17,8% (7.457), menor que em 2016 (25,3%) e em 2017.2 (29,7%).

As provas estão sendo aplicadas em 24 locais em Salvador e em 66 no interior do estado, nas 24 cidades onde a universidade possui campus. Nesta edição do vestibular, constam duas novas opções de cursos: Teatro (Senhor do Bonfim) e Engenharia de Minas (Caetité).

Os candidatos tiveram 4h30 para concluir as provas do primeiro dia e só puderam deixar os locais após 2 horas de exame. Neste domingo (17) foram aplicados os exames de Língua Portuguesa (incluindo Literatura Brasileira), Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês), Ciências Humanas (História, Geografia e Atualidades) e Redação.

A estudante Brenda Aguiar, 17 anos, avaliou o exame positivamente. “A parte mais difícil foi lembrar de dados específicos das Ciências Humanas, como o que aconteceu na ditadura no dia 30 de novembro de 64. Linguagens, achei mais fácil, era só lembrar das histórias dos livros. E gostei do tema da redação”, conta a candidata ao curso de Ciências Sociais.

Foto: Reprodução

Redação

O tema proposto para a redação foi “Evolução do mundo do trabalho: avanço ou retrocesso?”. A professora de redação Regina Luz achou a proposta interessante. “Considero o tema atual, eu o discuti com meus alunos em sala e gostei também de ter uma pergunta no final. Isso dá ao estudante uma possibilidade maior de assumir uma tese”, explica.

A professora do Curso Luz de redação acredita, no entanto, que a palavra ”evolução” não foi bem empregada. “Quando é proposto ‘evolução no mundo do trabalho’ já traz um encaminhamento da tese. A palavra ‘evolução’ sugere que o aluno diga que é um avanço”, diz.

Rozana Pires, professora de redação dos colégios Anchieta e Vitória Régia, também fez a crítica. “O tema é interessante, eu esperava essa temática e até trabalhei com meus alunos. Mas, a proposta ficou um pouco dúbia, porque evolução nunca é um retrocesso”, argumenta.

A universidade informou que os gabaritos das provas dos dois dias do concurso só serão divulgados na próxima quarta-feira (20) por motivo de segurança. O resultado final deverá ser publicado a partir do dia 18 de janeiro.

Cursos mais concorridos

Em Salvador:

Medicina – 1º semestre (475 candidatos/vaga)
Medicina – 2º semestre (164 candidatos/vaga)
Direito (107 candidatos/vaga)
Nutrição (64 candidatos/vaga)
Fisioterapia (59 candidatos/vaga)

No interior do estado:

Medicina Veterinária, em Barreiras (41 candidatos/vaga)
Direito nos campi de Paulo Afonso (24 candidatos/vaga), Juazeiro (24 candidatos/vaga) e Jacobina (21 candidatos/vaga)
Enfermagem, em Guanambi (22 candidatos/vaga)

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK WHATSAPP


Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.