editorial destaques

O QUE ESTÁ EM FOCO

economia sustentabilidade comunidade política saúde educação esportes polícia

COLUNAS

além da porteira curtas e picantes eco e pet vidas em foco

Política

Publicado em 4 de abril de 2019 às 06:26h

Wagner: governo contraria os próprios interesses ao abrir mão de direitos na OMC

Senador diz que questionará ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, sobre decisão; movimento ocorre em troca de apoio dos EUA na OCDE
por Redação

Foto: Mateus Soares/bahia.ba

Foto: Mateus Soares/bahia.ba

O senador Jaques Wagner (PT) afirmou nesta quarta-feira (3) que questionará o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, acerca da decisão do governo brasileiro de abrir mão do tratamento especial na Organização Mundial do Comércio (OMC). O movimento é uma contrapartida pelo apoio dos EUA ao ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Araújo participará de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) na manhã desta quinta (4).

“O Brasil atua contra seus próprios interesses ao abrir mão do tratamento especial na OMC. A redução da proteção tarifária a que temos direito como país em desenvolvimento poderá ser devastadora para a nossa economia, principalmente para setores da indústria que ainda não são muito competitivos”, escreveu Wagner no Twitter.

“Pretendo saber do ministro das Relações Exteriores quais foram as razões que levaram o governo a abrir mão do tratamento especial na OMC e o que o nosso país tem a ganhar com o suposto apoio dos EUA ao ingresso na OCDE”, afirmou.

O Brasil faz parte dos países que se declaram em desenvolvimento na OMC e, por isso, recebia tratamento especial e diferenciado, com direito a maiores prazos para cumprir acordos e uma série de flexibilidade nas negociações comerciais.

Tornar-se membro da OCDE é como obter uma espécie de selo de qualidade de políticas macroeconômicas, o que estimularia investimentos no país. Fonte: bahia.ba

Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK
Compartilhe nas redes socias: FACEBOOK

Colunas

Além da porteira
Confira todas as informações sobre o Agronegócio e Economia Local, oportunidades e curiosidades e muito mais.
Curtas e picantes
Engenheiro Civil, Pós Graduado em Marketing Empresarial, participa como estrategista em Campanhas Políticas desde 1985, conhecido por Dilvan Coelho.
Eco & Pet
Doutora em linguística pela PUC-RS (2014) e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2008), Cristhiane Ferreguett.